Espetáculo de teatro-baile A Casa De Farinha do Gonzagão - 10 anos de chão! leva música e comida boa para o palco

Elenco de A Casa da Farinha do Gonzagão - 10 anos de chão! Foto - Samara Neves

Personagens criados a partir das músicas de Luiz Gonzaga contam as suas histórias e convidam o público para dançar

O teatro é, essencialmente, a arte do encontro. E a CTI - Cia. Teatro da Investigação - Teatro-Baile evoca esse sentimento acolhedor no espetáculo A Casa da Farinha do Gonzagão - 10 anos de chão!, que faz seis apresentações gratuitas em espaços da cidade entre 05 de maio e 25 de junho.

O trabalho estreou em 2012 para celebrar o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e, ao longo dessa década, já participou de 35 mostras e festivais pelo Brasil. “Estamos sempre repensando esse texto, para nos adequarmos aos questionamentos do nosso tempo. Por ter protagonismo feminino, queremos evitar falas machistas, por exemplo”, conta Edu Brisa, diretor e dramaturgo da peça.

A obra define-se como um teatro-baile pois envolve música, dança e culinária. Os espectadores são convidados a experimentar diferentes sensações por meio das canções e das comidas típicas do Nordeste servidas durante a apresentação. Toda a experiência é acolhedora e procura despertar uma memória afetiva no público.

Sobre o espetáculo

Foto - Alécio Cezar

O ponto de partida da encenação são canções eternizadas por Gonzagão. “Entendemos que, para homenagear o Rei do Baião, precisávamos homenagear os fãs dele, que gostam de dançar forró e de comer uma paçoquinha e um baião de dois. E esses elementos estão no espetáculo. Então, criamos personagens ficcionais a partir das letras desse grande compositor”, detalha o dramaturgo.

Essas figuras são transportadas para uma casa de farinha - espaço considerado a cozinha do sertão - e se sentem livres para compartilhar as suas histórias. A peça é uma maneira do grupo investigar o modo de vida do brasileiro comum, gerando uma forte identificação com a plateia.

“Apresentamos muitas vezes o espetáculo A Casa da Farinha do Gonzagão - 10 anos de chão! em ruas e praças pelo país. E é muito legal ver como as pessoas se envolvem com o trabalho. Elas se sentem representadas e importantes. Um dos depoimentos mais bonitos que recebemos foi sobre o baião de dois. Em uma apresentação em São José dos Campos, um espectador veio nos agradecer, porque o baião de dois de verdade precisa ter coentro e pimenta e nós fizemos certo”, lembra-se o diretor.

Por retratar de maneira singular os desejos, infortúnios e a labuta cotidiana de quem vive no Brasil, Gonzagão tem uma obra atemporal. Para a companhia, suas canções têm uma alegria que renova, em cada um, a esperança de dias melhores. Dessa maneira, o espetáculo configura-se como uma grande festa. “É um momento de comunhão, em que o público se converte automaticamente em atuador”, completa Brisa.

Sinopse

Foto - Samara Neves

Teatro-Baile baseado na obra de Luiz Gonzaga. Os personagens das músicas do Rei do Baião são transportados para uma casa de farinha, a cozinha do sertão, e lá, em sua intimidade criativa, têm a chance de contarem seus “causos” e suas vidas.

Ficha técnica
A Casa De Farinha do Gonzagão - 10 anos de chão!
Dramaturgia e Direção - Edu Brisa
Atuadores - Cris Camilo, Beto Bellinati, Juliana Grifes, Odília Nunes, Val Ribeiro e Edu Brisa
Músicos - Bia Nascimento, Fefê Camilo e Harry De Castro
Cenário - Thapióca
Figurinos - Ana Cristina Ramos, Selma Paiva e Samara Neves
Direção Musical - Harry de Castro
Sonoplastia - Samara Neves
Preparação Musical - Fernando Alabê
Preparação Corporal e Vocal - Carlos Simioni | Lume Teatro
Treinamento de Máscaras - Cida Almeida
Orientação em Teatro Popular - Ednaldo Freire

Serviço
A Casa De Farinha do Gonzagão - 10 anos de chão!
Duração - 65 minutos
Grátis
Uma hora antes das apresentações terá compartilhamento de processo com o público
Classificação - livre

Data - 05 de maio - sexta-feira
Horário - 19h
Local - CEU Pq. Anhenguera
Endereço - Rua Pedro José de Lima, 1020 - Anhanguera - São Paulo

Data - 12 de maio - sexta-feira
Horário - 19h
Local - CIEJA Perus
Endereço - Rua Francisco José de Barros, 160 - Vila Inácio - São Paulo

Data - 19 de maio - sexta-feira
Horário - 19h
Local - CEU Pq. Bristol
Endereço  - Rua Prof. Artur Primavesi, s/n - Parque Bristol - São Paulo

Data - 28 de maio - domingo | Virada Cultural
Horário - 16h
Local - Estacionamento do Teatro Arthur Azevedo
Endereço  - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca - São Paulo

Data - 02 de junho - sexta-feira
Horário - 19h
Local - CEU Tremembé
Endereço  - Rua Adauto Bezerra Delgado, 94 - Parque Casa de Pedra - São Paulo

Data - 25 de junho - domingo
Horário - 14h
Local - Pq. Raul Seixas
Endereço - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Conjunto Residencial José Bonifácio - São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários