Continua em cartaz no Farol Santander a exposição Yoshitaka Amano - Além da Fantasia


Visitação acontece até o dia 16 de junho

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, apresenta até o dia 16 de junho, a exposição inédita Yoshitaka Amano - Além da Fantasia, que celebra a trajetória do artista nos seus 70 anos. Com curadoria de Antonio Curti (Aya Studio), são exibidas mais de 90 obras produzidas nas últimas três décadas, incluindo litografias, pinturas, ilustrações e objetos. Os trabalhos ocupam as galerias dos 24° e 23°.

“É com alegria que o Santander, em parceria com o Ministério da Cultura, apresenta a exposição Yoshitaka Amano - Além da Fantasia. Pela primeira vez na América do Sul, seu trabalho minucioso e ganhador de inúmeros prêmios será exibido com tantas obras", ressalta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional do Santander Brasil.

Foto - Lua Morales

Um dos destaques da mostra é o espaço imersivo, no qual, pela primeira vez, algumas das criações de Yoshitaka Amano são projetadas digitalmente e em formato 360º para os visitantes, proporcionando uma nova e envolvente perspectiva sobre o trabalho do artista.

"Estou verdadeiramente grato por poder realizar esta exposição monumental aqui em São Paulo, a minha primeira no Brasil e na América Latina. Conseguimos realizar este evento com a colaboração do Antonio e de todos os outros, e ficaria feliz se as pessoas pudessem sentir o estado atual do Japão e do mundo, incluindo a mim mesmo. Por favor, aprecie as criações que desenvolvi até agora, como cultura, arte, jogos, animações etc. Ainda estou trabalhando nisso todos os dias, mas gostaria de mostrar a vocês os mitos nos quais estou trabalhando atualmente, então espero contar com o seu apoio contínuo", declara o artista Yoshitaka Amano.

Foto - Lua Morales

Ícone da cultura pop e cultura geek, Amano tem suas ilustrações divididas em pilares: Final Fantasy, Tatsunoko, Candy Girl, Vampire Hunter D, Devaloka e colaborações. Dentro desses pilares, o artista produz litogravuras, ilustrações, pinturas e esculturas. Uma jornada complexa e diversificada, que mistura influências diversas, desde a arte tradicional japonesa até o art nouveau e o surrealismo.

A habilidade de Amano em combinar elementos fantásticos com uma estética etérea permite a criação de imagens emblemáticas que permanecem na memória de seu público. Reconhecido por superar os limites da ilustração tradicional, o artista utiliza uma variedade de mídias e técnicas para expressar visões futuristas enraizadas em tradições antigas.

“Yoshitaka Amano é uma fusão poética de sonhos e realidade, uma tapeçaria intrincada que entrelaça o mitológico, o fantástico e o surreal em uma narrativa visual única. Seu trabalho transcende as fronteiras convencionais da ilustração e do design, posicionando-se em um reino onde a arte não apenas embeleza ou conta histórias, mas também evoca sensações profundas, questionamentos e reflexões”, comenta Antonio Curti, curador.

Sobre Yoshitaka Amano

Foto - Lua Morales

Nascido no Japão, em 1952, Amano começou sua carreira como animador, trabalhando para a Tatsunoko Production (empresa que criou Speed Racer e muitos outros desenhos da época), onde contribuiu para várias séries de animação de sucesso durante os anos 60 e 70. Seu trabalho posterior como ilustrador de personagens e designer visual para a série de videogames Final Fantasy (1987), da Square Enix, levou Amano para a fama internacional. Seu estilo único, que combina influências do art nouveau, da arte tradicional japonesa e do surrealismo, criou algumas das mais icônicas imagens da cultura pop contemporânea.

Além de seu trabalho em Final Fantasy, Amano tem uma carreira artística diversificada que inclui ilustrações para romances, como a famosa série Vampire Hunter D, colaborações com artistas e escritores de várias partes do mundo como Neil Gaiman em Sandman, e diversas parcerias com a DC Comics realizando ilustrações para personagens como Batman, Superman e Harley Quinn.

A influência de Yoshitaka Amano na cultura pop e na arte moderna é indiscutível. O artista transcende as barreiras entre diferentes formas de mídia, criando um legado que inspira não apenas outros artistas, mas também uma vasta audiência global. Amano é frequentemente celebrado em exposições ao redor do mundo, onde suas obras são exibidas para admiradores e críticos de arte, destacando sua contribuição significativa tanto para o mundo dos videogames, e do mundo geek, quanto para o campo da arte visual. A partir de sua visão artística única e seu comprometimento em explorar novos territórios criativos, Yoshitaka Amano continua a ser uma figura influente e respeitada no cenário artístico internacional.

Ficha técnica
Exposição Yoshitaka Amano - Além da Fantasia
Curadoria - Antonio Curti
Produção - Aya Studio
Patrocínio - Santander, Webmotors , Zurich Santander e Esfera (Lei Federal de Incentivo à Cultura)

Serviço
Yoshitaka Amano - Além da Fantasia
Período - atá 16 de junho
Horário - de terça-feira a domingo, das 09h às 20h
Local - Farol Santander
Endereço - Rua João Brícola, 24 - Centro - São Paulo (estação São Bento - linha 1, azul do Metrô)
Ingressos - R$ 40,00  e R$ 20,00 (meia)
Venda de ingressos na bilheteria loca e online aqui
Classificação - livre
Mais informações 11 3553-5627 e no site aqui

Postar um comentário

0 Comentários