Urucum - as árvores não têm culpa - Uma obra sobre ancestralidade e memória feminina

A autora Lígia Helena. Imagem - Drica Sousa

Idealizado pela atriz e escritora Lígia Helena, da Cia. Estrela D’Alva de Teatro, o livro, que também estará disponível em versão audiobook, promete atrair a atenção de leitores e ouvintes com uma narrativa potente e uma reflexão profunda sobre identidade, ancestralidade e as histórias que nos atravessam

Na sexta-feira, dia 13 de dezembro de 2024, com entrada gratuita, a Cia Estrela D’Alva de Teatro, em parceria com a Editora Me Parió Revolução, promove o lançamento do livro Urucum - as árvores não têm culpa, de Lígia Helena, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André. A obra, que também estará disponível em versão audiobook, promete atrair a atenção de leitores e ouvintes com uma narrativa potente sobre identidade, ancestralidade e as histórias que nos atravessam.

A pré-venda de Urucum - as árvores não têm culpa já está aberta e, ao adquirir o livro antecipadamente, os leitores poderão retirá-lo pessoalmente no dia do lançamento, com uma dedicatória exclusiva da autora. Haverá um coquetel de lançamento, com exposição de todas as ilustrações do livro, em tamanho original, feitas pela artista visual Drica Sousa.

Imagem - Drica Sousa

Urucum - as árvores não têm culpa é uma dramaturgia que transita entre o tempo e o espaço, narrando a história de mulheres da família de Lígia - sua mãe, avó e bisavó. A autora se utiliza do simbólico pé de urucum, um elemento carregado de memória e ancestralidade, para dar voz às mulheres de sua linhagem. A obra se desvia de uma narrativa linear, criando um fio vermelho de significados, que revela não só a história pessoal de Lígia, mas a história coletiva de todas as mulheres que carregam o peso de seus passados e a pressão das expectativas sobre o que devem ser.

A escolha do gênero dramático, que caracteriza a obra, também reflete o poder da dramaturgia feminina em questionar e repensar as convenções do teatro, oferecendo ao público uma experiência de imersão. Ao construir sua narrativa, Lígia propõe um jogo de reflexões e emoções que toca diretamente os sentidos e as memórias dos leitores e ouvintes, convidando-os a revisitar suas próprias histórias e a se confrontar com suas identidades. A obra contou com uma importante consultoria de dramaturgia feita pela escritora e dramaturga Adélia Nicolete.

A Ilustradora Drica Sousa. Imagem - Drica Sousa

Em um momento em que a literatura feminina e a dramaturgia estão ganhando cada vez mais visibilidade e relevância, Urucum as árvores não têm culpa se insere como um exemplo de como essas narrativas podem questionar e transformar nossa visão sobre o papel da mulher na sociedade. A obra não apenas reflete sobre a experiência de ser mulher, mas também sobre as conexões que nos ligam às nossas origens e ao nosso passado.

A versão audiobook, que acompanha o lançamento, permite que os leitores se conectem com a narrativa de uma maneira mais íntima e imersiva, tornando possível vivenciar a história com suas delicadezas sonoras e o realce de tantos sentimentos envolvidos nessa criação. O audiobook também amplia o alcance da obra, permitindo que pessoas com dificuldades de leitura ou deficiência visual tenham acesso.

Ao escolher o audiobook, Lígia oferece uma nova camada de sensibilidade ao projeto, permitindo que a performance e as vozes na interpretação, ganhem um protagonismo especial. É uma experiência que alia a literatura à oralidade, fazendo com que a história se desdobre de forma ainda mais rica e acessível.

A autora Ligia Helena. Imagem - Drica Sousa

Urucum - as árvores não têm culpa é uma obra multifacetada que, ao mesmo tempo em que mergulha nas questões de identidade e ancestralidade, também nos convida a refletir sobre as escolhas que fazemos ao contar nossas próprias histórias.

O evento de lançamento do livro será uma oportunidade única de se conectar com a obra e com a escritora, que se dedica a revisitar sua própria trajetória, marcada por mulheres de sua família e pela herança cultural que carrega. Uma celebração da literatura, da memória e da força feminina.

As ações fazem parte do projeto Urucum: as árvores não têm culpa, realizado por meio da Lei Federal Paulo Gustavo, Secretaria de Cultura do Município de Santo André e Ministério da Cultura.

Ficha técnica
Urucum - as árvores não têm culpa
Dramaturgia - Lígia Helena de Almeida
Consultoria da Dramaturgia - Adélia Nicolete
Ilustração e Diagramação - Drica Sousa
Editoração - Me Parió Revolução
Revisão - Sueli Almeida
Tradução da Letra Compañeras al compás, de Páscuala Ilabaca - Amanda Tavares Dias
Gravação - Estúdio SyNcO
Captação, Mixagem e Masterização - Yan Surano
Elenco no Áudio-Book - Adélia Nicolete (narração), Lígia Helena (atuação), Marcia Alves de Oliveira (atuação na voz de senhora), Sueli Almeida (ela mesma) e Tatiana Azeñas (letra original de Compañeras al compás)
Musicistas no Áudio-Book - Michelle Lomba (musicista), Camila Ruiz de Paula (musicista) e  Arthur Almeida Castro (piano na cena 7)
Áudio Descrição das Imagens - Adélia Nicolete e Lígia Helena
Oficineiras do projeto Urucum e outras árvores: encontros e escritas entre mulheres - Solange Dias, Michele Navarro, Michelle Lomba e Claudia Jordão
Espaços que Receberam as Oficinas - Universidade Popular Nossa Casa, Promotoras Legais Populares de Santo André, Biblioteca Comunitária Parque Andreense, Espaço Cultural Na Quebrada
Produção Geral do Projeto - Cia. Estrela D´Alva de Teatro
Produção Executiva - Paulo Gircys

Serviço
Lançamento de Urucum - as árvores não têm culpa
Data - 13 de dezembro - sexta-feira
Horário - 19h30
Local - Mezanino do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço - Rua Senador Fláquer, 110 - Centro - Santo André (SP)
Capacidade - 500 lugares
Acessibilidade - Sim
Não possui estacionamento
Valor da Pré-Venda - R$ 25,00 (fazer o Pix para ciaestreladalvadeteatro@gmail.com)
Enviar o comprovante para o mesmo e-mail aqui
Retirada no dia do evento de lançamento

Postar um comentário

0 Comentários