Foto - Lucky Nunes e Nuno Ludgero |
Comédia, do grupo Matamoscas Teatral, narra a história de uma heroína repleta de fracassos
Até o dia 12 de fevereiro, fica em cartaz no Giostri Teatro o espetáculo Desempregada, do grupo Matamoscas Teatral. A peça é uma comédia que parte da simbologia dos super-heróis clássicos dos cinemas e dos quadrinhos, com enredo marcado também pela visitação aos textos Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul Han, e O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell.
No espetáculo, é exibida ao público a jornada da heroína que não deu certo, quebrando assim a expectativa e a promessa de uma estrutura narrativa tradicional. "A heroína se depara com um fracasso anticlimático a cada etapa, carregado de uma letargia frustrante. Existe algo de estranho na narrativa contada, seja na atuação do nosso contrarregra, ligeiramente mais incisivo do que o esperado, ou nas personagens que supostamente apareceriam para auxiliar sua jornada", conta a dramaturga Bella Rodrigues.
Segundo Bella, o modelo da "jornada do herói", atualmente seguido pela quase totalidade das produções midiáticas, é hegemonicamente eurocêntrico, estadunidense, branco, heteronormativo e masculino. O espetáculo reflete, portanto, sobre como uma jovem latino-americana se relaciona com essa ilusão grandiosa diante do contexto do país, que alcança índices assustadores de desemprego, que recentemente voltou a entrar no mapa da fome e que vem sofrendo um declínio no investimento público nas áreas de cultura, pesquisa e educação.
"A população jovem está cada vez mais frustrada, deprimida, doente, cansada e sem perspectiva de futuro, cenário semelhante ao que encontramos lendo o livro "Sociedade do Cansaço" de Byung-Chul Han", complementa.
Sinopse
Foto - Lucky Nunes e Nuno Ludgero |
“Funcionária, seus serviços não são mais necessários!” Desempregada, solitária e certa de que ninguém tem uma vida pior do que a dela, uma jovem recebe um chamado para tornar-se uma super-heroína, com direito a poderes de verdade e calcinha por cima da calça. Conduzida por um contrarregra contratado, ela segue à risca todas as etapas da Jornada do Herói, encontrando em um mentor e em uma arqui-inimiga as figuras necessárias para sua transformação. Essa tentativa de jornada condensa sua vida banal, o cotidiano do escritório e o cenário político brasileiro, colocando em xeque nossos ideais heroicos, ao passo que nossa heroína faz de tudo para se encaixar em uma narrativa criada para homens.
Ficha técnica
Desempregada
Direção - José Pedro
Dramaturgia - Bella Rodrigues
Elenco - Ana Alencar, Carin Lima, Franco Cammilleri e PV Hipólito
Assistência de Direção - Giovana Andrade
Cenografia - Diogo Monteiro
Figurino - Talisha Ribeiro
Iluminação - Ana Alencar
Audiovisual - Lucas Campos
Produção - Gabrielle Távora e PV Hipólito
Realização - Matamoscas Teatral
Serviço
Desempregada
Temporada - até 12 de fevereiro
Horário - sábado, às 20h30, e domingo, às 19h
Duração: 70 min
Local - Giostri Teatro
Endereço - Rua Rui Barbosa, 201 - Bela Vista - São Paulo
Capacidade - 60 lugares
Ingressos - R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Classificação - 12 anos
0 Comentários