Virada Cultural 2025 terá operação especial de transporte e trânsito

Ônibus serão gratuitos no domingo, com o Domingão Tarifa Zero. Região central terá oito bolsões de táxi

Para garantir o acesso do público às atrações da Virada Cultural, nos dias 24 e 25 de maio, a Prefeitura de São Paulo montou uma operação especial para organizar o trânsito e o transporte. Durante as 24 horas do evento, um total de 500 agentes e 200 viaturas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estarão empenhados para promover condições de segurança e fluidez no tráfego. Além disso, 295 técnicos da SPTrans estarão distribuídos por diferentes locais da cidade, orientando passageiros e motoristas de ônibus durante o evento. Para facilitar o deslocamento dos passageiros entre os palcos instalados no Centro, a SPTrans disponibiliza uma linha que atenderá os quatro terminais da região e que funcionará durante as 24 horas de shows.

Transporte e desvios de linha

No sábado, dia 24 de maio, o sistema de transporte municipal contará com 6,8 mil ônibus operando em 1.126 linhas. A partir da meia-noite de domingo, a população poderá usar o Domingão Tarifa Zero, com a gratuidade da passagem. A frota de ônibus de domingo terá reforço de 25%, totalizando 6,1 mil coletivos em operação, justamente para facilitar o deslocamento do público até as atrações da Virada Cultural. Na madrugada, entre 0h e 4h, os passageiros ainda contam com as 150 linhas do serviço Noturno, que terão sua frota reforçada em 47%, diminuindo o intervalo entre viagens.

Durante a realização do evento e para a montagem e desmontagem dos palcos, um total de 136 linhas de ônibus seguirão por trajetos alternativos, sendo 52 delas na região central e outras 84 linhas nas demais regiões da cidade.

Para facilitar a comunicação com os passageiros sobre os itinerários e atendimento nos pontos de ônibus, a SPTrans criou um site especial em que o munícipe pode consultar se a sua linha sofrerá alguma alteração e qual o itinerário que a linha deve percorrer. As informações estão disponíveis aquiO monitoramento da frota é realizado 24 horas em várias frentes: 24 horas por GPS, além de 250 técnicos nas ruas e 45 técnicos no Centro de Operações da SPTrans.

Bolsões de táxi no Centro

Para facilitar o deslocamento do público que estará na região Central para acompanhar as atrações da Virada, o Departamento de Transportes Públicos (DTP) criou oito bolsões de táxi ao redor da área interditada para o evento. Com as interdições, 16 pontos de táxi na área do evento permanecerão inoperantes. Os bolsões vão operar das 16h de sábado, dia 24, às 20h de domingo:
  1. Rua da Consolação, na pista esquerda, entre a Rua Araújo e a Avenida São Luís
  2. Rua Líbero Badaró, entre o Largo São Bento e a Praça do Patriarca
  3. Rua Benjamin Constant, entre a Rua Quintino Bocaiúva e a Praça da Sé
  4. Rua Conselheiro Nébias, entre as Rua dos Timbiras e Rua Aurora
  5. Praça Júlio Mesquita até Rua Barão de Limeira
  6. Rua Bento Freitas, entre Largo do Arouche e Rua Santa Isabel
  7. Rua do Arouche, entre Largo do Arouche e Rua Aurora
  8. Rua Capitão Salomão, no lado esquerdo, entre Largo do Paissandu e a Praça Pedro Lessa
Trânsito e interdições

Ao longo da Virada Cultural, os agentes de trânsito da CET irão orientar os motoristas sobre os bloqueios operacionais e rotas alternativas, além de garantir que o trânsito flua e preservar a segurança do público e dos usuários do viário. Para as interdições, também serão utilizados 2000 cavaletes e cones. O site da CET (clique aqui) também trará informações sobre as vias interditadas e alternativas para o motorista.

A Virada 2025 terá mais de 1000 apresentações artísticas em centenas de espaços públicos e privados em todas as regiões da cidade. A programação completa está disponível no site aqui.

Postar um comentário

0 Comentários