Foto - Divulgação |
Na noite da última quinta-feira, dia 14 de dezembro, o Centro de São Paulo foi palco de um grande e colorido espetáculo cheio de brasilidade. Em uma celebração na Catedral da Sé com apresentação da Orquestra de Heliópolis, foi aberto oficialmente o Natal Iluminado 2023, iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Prefeitura de São Paulo que celebra o período com decorações espalhadas pelo centro da capital e diversos eventos gratuitos.
"Nós estamos nos aproximando da celebração do Natal e a cidade vai se alegrando, vai se enfeitando. Por isso, essa iniciativa do Natal Iluminado é extremamente importante para expressar, sobretudo no simbolismo da luz, com a iluminação da cidade, a alegria do Natal," afirmou Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, que fez a condução dos eventos, antes que a plateia que lotou a Catedral da Sé pudesse ouvir concertos natalinos performados pela banda Sinfônica Heliópolis com canções como Róseo Menino (do cancioneiro brasileiro); Noite Feliz (Franz Grüber) e Pinheirinhos, que alegria! (canto tradicional gaulês). Estiveram presentes o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes e o presidente da ACSP Roberto Mateus Ordine, entre outras autoridades.
"Hoje tivemos grandes atrações disponíveis para toda a população: a inauguração da árvore de Natal, na Prefeitura; um ballet aéreo descendo o Edifício Matarazzo; o cortejo do Reisado, que percorreu o Centro da cidade e uma instalação de bolhas na Praça do Patriarca, compondo a abertura do Natal da nossa cidade”, comemorou o Gui Afif, diretor do Natal Iluminado da Associação Comercial de São Paulo.
"Que cada um de vocês possa ser contaminado pelo espírito natalino que agora está espalhado em todos os cantos da nossa cidade e que, a partir deste espírito, possamos ter uma São Paulo cada vez mais harmoniosa, de muita paz e esperança", disse o prefeito de São Paulo.
Entre os pontos altos da programação estão a árvore de Natal de 20 metros formada por placas de led; a instalação Bolhas, na Praça do Patriarca; e o Espetáculo de luzes - Moving Lights, estrutura de iluminação móvel. Todas essas estruturas podem ser vistas de vários pontos da cidade, formando cenas de luzes refletidas nos edifícios históricos também da Praça do Patriarca.
“O público poderá desfrutar de algo mais do que uma decoração de Natal, desfrutando da mesma qualidade de instalações artísticas feitas para os grandes artistas desses que a gente só vê nos grandes festivais, nos grandes shows, aqui no espaço público e com entrada Franca.”, conclui José Mauro Gnaspini, diretor artístico do Natal Iluminado e um dos criadores da Virada Cultural paulistana.
Com tecnologia de última geração, os efeitos visuais da árvore de Natal são vistos também durante o dia. As instalações foram desenvolvidas pelo diretor de arte e cenógrafo Zé Carratu, membro da primeira geração do graffiti no Brasil (os Tupys) e também responsável pelo visual de exposições como as do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e shows, como os de Zeca Pagodinho, Titãs, Anitta e Bruno & Marrone.
O público também pode conferir uma grande performance artística que acontece duas vezes por dia no Centro Histórico: um espetáculo de balé vertical composto por bailarinos caracterizados de anjos e outros personagens natalinos, como José e Maria. O balé se apresenta com acrobacias aéreas na fachada do Edifício Matarazzo, finalizando em uma formação de presépio vivo. Em seguida, artistas performam o Reisado elétrico, uma procissão dos três Reis Magos com diversos bonecos iluminados com tecnologia de LED. A performance do Reisado acontece pelas ruas do centro, a partir do Viaduto do Chá.
Sobre o evento
Natal Iluminado é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo. A produção é da Entre Produções com idealização do Guaimbé Bureau de Cultura. A parte artística das atrações é comandada por Zé Carratu, Milton Sogabe e Eduardo Duar, do grupo Os Tupys. São parceiros do Natal Iluminado, além da Prefeitura de São Paulo, as empresas Bradesco, Sabesp, Cielo, Volkswagen, Grupo Tricury, Comgás, Raízen, Vivo, Vale e Cutrale.
Confira abaixo detalhes das principais atrações do Natal Iluminado 2023:
Árvore de Natal
Árvore interativa com 20 metros de altura e 15 camadas de luzes LED, coroada com uma estrutura circular de alumínio no topo, onde são instalados moving lights programados, simbolizando a estrela de Natal. Idealizada por Zé Carratu, tem 230 metros quadrados de painéis de LED que resistem a chuva e ventos, permitindo que os efeitos sejam visíveis também durante o dia. Uma trilha sonora original complementa a experiência.
Confira no vídeo abaixo:
Local - em frente à sede da Prefeitura, no Edifício Matarazzo
Endereço - Viaduto do Chá, 15 - Centro - São Paulo
Data - até 26 de dezembro
Horário - 24 horas
Instalação Bolhas
Mais de 50 bolhas retroiluminadas estampadas com obras feitas exclusivamente pelos artistas do coletivo Os Tupys, primeira geração do grafitti brasileiro, realizadora das primeiras pinturas do Beco do Batman, túneis e espaços públicos de São Paulo, formada por Zé Carratu, Carlos Delfino e Ciro Cozzolino.
Local - Praça do Patriarca - Centro
Data - atá 26 de dezembro
Horário - 24 horas
Espetáculo de luzes - Moving Lights
Espetáculo de luzes concebido por Zé Carratu, especialmente para praça pública. Estrutura de iluminação móvel que será projetada em monumentos históricos na Praça do Patriarca e forma cenas que são visíveis de vários pontos da cidade.
Local - Praça do Patriarca - Centro
Data - até 26 de dezembro
Horário - das 17 às 22h
Balé aéreo/Presépio vertical no Edifício Matarazzo
Foto - Divulgação |
Apresentação artística que culmina com a formação de um presépio vivo. Os bailarinos descem de rapel até a varanda da prefeitura, performando uma cena de natividade suspensa, elevada por sobre a cidade. Os bailarinos estão caracterizados de anjos, Maria, José. Depois da descida no rapel, acontece o cortejo do Reizado com música popular brasileira. Os Reis Magos chegam nesse presépio para completar a cena tradicional do Natal.
Confira no vídeo:
Local - Edifício Matarazzo
Endereço - Viaduto do Chá, 15 - Centro - São Paulo
Período - até 23 de dezembro
Horário - 20 de dezembro , às 19 e 20h, dias 21, 22 e 23 de dezembro serão três apresentações por dia, às 18h30, 20h30 e 22h
Desfile dos Reis Magos - Reisado Elétrico
Após o espetáculo aéreo, em solo, a partir da frente do Edifício Matarazzo, começa a procissão representativa com os Reis Magos (Balthasar, Gaspar e Melchior). Os Reis Magos perseguem a estrela que os leva até a cena de Natal, em cortejos e apresentações que ocupam as ruas e praças do centro da cidade. O Reisado é acompanhado por banda móvel e grupos teatrais performáticos com bonecos iluminados com LED e alegorias. São utilizados ícones nacionais da celebração, elementos de narrativa caipira, sertaneja e respectivo cancioneiro.
Confira no vídeo:
Local - pelas ruas do centro a partir do Edifício Matarazzo
Período - atá 23 de dezembro
Horário - 20 de dezembro, às 19 e 20h, 21, 22 e 23 de dezembro, às 18h30; 20h30 e 22h
0 Comentários