O Diletante - clássica comédia de Martins Pena estreia no Teatro Giostri

Foto - Ronaldo Gutierrez

Espetáculo, dirigido por Ednaldo Freire, fica em cartaz até 
04 de junho

O comediógrafo Martins Pena influenciou toda uma geração de dramaturgos e conferiu um sentido nacional para o teatro brasileiro, na época colonizado, com os intérpretes atuando com sotaque português porque era chique. O diretor artístico Ednaldo Freire garante que a peça, com estreia dia 04 de maio no Teatro Giostri, é uma grande comédia, com comicidade, música, que trilha o tom do teatro de costumes e tem a proposta de divertir e mostrar os tipos humanos, com seus os problemas familiares e sociais.

"A ideia é apresentar um grande autor que, com sua crítica de costumes da época, é bastante atual. O fenômeno da comédia é isso. Na verdade, uma comédia não morre enquanto o homem não se corrigir. Como dizia Molière, ‘é rindo que se corrigem os costumes’”, comenta o diretor.

Freire está certo de que a peça traz um ponto de reflexão por meio do riso. Para ele, uma boa comédia, além de divertir, tem a função de advertir. “No teatro de Martins Pena estão não só as raízes do moderno teatro brasileiro no gênero cômico como também da literatura dramática brasileira. Daí a necessidade de estudá-lo para que se tenha uma ampla visão sob re os fenômenos literários e teatrais do passado e do presente. Até do ponto de vista linguístico, literário ou dramático”.

A montagem conta com direção de movimento de Ciro Barcellos, direção musical e composição de Tato Fischer, cenário e figurino de Kleber Montanheiro. Elenco formado por Alexia Twister, Nayara Rocha, Millena Tomaz, Felipe Calixto, Marcos Thadeus, Henrique Vasques e Tato Fischer, que também estará ao piano junto do músico percussionista China Cunha.

Sobre a peça

Foto - Ronaldo Gutierrez

O Diletante é uma peça teatral em um ato, do gênero comédia de costumes, escrita por Martins Pena, em 1844. O autor faz uma sátira do gosto pela ópera, que havia se tornado uma moda no Rio de Janeiro naquele ano. Como em outras obras, faz um contraponto entre o gosto popular e o erudito. José Antonio pretende casar sua filha com um tenor para satisfazer sua predileção musical. A palavra diletante tem origem no idioma italiano “dilettante”, cuja tradução está ligada a encantar. O conceito geralmente se refere a alguém que ama a algum ramo da ciência ou da arte ou que tem um grande conhecimento sobre isso.

O espetáculo traz, além do povo brasileiro em cena, como protagonista também uma modernização, com os atores falando no vernáculo da época, o português do Brasil, além do sopro nacional nas temáticas e uma crítica social. Ednaldo Freire aponta: “encontra-se a figura do colonizado, do burguês que acha que o que vem de fora, da Itália e da França, era mais civilizado, negando totalmente a cultura popular brasileira. Daí o contraponto de dois personagens: o diletante/amante da ópera que só enxerga esta como única arte musical possível e o paulista que entra em cena como se fosse o representante do iletrado, mas que tem uma bagagem de música popular”.

Sobre o autor

Luís Carlos Martins Pena (1815 - 1848) foi dramaturgo, diplomata e introdutor da comédia de costumes no Brasil, e é considerado o Molière brasileiro. Sua obra caracteriza-se pelo uso da ironia e humor com que retrata a sociedade brasileira. É patrono da cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras.

Ficha técnica
O Diletante
Autor - Martins Pena
Adaptação Dramatúrgica - Calixto de Inhamuns
Direção - Ednaldo Freire
Direção e Composição Musical - Tato Fischer
Direção de Movimento - Ciro Barcellos
Elenco - Alexia Twister, Nayara Rocha, Millena Tomaz, Felipe Calixto, Marcos Thadeus, Henrique Vasques e Tato Fischer
Música e Percussão - Tato Fischer e China Cunha
Direção de Produção - Marcos Thadeus
Cenografia e Figurinos - Kleber Montanheiro
Iluminação - André Grywalsky
Visagismo - Atílio Beline Vaz
Arte Visual - Toni Dagostinho
Designer Gráfico - Formato
Produção Executiva - Bruno Parisoto
Assistente de Direção - Bruna Marconato
Assessoria de Imprensa: M. Fernanda Teixeira e Macida Joachim | Arteplural
Realização - LP - Limonge Produções

Serviço
O Diletante
Estreia -  04 de maio - quinta-feira
Temporada - até 04 de junho
Horário - sextas e sábados, às 20h30 e domingos, às 19h
Duração - 75 minutos
Dia 13 de maio (sábado) haverá sessão às 18h30 e às 20h30 com audiodescrição e Libras
Não haverá espetáculo dia 14 de maio (domingo)
Local - Teatro Giostri
Endereço - Rua Rui Barbosa, 201 - Bela Vista - São Paulo
Ingressos - R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Venda de ingressos online aqui
Classificação  - livre

Postar um comentário

0 Comentários