Foto - Divulgação |
Celebrações de Réveillon e férias de verão. Essa combinação faz crescer o consumo de bebidas alcoólicas no fim do ano. Espumantes e vinhos lideram as vendas em dezembro, em função dos brindes da ceia e das boas-vindas ao novo ano. Já os drinks e cervejas têm espaço garantido nas festas de amigos, nas praias e nas férias.
Não é à toa que cresce também o movimento Janeiro Seco ou Dry January. Criado no Reino Unido e com adeptos em todo o mundo, inclusive no Brasil, o movimento propõe que as pessoas fiquem 30 dias longe do álcool para começar o ano com foco na saúde e no bem-estar.
A nutricionista Marcella Oliveira, professora do curso de Nutrição do UniCuritiba - instituição do ecossistema Ânima - diz que um bom consumo de água durante e pós-festas é o ideal para quem se preocupa com os efeitos do álcool no organismo. “As pessoas costumam beber mais no fim do ano, mas é importante evitar exageros e manter um estilo de vida mais saudável”.
Foto - Divulgação |
Além do alto valor calórico das bebidas, a bebida alcoólica interfere na qualidade do sono e diminui a atividade cerebral. “O álcool é um depressor do sistema nervoso central e altera a ação dos neurotransmissores. Em excesso, pode causar danos aos rins, fígado, estômago e coração, além de alterar a pressão arterial”, explica a especialista.
Para quem é adepto do Janeiro Seco, vai dirigir após as festas ou nas viagens, não pode ou não quer beber para evitar a ressaca, a nutricionista ensina alguns drinks cheios de estilo, sabor e zero álcool.
Confira abaixo:
Cocktail de Morango
Ingredientes
6 morangos congelados
5 folhas de hortelã
1 limão
1 lata de água com gás ou tônica
1 colher de chá de mel
Modo de preparo
Extraia o suco do limão e coloque no liquidificador ou mixer. Adicione os morangos, a hortelã, a colher de mel e um terço da lata de água com gás (ou tônica). Bata até ficar homogêneo, transfira para um copo. Complete com a água com gás ou tônica para finalizar.
Sangria com vinho sem álcool
Ingredientes
700 ml (2 latas) de água tônica
375 ml (½ garrafa) de vinho tinto sem álcool
2 colheres de sopa de açúcar refinado
½ xícara de chá de suco de laranja natural
1 maçã
1 pêssego
1 limão siciliano
1 laranja
Folhas de hortelã
Modo de preparo
Pique e corte todas as frutas. Coloque-as em uma jarra. Em seguida, coloque o suco de laranja, a água tônica, o vinho sem álcool e o açúcar. Mexa bem até dissolver. Deixe a sangria descansando na geladeira por 15 minutos. Sirva em copos ou taças com gelo.
Pink Lemonade
Ingredientes
6 fatias de limão siciliano
2 limões com casca
10 framboesas
1 litro de água
Gelo e açúcar a gosto
Modo de preparo
Bata as framboesas, os limões e a água no liquidificador por aproximadamente cinco minutos. Em seguida, passe o líquido em uma peneira para remover os pedaços de limão e da framboesa. Adicione açúcar a gosto e decore o copo com framboesa e fatias de limão siciliano.
Summer
Ingredientes
25 ml de suco de morango
50 ml de suco de caju
50 ml de suco de abacaxi
50 ml de suco de maçã
1 colher de sopa de xarope de hortelã
1 colher (sopa) de leite condensado
Gelo
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o gelo. Coloque o gelo em uma taça, complete com a bebida e sirva em seguida.
Batida de cerveja sem álcool
Ingredientes
1 lata de cerveja sem álcool
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 forma e meia de gelo
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
Pina Colada sem álcool
Ingredientes
100 ml de leite de coco
100 ml de suco de abacaxi
3 colheres de sopa de leite condensado
Gelo a gosto
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em uma taça decorada com um pedaço de abacaxi.
0 Comentários