Foto - Divulgação/TV Brasil |
O cinema brasileiro ganha mais espaço na televisão aberta a partir da próxima semana. Na segunda-feira, dia 18 de setembro, às 21h, a TV Brasil estreia o Cine Resenha, programa apresentado por Priscila Rangel, que vai exibir produções cinematográficas premiadas e trazer diretores, produtores e críticos para um bate-papo sobre um filme, que será exibido na sequência. A estreia é com o premiado Aquarius, do diretor Kléber Mendonça Filho, que participa do programa junto com a produtora Emilie Lesclaux.
"Decidimos reunir esses talentos contemporâneos - pessoas com filmes premiados, sejam recentes ou mais antigos - e promover um bate-papo em rede nacional. Alcançar mais pessoas, formar uma plateia maior e cumprir com os objetivos da comunicação pública é algo prioritário para nós. É muito importante que o setor cinematográfico entenda a TV Brasil como a tela do cinema brasileiro”, afirmou a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino.
Priscila Rangel apresenta o Cine Resenha. Foto - Divulgação/TV Brasil |
Segundo a gerente-executiva de Conteúdo da EBC, Maria Augusta Ramos, a partir da nova programação a emissora busca trazer produções nacionais que são premiadas e elogiadas internacionalmente, mas ainda são desconhecidas por muitos brasileiros.
“Acreditamos que a televisão pública tem a missão de atuar nessa ponte, levando para a população brasileira, de forma gratuita, o que de melhor nós produzimos. A tela da TV Brasil deve ser um espaço para nos reconhecermos e nos conectarmos enquanto povo”, explica Maria Augusta Ramos.
Sobre o filme de estreia
Kléber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux são os primeiros convidados do Cine Resenha. Foto - Divulgação/TV Brasil |
Estrelado por Sônia Braga, o longa Aquarius conta a história de uma jornalista aposentada que defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora em um bairro nobre do Recife (PE). O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento. A produção participou de vários festivais internacionais e conquistou alguns prêmios como o Festival de Sydney, o Festival de Lima e o Festival de Havana, além de ter sido indicado à palma de ouro, em Cannes.
Além de Aquarius, o Cine Resenha vai trazer ainda para as telas da emissora filmes como A Febre, de Maya da-Rin; Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes; e Los Silencios, de Beatriz Seigner.
Mais novidades na programação de setembro
Partituras estreia nova temporada. Foto - Divulgação/TV Brasil |
Além do Cine Resenha, também a partir do dia 18 de setembro, novos programas de emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC) ganham janela fixa na TV Brasil, de segunda a sábado, das 06h às 7h30, na nova faixa Encontros com o Brasil. Valorizando a diversidade regional, a TV Brasil traz para a grade programas produzidos por emissoras de Norte a Sul do país como a TVE Bahia, Rede Minas, TV Paraná Turismo, TV Universidade UFMT, TV Cultura do Pará e TV Encontro das Águas.
Na quarta-feira, dia 20, às 22h, é a vez da nova temporada do Partituras, programa que busca democratizar o acesso à “grande música” com espetáculos semanais na televisão aberta. Nesta nova leva de episódios inéditos, conjuntos musicais trazem repertórios exclusivos para a atração em ambientes de grande relevância histórica, como a Escola de Música da UFRJ e a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Canal da Quebrada, com MC Martina e Jana Fernandes. Foto - Divulgação/Rio Produção |
No dia 26, é a vez do talk show Dando a Real com Leando Demori, ou DR com Demori. A atração vai trazer, todas às terças-feiras, 21h, personalidades do mundo da política para um papo mais íntimo e direto. O convidado de estreia do programa é o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
Leandro Demori comanda novo talk show da TV Brasil: DR com Demori. Foto - Rafael Neddermeyer/Agência Brasil |
"Esses lançamentos fazem parte do nosso esforço em resgatar a missão da TV Pública. Queremos levar à população uma programação de qualidade, que ao mesmo tempo em que ofereça entretenimento, seja informativa, cultural e educativa. Uma televisão plural e que contribua para o fortalecimento da nossa democracia”, afirma o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle.
Até o fim do ano, mais estreias chegarão na TV Brasil, entre séries de dramaturgia, programas literários e de variedades. “Essa nova programação vem sendo pensada desde o início da nova gestão e, até o fim do ano e início de 2024, teremos novidades todos os meses. São vários novos conteúdos que a gente vem desenvolvendo com um ritmo cuidadoso para reposicionar a TV Brasil e valorizar o conteúdo nacional”, explica a diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino.
0 Comentários