Obra O direito da criança ao respeito ganha nova edição


O livro reúne dois ensaios: O direito da criança ao respeito, escrito em 1929 pelo polonês Janusz Korczak, de tradição judaica; e Os direitos da criança, escrito em 1986 pelo brasileiro Dalmo de Abreu Dallari, jurista de tradição católica. Em comum, os textos trazem um olhar de profundo respeito pela criança e conceitos que, ainda hoje, podem definir histórias de vida de personalidades em formação

O direito da criança ao respeito (Summus Editorial - 5ª edição revista) é um livro que reúne dois ensaios em defesa dos direitos das crianças. O primeiro, O direito da criança ao respeito, foi escrito em 1929 pelo pediatra, pedagogo e jornalista polonês Janusz Korczak, de tradição judaica.

Já o segundo, intitulado Os direitos da criança, foi escrito em 1986 por Dalmo de Abreu Dallari, jurista e educador brasileiro, de tradição católica, e que ajudou a idealizar o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Ambos os autores tiveram a vida marcada pela oposição a regimes opressores - o nazismo na Europa e a ditadura civil-militar no Brasil.

No prefácio da pequena, porém fundamental obra, o pastor presbiteriano Jaime Wright, que teve papel de relevância na defesa dos direitos humanos em nosso país durante o período militar, destaca que os dois autores, tão distanciados no tempo e no espaço, se aproximam e se irmanam na valorização da criança e no respeito que deve guiar o olhar da sociedade sobre a infância: “eles escrevem sobre os valores mais preciosos da humanidade”.

O livro conta, ainda, com uma versão condensada dos dez princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança, de 1959, na qual Wright incluiu, após cada um dos seus dez princípios, textos retirados do Antigo e do Novo Testamento, que contribuem para a reflexão sobre cada tema.

Obra essencial para iluminar as discussões sobre a proteção à infância em nossos dias, de extremo interesse para pais, educadores, assistentes sociais, ativistas e instituições que agem em defesa da infância.

Sobre os autores

Janusz Korczak, pseudônimo de Henryk Goldszmit, foi pediatra, pedagogo, jornalista, escritor e ativista polonês e dedicou a vida à causa das infâncias. Nasceu em Varsóvia, em 1878, no seio de uma próspera família judaica. Formou‑se em Medicina pela Universidade de Varsóvia e se notabilizou por seu trabalho de atendimento a crianças carentes e órfãs. Fundou o orfanato Dom Sierot, onde colocou em prática sua visão revolucionária de uma educação baseada na democracia, na autogestão e no direito das crianças à liberdade e a uma vida digna. Escreveu muitos livros, dentre os quais se destacam “Quando eu voltar a ser criança”, de 1926, e “O direito da criança ao respeito”, de 1929. Durante a ocupação nazista na Polônia, seu orfanato funcionou dentro do gueto de Varsóvia e abrigou cerca de 200 crianças judias. Morreu em 1942, assassinado junto com elas, no campo de extermínio de Treblinka.

Dalmo de Abreu Dallari nasceu em 31 de dezembro de 1931 em Serra Negra (SP). Graduou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1957, onde mais tarde obteve a livre-docência. Ainda na juventude passou a atuar em defesa dos direitos humanos. Como professor e jurista, teve papel ativo na luta contra a ditadura civil-militar que se instalou no país em 1964. Por seu ativismo, foi alvo de perseguição política e chegou a ser espancado. Ao longo da década de 1980, contribuiu de maneira significativa com a Assembleia Constituinte que culminou na promulgação da Constituição Federal de 1988. Dallari jamais se omitiu diante de situações de injustiça. Faleceu em 8 de abril de 2022, em sua casa, em São Paulo, aos 90 anos, por insuficiência respiratória. Deixou esposa, sete filhos, 13 netos e dois bisnetos, e entrou para a história como um dos maiores juristas brasileiros.

Ficha técnica
O direito da criança ao respeito - 5ª edição revista
Autores - Janusz Korczak e Dalmo de Abreu Dallari
Editora - Summus Editorial
Páginas - 120
Preço - R$ 31,80 (e-book) e R$ 38,69 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários