Premiado longa Leonora, Adeus está em cartaz nos cinemas brasileiros


Dirigido por Paolo Taviani, longa concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2022 em que foi premiado como Melhor Filme segundo o júri da crítica internacional, a FIPRESCI

Leonora, Adeus (Leonora, Addio), de Paolo Taviani, está em cartaz nos cinemas, e traz ao País o cinema sempre ousado, criativo e provocativo que caracterizou a carreira dos irmãos Taviani, cuja obra sempre foi marcada pela capacidade de contar histórias que falam da natureza humana, das grandes questões históricas e políticas, mas sem jamais perder de vista os dramas pessoais e questões como amor, relacionamento, amizade, traição, lealdade, entre outras.

Segundo longa-metragem de Paolo após a morte do irmão Vittorio Taviani em 2018, com quem dividiu uma vida de parceria e projetos, Leonora, Adeus concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2022, em que levou o prêmio de Melhor Filme segundo o segundo o júri da crítica internacional, a FIPRESCI - Federação Internacional de Críticos de Cinema.


Desta vez, Paolo Taviani, que em 2018 assinou o longa Uma Questão Pessoal, conta uma história inusitada, mas cativante e impressionante. A produção leva para o cinema o universo do grande Luigi Pirandello, Prêmio Nobel de Literatura de 1934, dois anos antes de sua morte, e conta uma história tragicômica, mas que trata de temas como a vida, a morte, o legado que se deixa, além de trazer uma adaptação de uma das últimas obras do autor, Il Chiodo (O Prego) em seu terceiro ato. No elenco, nomes como Fabrizio Ferracane, Matteo Pittiruti, Dania Marino e Dora Becker.

Na trama, depois de passar décadas depositadas em um grande cemitério de Roma, as cinzas do escritor Luigi Pirandello, falecido em 1936, são, enfim, transferidas para o pequeno vilarejo de seu nascimento, em Agrigento, na Sicília, conforme os desejos da família e do artista.



Mas a viagem que marca essa transferência dos restos mortais é marcada por inúmeros acontecimentos surreais - alguns deles baseados nas próprias ficções do autor, como O Prego, seu último conto. A jornada, que é também protagonizada por Fabrizio Ferracane, que é o depositário das cinzas e responsável por transportá-las em segurança e assegurar sua chegada ao destino final, tem tons de tragicomédia.

O périplo tem direito a recusa da força aérea norte-americana de levantar voo com as cinzas, de se voar com as cinzas, pois isso supostamente traria azar, seguida de outros percalços, incluindo perda das cinzas, críticas ao próprio Pirandello pelas populações por onde a urna passa e um desfecho tão belo quanto surpreendente.



Como afirmou o crítico à revista italiana L'Espresso, Leonora, Adeus é "uma grande homenagem a Pirandello não só no título, que retoma um romance do escritor, mas também no final com a encenação de O prego, um dos últimos contos do autor".

Sobre Luigi Pirandello

Nascido em Agrigento, Sicília, em 28 de junho de 1867, Luigi Pirandello foi um dos grandes nomes da literatura e do teatro no século XX. Poeta, dramaturgo, romancista e contista, seu estilo trouxe inovação e renovação não só ao teatro mas também às artes e ao pensamento da época. Original, provocador, com senso de humor e olhar atento para a sociedade, Pirandello assinou obras que são referência para todos que querem entender mais do teatro e da própria natureza humana. Uma de suas obras mais célebres é Seis personagens à procura de um autor, de 1921. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1934, dois anos antes de sua morte, ocorrida em 10 de dezembro de 19436, em Roma.

Sinopse


Após permanecer por décadas em um grande cemitério, as cinzas do escritor Luigi Pirandello são, enfim, transferidas para o pequeno vilarejo de seu nascimento, conforme os desejos da família e do artista. No entanto, a transferência dos restos mortais é marcada por inúmeros acontecimentos surreais - alguns deles baseados nas próprias ficções do autor.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Leonora, Adeus
Itália | 2022 | Drama | 90 min.
Título Original - Leonora, Adio
Direção e Roteiro - Paolo Taviani
Elenco - Fabrizio FerracaneMatteo Pittiruti, Dania Marino e Dora Becker
Direção de Fotografia - Paolo Carnera e Simone Zampagni
Montagem: Roberto Perpignani
Som - Carlo Missidenti, Marta Billingsley e Gianni Pallotto
Produção - Stemal Entertainment, Cinemaundici e RAI Cinema
Distribuição no Brasil - Risi Film Brasil

Postar um comentário

0 Comentários