Ministrada por Marcelo Sollero, CEO do Polo Cultural, a palestra apresentada pela instituição referência na área acontecerá online, no dia 04 de junho, às 19h. Na pauta, temas como captação de recursos, execução, prestação de contas e dados sobre mercado, artistas e legislação
Produtor com intensa atividade no setor da cultura e do entretenimento, Marcelo Sollero, CEO do Polo Cultural, apresenta no dia 04 de junho, às 19 horas, o webinar Gestão de Projetos para a Indústria Cultural. Gratuito e transmitido online, o evento é uma oportunidade única para gestores, produtores culturais e artistas que administram as próprias carreiras - profissionais ou aspirantes - entenderem a complexidade envolvida na administração de projetos culturais.
“O objetivo é debater a questão da vida do produtor cultural, entender qual é o seu papel. Temos a função de mediador entre o artista e o mercado. O conteúdo pode ser excelente em um sarau, mas se não for transformado em um produto, o artista não terá condições de pagar suas contas”, explica Sollero.
Durante a apresentação, Sollero abordará temas cruciais para a gestão eficiente de projetos culturais. Ele enfatiza que o setor demanda profissionais flexíveis que precisam desempenhar diferentes ações simultaneamente, como a constante captação de recursos e prestação de contas, enquanto se executam projetos no presente.
“O produtor cultural sempre está no presente, executando, captando para o futuro e prestando contas do passado”, comenta. Marcelo Sollero compartilhará estratégias sobre financiamento, ressaltando a importância de um bom networking. “Existem 20 formas diferentes de financiar um projeto, divididas em três grupos principais: vender para governos, setor privado e por meio de leis de incentivos fiscais. Então, é necessário ir para o mercado e identificar seu comprador”, esclarece.
Além das questões financeiras, Sollero também discutirá a evolução do mercado cultural e a necessidade de profissionalização crescente. “Hoje, um musical reúne 250 pessoas trabalhando no backstage para vinte atores no palco. Antigamente, não havia dinheiro para isso. A estrutura se profissionalizou”, explica.
Ao longo das últimas décadas, a evolução do mercado gerou uma variedade de abordagens para a gestão de recursos humanos e financeiro destinados à realização de projetos culturais. Assim como em outros setores, foi observada a transição de uma produção simplificada para uma economia complexa caracterizada pela diversidade de setores, interconexão entre agentes econômicos, inovação tecnológica constante e uma rede global de comercialização produtos culturais.
No webinar serão abordados:
- Industria Cultural: Produtos Culturais e Marcas Culturais
- Características fundamentais do produtor cultural: confiabilidade, credibilidade, capacidade de execução, resiliência, habilidades de networking e negociação
- Três áreas de atuação simultâneas: captação de recursos, execução e prestação de contas
- Administração de fontes de financiamento para Projetos Culturais
- Relações Institucionais na Gestão (PR) e dados sobre mercado, artistas e legislação
Serviço
Webinar - Gestão de Projetos para a Indústria Cultural
Com Marcelo Sollero
Realização - FIA Business School
Data - 04 de junho - terça-feira
Horário - 19h
Local - Online
Inscrição gratuita aqui
0 Comentários