Peça eXílio encerra temporada com presença de Thiago Ávila, detido ao tentar romper bloqueio a Gaza

Foto - Fernando Reis

Última sessão no Galpão do Folias propõe diálogo entre teatro documental e urgências humanitárias contemporâneas

O encerramento da temporada de eXílio, em cartaz no Galpão do Folias, ganha contornos ainda mais atuais com a participação do ativista Thiago Ávila. Após a sessão deste domingo, dia 29 de junho, o grupo promove um ato em solidariedade ao povo palestino, com a presença do brasileiro que, na madrugada do dia 09 de junho, foi preso por Israel, junto com outros 11 ativistas, no Mar Mediterrâneo. Coordenador internacional da Flotilha da Liberdade, ele levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza a bordo de uma embarcação do movimento.

A atuação de Thiago Ávila, uma das principais vozes brasileiras na mobilização por direitos humanos em escala global, dialoga diretamente com os temas que atravessam o espetáculo: deslocamentos forçados, conflitos geopolíticos e neocolonialismo.

Criado pelo Coletivo Comum, eXílio parte das migrações contemporâneas para compor um trabalho documental que cruza histórias reais, testemunhos, material de arquivo e análises sociais e políticas. A temporada segue até 30 de junho no Galpão do Folias.

Dados recentes

Foto - Fernando Reis

O espetáculo se insere em um contexto mais amplo. Dados recentes do IBGE revelam que, entre 2010 e 2022, o número de pessoas nascidas em outros países e residentes no Brasil saltou de 592 mil para 1 milhão - um crescimento de 70,3%. É a maior marca desde 1980 e evidencia uma mudança no perfil migratório do país. Apenas a população vinda da América Latina mais que triplicou no período, passando de 183 mil para 646 mil pessoas.

Sinopse

Foto - Fernando Reis

Atualmente, mais de 110 milhões de pessoas no mundo, segundo dados oficiais, foram obrigadas a se deslocar por causa de guerras, violações de direitos humanos, condições climáticas e perseguições de todo tipo (políticas, religiosas, étnicas, por orientação sexual). Elas estão sujeitas a violências anti-imigração, como estupro, discriminação, humilhação. Muitas perderam suas vidas. A experiência do exílio também pode ser vivida dentro do próprio país, como no caso das ditaduras e nos processos de desumanização. eXílio é um trabalho teatral, proposto pelo Coletivo Comum, que parte desta atualidade brutal, mas também da perspectiva de que as fronteiras são criações históricas e que, portanto, podem ser alteradas e suprimidas.

Ficha técnica
eXílio
Direção - Fernando Kinas
Roteiro - Fernando Kinas (com a colaboração de Beatriz Calló e elenco)
Elenco - Fernanda Azevedo, Maria Carolina Dressler, Renata Soul, Ícaro Rodrigues e Roberto Moura
Assistência Direção - Beatriz Calló
Cenografia - Julio Dojcsar
Iluminação e Operação de Luz - Dedê Ferreira
Assistência de Iluminação e Operação de Luz - Márcio Gonçalves
Figurino - Beatriz Calló (com a participação do Coletivo Comum e pessoas em condição de migração e refúgio)
Treinamento e Direção Vocais - Roberto Moura
Pesquisa Musical e Trilha - Fernando Kinas (com a colaboração de Eduardo Contrera
Assessoria Dramatúrgica - Tercio Redondo (Bertolt Brecht e o exílio)
Interlocução Crítica - Clóvis Inocêncio (Berna), Beatriz Whitaker, Leneide Duarte-Plon, Dominique Durand e Fasti (Paris), Organon Art Cie (Marseille), Jean-Michel Dolivo (Lausanne), Rabii Houmazen (Marrocos e São Paulo), Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Arro (Afeganistão e São Paulo) e Padre Assis (Cabo Verde e São Paulo)
Desenho e Operação de Som - Lienio Medeiros
Programação Visual - Camila Lisboa Casa 36
Fotografia - Fernando Reis
Estágio e Assistência de Produção - Julia Molino
Serralheiro - Fernando Lemos (Zito)
Assessoria de Imprensa - Márcia Marques, Daniele Valério e Carol Zeferino Canal Aberto
Produção - Patricia Borin
Realização - Coletivo Comum

Serviço
eXílio
Data - 29 e 30 de junho
Horário - domingo, às 18h e segunda-feira, às 20h30
Duração - 105 minutos (aproximadamente)
Local - Galpão do Folias
Endereço - R. Ana Cintra, 213 - Campos Elíseos - São Paulo
Ingresso Gratuito
Classificação - 14 anos

Postar um comentário

0 Comentários