Centro Cultural Correios RJ recebe a exposição Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super Heróis Brasileiros

Arte de Renato Rei e Cores de Alzir Alves

Com curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, a exposição mostra que os quadrinhos estão em todas as regiões, com personagens que representam as características históricas e sócio-culturais brasileiras

O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super Heróis Brasileiros, uma das maiores até hoje em número de personagens, com curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, mostrando a importância do quadrinho nacional e a qualidade de produção dos personagens de super-herois que, ao contrário do que se possa pensar, são ricos em características regionais, diversidade, sustentabilidade, empoderamento e ancestralidade, existindo já há dois séculos e povoando as imaginações de todas as idades.

A exposição, com patrocínio da Editora Kimera e Rio Comics, resgata o antigo que nunca deixou de existir e apresentar o novo, que surge com novas ideias a cada dia, pelas mãos de talentosos quadrinistas das cinco regiões do país. Os quadrinhos tornaram-se tão importantes na cultura nacional que o quadrinista Lorde Lobo criou o canal no YouTube Grandes Heróis BR (saiba mais aqui), com o objetivo de divulgar a produção de histórias em quadrinhos de super-heróis brasileiros.

Além disso, a mostra conta com a consultoria de dois profissionais importantes nesse cenário: Adalberto Bernardino e Erick Lustosa. A exposição pode ser visitada até 24 de fevereiro, na sala A, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h, onde, além da apresentação dos personagens, os visitantes podem participar de visitas guiadas, palestras e conhecer os lançamentos nessa área que atrai todas as idades.

Sobre Gibis e História em Quadrinhos

Lápis de Márcio Abreu e Cores do Vinícius Townsend. Autorizada pelo artista Ellyan, organizador da HQ Alfa, em que essa imagem foi utilizada.

Gibi, originalmente, foi o título de uma revista em quadrinhos brasileira lançada em 1939, publicada pelo grupo Globo. O termo gibi significava moleque, porém, com a popularização, tornou-se sinônimo de revista em quadrinhos no Brasil. História em quadrinhos - ou HQ - é uma das formas mais atraentes de se contar histórias por meio de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. Como nos livros, apresentam os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.

Os quadrinhos são frequentemente considerados como uma forma de arte, pois exigem habilidades artísticas e criatividade para montar uma história, com personagens, cores e uma apresentação capaz de atrair os leitores visualmente. Além disso, muitos quadrinhos apresentam um estilo único, cativando, inclusive, os fãs de arte e design. O objetivo da exposição, apesar das expressões serem sinônimas, é mostrar que o tempo não apagou essa forma de arte, mas auxiliou em sua evolução, com a tecnologia e o talento desses artistas.

Os visitantes poderm conhecer a diversidade de personagens de super-heróis, temas e criadores relacionados às HQs e viajar no tempo, percebendo que os antigos gibis e a tecnologia das HQs sempre fizeram parte das memórias afetivas e de nossas histórias. Os heróis nacionais também fazem parte de nossas vidas, sempre estiveram de guarda na calada da noite ou nas correrias do dia.

Lancelott Martins

Ficha técnica
Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super Heróis Brasileiro
Curadoria - Paula Ramagem
Co-Curadoria - Raphael Gomide
Design Gráfico - Maria Carolina Bastos Camacho
Consultoria - Lorde Lobo, Adalberto Bernardino e Erick Lustosa
Assessoria de Imprensa - Paula Ramagem | PR Comunicação
Realização -ArteCult, QuadriMundi, Portfolio Dicas Culturais e PR Comunicação
Apoio - Vito Jóias, Portal ArteCult, PR Comunicação, Centro Cultural Correios RJ, Canal Grandes Heróis BR,  Bigmau Produções e O Martelo Quadrinhos
Patrocínio - Editora Kimera e Rio Comics

Serviço
Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super Heróis Brasileiro
Período - até 24 de fevereiro de 2024
Visitação - de terça a sábado, das 12h às 19h
Local - Centro Cultural Correios RJ -  3º andar - sala A
Endereço - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Público-Alvo - empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral
Entrada Gratuita
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários