5 dicas para as mães não pirarem nas férias escolares

Foto - Alexandre Olivares

Por Silmara Luz*

As férias escolares chegaram, trazendo alegria para as crianças, mas, para muitas mães, um misto de desafio e sobrecarga. A ausência da rotina escolar, somada às demandas do lar e trabalho, frequentemente transforma esse período em uma fonte de estresse. Como equilibrar as exigências do dia a dia, garantir o bem-estar das crianças e preservar a saúde mental? Este texto explora estratégias para um período mais leve e equilibrado.

A carga invisível das mães nas férias

Durante as férias, a já presente carga mental invisível se intensifica. Além das tarefas cotidianas, recai sobre as mães a responsabilidade de preencher o tempo das crianças com atividades divertidas, seguras e educativas. Sem planejamento ou apoio, a sensação de culpa pelo tédio dos filhos pode levar ao desgaste emocional.
  1. Estratégias práticas planejamento flexível - estabelecer uma rotina básica com horários para brincadeiras, descanso e passeios cria previsibilidade para as crianças e libera momentos para as mães.
  2. Atividades autônomas - desenhos, jogos de tabuleiro ou filmes educativos são opções que entretêm as crianças e oferecem pausas às mães.
  3. Momentos de autocuidado - um banho relaxante ou ler por alguns minutos são formas simples de recarregar as energias.
  4. Rede de apoio - dividir responsabilidades com familiares ou amigos reduz a sobrecarga. O envolvimento do parceiro é essencial.
  5. Passeios ao ar livre - parques e bibliotecas oferecem atividades acessíveis e ajudam mães e filhos a saírem da rotina doméstica.
A importância do descanso

Entreter as crianças não é tarefa exclusiva das mães. Promover a autonomia infantil e dividir responsabilidades com outros familiares é essencial. Além disso, momentos de lazer para as mães são fundamentais para um período mais saudável. Com planejamento, estratégias práticas e apoio, as férias podem ser um período equilibrado para mães e filhos. Dividir tarefas, criar rotinas flexíveis e priorizar o autocuidado são passos cruciais para transformar esse momento em uma experiência agradável e enriquecedora para toda a família. Afinal, uma mãe feliz e descansada é o alicerce para o bem-estar da casa.

*Silmara Luz é terapeuta especializada em saúde emocional das mães.

Dica de leitura:

Mãe também é gente


Quantos papéis uma mulher pode desempenhar com maestria? Boa profissional, boa amante, boa dona de casa, boa amiga, conselheira, cozinheira, decoradora, anfitriã e tantos outros... na verdade, a reunião de todas essas potencialidades denota o ser gente. Mas aí, eis que essa mulher forte, empoderada, arrojada, que dá conta de tudo e mais um pouco, se torna mãe. E aquele serzinho pequeno, tão sonhado, mas que chora, demanda, necessita dela, não deixa tempo, nem espaço, muitas vezes, para ela lavar o cabelo, faz com que todo o seu ser gente desmorone por completo.

Ficha técnica
Mãe também é gente
Autora - Silmara Luz
Editora - UICLAP
Páginas - 134
Preço - R$ 35,00 (e-book) e R$ 60,00 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários