Espaço Maternidade da CPTM tem horário de atendimento ampliado

Foto - Divulgação

Localizado na plataforma 5 da estação da Luz da CPTM, o espaço passou a ser gerido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) e está à disposição de pais, mães e cuidadores, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h

O Espaço Maternidade localizado na Estação da Luz da CPTM, criado em parceria com as secretarias de Políticas para a Mulher e dos Transportes Metropolitanos, passou a ser gerido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) - Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras -, e teve o horário de atendimento ampliado.

Agora, mães, pais e cuidadores podem utilizar o espaço de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. O local abriga um ambiente destinado à amamentação com poltronas e mesas de canto para as mães lactantes, além de trocadores, brinquedoteca para os pequenos, uma copa contendo micro-ondas, dois cadeirões de refeição e filtro de água e dois sanitários comuns acessíveis.

“Sabemos o quanto cada gesto de acolhimento faz diferença. A ampliação de horário de atendimento do Espaço Maternidade da CPTM, o primeiro do sistema metroferroviário, permite oferecer ambientes integrados, pensados para garantir mais conforto e cuidado aos cuidadores que utilizam nossos trens”, destaca o presidente da CPTM, Michael Cerqueira.

Desde que foi inaugurado, em março de 2024, até maio deste ano foram realizados 3.204 atendimentos no local. A parceria entre o Instituto Jô Clemente (IJC) e a SP Mulher teve início em 16 de junho de 2025. E desde 18 de junho a equipe da entidade realiza a gestão do Espaço Maternidade da estação da Luz, oferecendo suporte essencial para a amamentação e cuidados básicos com a higiene dos bebês.

A sala fica na Plataforma 5 da Estação da Luz, no local de acesso ao Expresso Aeroporto. O instituto será responsável pela gestão inicialmente por cinco meses - até novembro de 2025. Após esse período, está prevista a continuidade do funcionamento do espaço por meio de um chamamento público a ser realizado pela Secretaria responsável.

“Esta nova parceria com o Instituto Jô Clemente reforça nosso compromisso em oferecer apoio qualificado às mães no sistema de transporte público. Juntas, seguimos garantindo um espaço seguro e funcional para amamentação e cuidados com os bebês, fortalecendo a rede de proteção das mulheres em São Paulo”, destaca Valéria Bolsonaro, secretária de Políticas para a Mulher.

“A atuação do Instituto Jô Clemente (IJC) neste projeto vai além da prestação de um serviço. Estamos impulsionando a inclusão social, garantindo o direito das mulheres à amamentação e aos cuidados com seus filhos em um espaço público, e consolidando nossa missão de construir uma sociedade mais acolhedora e acessível”, destaca Monica Rocha, supervisora de projetos do Instituto.

Para além do atendimento a mães e bebês, o Espaço Maternidade na Estação da Luz da CPTM representa um significativo avanço na humanização do transporte público, abrindo caminho para a implementação de mais projetos focados em acolhimento, diversidade e bem-estar no sistema de mobilidade urbana de São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários