Arte de Renato Rei e Cores de Alzir Alves |
O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super Heróis Brasileiros, uma das maiores até hoje em número de personagens, com curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, mostrando a importância do quadrinho nacional e a qualidade de produção dos personagens de super-herois que, ao contrário do que se possa pensar, são ricos em características regionais, diversidade, sustentabilidade, empoderamento e ancestralidade, existindo já há dois séculos e povoando as imaginações de todas as idades.
A exposição, com patrocínio da Editora Kimera e Rio Comics, resgata o antigo que nunca deixou de existir e apresentar o novo, que surge com novas ideias a cada dia, pelas mãos de talentosos quadrinistas das cinco regiões do país. Os quadrinhos tornaram-se tão importantes na cultura nacional que o quadrinista Lorde Lobo criou o canal no YouTube Grandes Heróis BR (saiba mais aqui), com o objetivo de divulgar a produção de histórias em quadrinhos de super-heróis brasileiros.
Além disso, a mostra conta com a consultoria de dois profissionais importantes nesse cenário: Adalberto Bernardino e Erick Lustosa. A exposição pode ser visitada até 24 de fevereiro, na sala A, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h, onde, além da apresentação dos personagens, os visitantes podem participar de visitas guiadas, palestras e conhecer os lançamentos nessa área que atrai todas as idades.
Sobre Gibis e História em Quadrinhos
Lápis de Márcio Abreu e Cores do Vinícius Townsend. Autorizada pelo artista Ellyan, organizador da HQ Alfa, em que essa imagem foi utilizada. |
Gibi, originalmente, foi o título de uma revista em quadrinhos brasileira lançada em 1939, publicada pelo grupo Globo. O termo gibi significava moleque, porém, com a popularização, tornou-se sinônimo de revista em quadrinhos no Brasil. História em quadrinhos - ou HQ - é uma das formas mais atraentes de se contar histórias por meio de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. Como nos livros, apresentam os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.
Os quadrinhos são frequentemente considerados como uma forma de arte, pois exigem habilidades artísticas e criatividade para montar uma história, com personagens, cores e uma apresentação capaz de atrair os leitores visualmente. Além disso, muitos quadrinhos apresentam um estilo único, cativando, inclusive, os fãs de arte e design. O objetivo da exposição, apesar das expressões serem sinônimas, é mostrar que o tempo não apagou essa forma de arte, mas auxiliou em sua evolução, com a tecnologia e o talento desses artistas.
Os visitantes poderm conhecer a diversidade de personagens de super-heróis, temas e criadores relacionados às HQs e viajar no tempo, percebendo que os antigos gibis e a tecnologia das HQs sempre fizeram parte das memórias afetivas e de nossas histórias. Os heróis nacionais também fazem parte de nossas vidas, sempre estiveram de guarda na calada da noite ou nas correrias do dia.
Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super Heróis Brasileiro
Curadoria - Paula Ramagem
Co-Curadoria - Raphael Gomide
Design Gráfico - Maria Carolina Bastos Camacho
Consultoria - Lorde Lobo, Adalberto Bernardino e Erick Lustosa
Assessoria de Imprensa - Paula Ramagem | PR Comunicação
Realização -ArteCult, QuadriMundi, Portfolio Dicas Culturais e PR Comunicação
Apoio - Vito Jóias, Portal ArteCult, PR Comunicação, Centro Cultural Correios RJ, Canal Grandes Heróis BR, Bigmau Produções e O Martelo Quadrinhos
Patrocínio - Editora Kimera e Rio Comics
Serviço
Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super Heróis Brasileiro
Período - até 24 de fevereiro de 2024
Visitação - de terça a sábado, das 12h às 19h
Local - Centro Cultural Correios RJ - 3º andar - sala A
Endereço - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Público-Alvo - empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral
Entrada Gratuita
Classificação - livre
0 Comentários