Espetáculo Relampião celebra dez anos com temporada gratuita em São Paulo

Foto - Arô Ribeiro

Com dramaturgia de Solange Dias, o espetáculo convida o público para uma viagem pela cultura popular brasileira e converte o bando mitológico de Virgulino Lampião em pessoas comuns que lutam para sobreviver em meio a tantas desigualdades

Em 2022, o espetáculo “Relampião”, criado em conjunto pela Cia do Miolo e a Cia Paulicea de Teatro, comemora dez anos de criação. E para celebrar a data, as duas companhias realizam uma temporada especial com apresentações gratuitas nas Zonas Leste, Norte, Oeste e Sul de Sampa.

O espetáculo traça um paralelo entre a luta do cangaço e as lutas pela vida na contemporaneidade. Revisitando histórias de Lampião - O Mito do Cangaço para aproximá-las de questões cotidianas de nosso tempo, a peça revela os múltiplos Lampiões e Maria Bonitas que cruzamos diariamente em nossas cidades. Pessoas comuns que lutam para sobreviver em meio a tantas desigualdades.

Uma obra que transpõe o mito sertanejo para as pelejas urbanas, relacionando o cangaço à luta contra injustiça social, revelando muitos traços da cultura e da própria história do Brasil. A dramaturgia de Solange Dias converte o bando mitológico em trabalhadores informais que configuram uma comunidade no espaço público. É ali que os direitos básicos serão reivindicados (saúde, educação, moradia, trabalho, entre outros).

Foto - Arô Ribeiro

A criação do espetáculo partiu de uma pesquisa voltada para a Cultura Popular Brasileira: o Cavalo-Marinho, o Samba, as Carrancas de São Francisco, os tipos populares do Brasil. Uma estética que remete ao imaginário de Lampião, ou Virgulino Ferreira da Silva. “Acreditamos que assim se estabelece uma oportunidade singular para que nossa cultura seja apresentada, discutida e experimentada”, diz o diretor do espetáculo Alexandre Kavanji.

Relampião tem como foco ocupar o espaço público artisticamente, ressignificando seus espaços de fluxo cotidiano. Um encontro significativo com um público que cotidianamente atravessa as ruas, com aqueles que se viram como podem para sobreviver em meio a maior cidade da América Latina.

O espetáculo já cumpriu mais de 150 apresentações e já passou por palcos emblemáticos do teatro, como o Circuito Sesc de Artes, ProAC Editais (interior do estado), Festival Internacional de Teatro de Londrina, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, Salvador, Festival de Teatro de Fortaleza, Festival de Teatro de Vitória ES, Festival Internacional de Teatro de Havana Cuba, entre outros. As apresentações fazem parte do projeto Missão João das Neves em busca de uma nação imaginada contemplado na 38ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Sinopse

Foto - Arô Ribeiro

Relampião traz a história de personagens que trabalham como ambulantes em uma praça, cada um carregando seu sonho e seu modo de resistir; cada um driblando sua maré, para não se entregar à deriva do azar. É com essas histórias, entre músicas, narrativas e poemas, que Virgulino, um artesão de carrancas, espera somar forças para avançar em seu dia a dia, para manter a cabeça presa ao pescoço e para com outros tornar-se um bando, capaz de enfrentar os sistemas de poder que desprezam a importância dessa gente.

Assista ao teaser:


Ficha técnica
Relampião
Direção - Alexandre Kavanji
Direção de Atores - Renata Lemes
Dramaturgia - Solange Dias
Elenco - Cassio Castelan, Denise Guilherme, Dudu Oliveira, Edi Cardoso, Francisco Gaspar, Harley Nobrega e Val Ribeiro
Direção Musical - Charles Raszl
Figurino, Adereços e Ambientação - Luiz Augusto dos Santos
Preparação Corporal - Alício Amaral e Juliana Pardo | Cia Mundu Rodá
Maquiagem - Guto Togniazzolo
Sonorização e Técnico de Áudio - Gabriel Kavanji
Músicos - Fabrício Cardial, Glauber Coimbra
Oficina de Interpretação - Ednaldo Freire
Artesão - Luiz Paulino dá Cunha
Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini
Direção de Produção - Iarlei Rangel
Produção Executiva - Maju Tóffuli e Rafael Procopio
Designer Gráfico - Pedro Penafiel

Serviço
Relampião - com Cia Paulicea de Teatro e Cia do Miolo
Duração - 60 minutos
Grátis
Classificação - livre

Data - 23 de julho - sábado
Horário - 17h
Local - Teatro Flávio Império (área externa)
Endereço - Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba - São Paulo

Data - 24 de julho - domingo
Horário - 10h
Local - Parque Aclimação
Endereço - Rua Muniz de Sousa, 1.119 - Aclimação - São Paulo

Data - 30 de julho - sábado
Horário - 18h30
Local - Largo da Batata - Pinheiros - São Paulo

Data - 31 de julho - domingo
Horário - 15h
Local - Parque Rodrigo Gasperi
Endereço - Av. Miguel de Castro, 321 - Vila Zat - São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários