Após participar da Mostra COP 30, no Festival do Rio 2025, o longa de ficção Transamazônia, de Pia Marais, chega aos cinemas brasileiros no dia 08 de janeiro, . O filme é uma coprodução da França, Alemanha, Suíça e Tailandesa com o Brasil, e também participou da Seleção Oficial do Locarno Film Festival e da Mostra Panorama Mundial no Festival do Rio 2024. Transamazônia tem produção da Gaïjin, Cinéma Defacto, Aldabra Films e será distribuído pela Filmes do Estação.
O filme traz uma trama complexa onde a exploração da fé, a preservação ambiental, a cultura indígena e a delicada relação de um pai com uma filha estão em rota de colisão. Com diálogos em inglês e português, a trama apresenta a história de Rebecca, que sobreviveu à queda de um avião na Amazônia e é considerada um milagre vivo na comunidade religiosa pentecostal liderada por seu pai, o missionário estrangeiro Lawrence Byrne.
"Meu fascínio pela história real de uma jovem que sobreviveu a um acidente de avião e a uma queda vertiginosa na floresta amazônica, na década de 1970, foi o ponto de partida de Transamazônia. Na época, essa sobrevivência milagrosa a transformou em celebridade da noite para o dia, e pessoas do mundo todo passaram a se identificar com ela, tentando entender como foi possível sobreviver. Partindo da ideia de uma jovem que escapa de um acidente aéreo e se torna famosa involuntariamente, fiz uma viagem de pesquisa pela Rodovia Transamazônica para avaliar se o filme poderia ser ambientado no Brasil. Acompanhei um jornalista que havia escrito extensamente sobre um conflito crescente entre uma comunidade indígena e uma cidade madeireira vizinha. Visitamos os dois lados, e alguns dos acontecimentos que presenciei serviram de base para o conflito central do filme e inspiraram parte dos personagens que o habitam", declara a diretora Pia Marais.
Sinopse
Rebecca, filha do missionário Lawrence Byrne, foi declarada um milagre por ter sobrevivido a um acidente de avião na Floresta Amazônica quando criança. Anos depois, ela se torna uma curandeira milagrosa, sustentando a missão com sua fama crescente. Quando madeireiros ilegais invadem as terras dos povos indígenas que estão sendo evangelizados, o pai de Rebecca coloca a família no epicentro de um conflito que só tende a piorar.
Assista ao trailer:
Ficha técnica
Transamazônia
Brasil, França, Alemanha, Suíça, Taiwan | 2024 | Drama | 112 min.
Direção - Pia Marais
Roteiro - Pia Marais, Willem Drost e Martin Rosefeldt
Elenco - Helena Zengel, Jeremy Xido, Sabine Timoteo, Hamã Sateré, Rômulo Braga, Philipp Lavra, Sérgio Sartório, Iwinaiwa Assurini, Pirá Assurini, João Victor Xavante e Kamya Assurini
Produtores de Elenco - Isabella Odoffin, Cláudio Barros, Gabriel Bortolini e Ila Giroto
Direção de Fotografia - Mathieu de Montgrand
Som - Dana Farzanehpour, Andreas Hildebrandt e Frank Cheng
Direção de Arte - Petra Barchi
Música - Lim Giong
Editores - Matthieu Laclau e Yann-Shan Tsai
Figurinista - Chiara Minchio
Efeitos Especiais - ArChin Yen
Produtores - Sophie Erbs, Tom Dercourt, Pierrick Baudouin, Murielle Thierrin, Claudia Steffen, Christoph Friedel, Jean-Marc Fröhle, Stefano Centini, Chuti Chang, Camilo Cavalcanti, Viviane Mendonça, Jorane Castro, Pia Marais, Alex C. Lo, Guilherme Cezar Coelho e Fernando Loureiro
Coprodutores - Christine Vial-Collet e Thomas Jaubert
Produtores Executivos - Annette Fausbøll, Jean-Alexandre Luciani, Joanne Goh e Keong Low
Produtores Associados - Povo Assurini
Classificação - 14 anos



0 Comentários