Helena Ignez, Djin Sganzerla e Michele Matalon em Tchekhov é um Cogumelo. Foto - Jennifer Glass |
Para celebrar o legado do saudoso José Celso Martinez Corrêa (1937-2023) e o Dia Nacional do Teatro, o Estúdio Lusco-Fusco apresenta online a gravação de Tchekhov é um Cogumelo, que estreou em 2017 e teve temporadas de sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal. A peça pode ser conferida de 17 a 20 de outubro às 20h, por meio do link aqui.
O espetáculo, dirigido por André Guerreiro Lopes, mescla teatro, dança, neurociência e música ao vivo para montar de forma original trechos do clássico As Três Irmãs, do autor russo Anton Tchekhov (1860-1904). A gravação foi feita pela diretora de fotografia Flora Dias e Anna Júlia Santos.
Um dos pontos altos da montagem é a projeção de trechos de uma rara entrevista em vídeo concedida por Zé Celso para André Guerreiro e alguns colegas em 1995. Na ocasião, o diretor do Teatro Oficina conta sobre o processo criativo radical pelo qual o grupo passou em 1972 ao montar o mesmo texto de Tchekhov. E ainda relata como a experiência com substâncias alucinógenas permitiu a melhor compreensão da obra e resolveu desentendimentos estéticos entre os integrantes do grupo. A conversa foi publicada no livro Primeiro Ato - Cadernos, Depoimentos, Entrevistas (1958/1974), do próprio Zé Celso, mas as filmagens permaneceram inéditas por mais de 20 anos até a estreia da peça.
Helena Ignez, Djin Sganzerla, Michele Matalon e Grupo Embatucadores |
A encenação retrata a vida de três mulheres presas nas memórias de um tempo passado e acuadas por um mundo em transformação. Atrizes de diferentes gerações, Djin Sganzerla, Helena Ignez e Michele Matalon, criam um jogo cênico que embaralha os diversos tempos. Seriam elas as três irmãs ou a mesma mulher em três momentos da vida?
Em uma síntese do clássico tchekhoviano, como uma espécie de haicai, a peça aborda temas como apatia, caos, medo e desejo de mudança, ecoando as contradições do tempo presente. Em cena, ainda estão presentes os dançarinos Samuel Kavalerski e Fernando Rocha, o cantor e ator Roberto Moura e o grupo musical Embatucadores.
Outro destaque é a participação do próprio diretor em cena, que, durante a apresentação, veste um capacete com eletrodos que captam sua atividade cerebral e emoções. Esses estímulos ativam uma instalação sonora e visual desenvolvida pelo músico Gregory Slivar e instalada no palco. As ondas mentais produzidas por André Guerreiro controlam frequências que tocam sinos e fazem vibrar poças d’água nesse aparato tecnológico.
O espetáculo foi montado em 2017 no contexto das comemorações aos 10 anos de trajetória do Estúdio Lusco-Fusco. Na ocasião, foi indicado aos prêmios APCA (na categoria de melhor espetáculo) e Shell (de melhor música), além de ter sido eleito um dos três melhores daquele ano pelos críticos do jornal Folha de S.Paulo. O trabalho ainda foi apresentado no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo em 2018, em duas temporadas no Rio de Janeiro em 2018/19, no 42º FITEI no Porto, Portugal, além de outras cidades do Brasil.
Sinopse
Foto - André Guerreiro Lopes |
Teatro, dança, neurociência e música ao vivo se encontram no espetáculo para abordar de forma original a peça As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, uma das obras primas da dramaturgia russa. Três mulheres cercadas por um mundo em intensa transformação atravessam uma jornada de surpresas, desencantos e esperanças. Em cena, o próprio diretor interfere de forma inusitada no espetáculo: vestindo um capacete de eletrodos, suas ondas mentais e pensamentos controlam luzes e sons durante a apresentação.
Confira no vídeo abaixo trechos do espetáculo:
Ficha técnica
Tchekhov é um Cogumelo
Texto - extratos de As Três Irmãs, de Anton Tchekhov
Direção, Concepção e Adaptação - André Guerreiro Lopes
Elenco - Djin Sganzerla, Helena Ignez, Michele Matalon, Samuel Kavalerski, Fernando Rocha e Robero Moura
Gravação - Flora Dias e Anna Júlia Santos
Cenário e Figurinos - Simone Mina
Direção Musical e Instalação Sonora -Gregory Slivar
Iluminação - Marcelo Lazzaratto
Assistente de Direção e Direção de Cena - Rafael Bicudo
Participação Especial - Grupo Embatucadores
reparação de Canto e Músicas Tradicionais - Roberto Moura
Produção Executiva - Náshara Silveira
Direção de Produção - Djin Sganzerla | Mercúrio Produções Ltda
Visagista - Patrícia Boníssima
Direção de Vídeo - André Guerreiro Lopes
Operação de Luz - Ricardo Barbosa
Operação de Som - Renato Garcia
Pós-Produção e Operação de Vídeo - Ricardo Botini
Contraregra - Manu Muniz
Foto - Jennifer Glass e André Guerreiro Lopes
Serviço
Tchekhov é um Cogumelo
Data - de 17 a 20 de outubro
Horário - 20h
Duração - 90 minutos
Local - canal do YouTube do Estúdio Lusco-Fusco (clique aqui)
Grátis
Classificação - 12 anos
0 Comentários