Cia dos Tortos estreia temporada do espetáculo Quem Não Tem Lona Pede Carona

Foto - Ricardo Avellar

Peça convida pessoas idosas a relembrarem memórias sobre o circo

Em julho, a Cia dos Tortos - grupo do ABC Paulista - realiza a temporada de circulação do projeto Quem Não Tem Lona Pede Carona - Circo Carona na estrada, contemplado no edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc - 46/2021 - Prêmio por Histórico de realização em Circo.

O espetáculo Quem Não Tem Lona Pede Carona desafia o tempo e conta a história de dois artistas de cabelos brancos, Sizu e Palhita, que revivem junto com a plateia as memórias de suas vidas no circo, rindo de suas confusões e palhaçadas, mas também demonstrando a importância do amor e do cuidado um com o outro e com aquelas pessoas que os assistiam.

Com apresentações gratuitas e tradução em Libras, o espetáculo de palhaçaria é inspirado em memórias e depoimentos de experientes artistas, que construíram suas trajetórias se apresentando nas lonas e picadeiros dos circos brasileiros, como Gachola, Bagunça, Reco-Reco, Dirce Militello e Marília de Dirceu.

Foto - Ricardo Avellar

Partindo das memórias destes artistas, hoje com mais de 60 anos, e com inspiração também no documentário Circo Paraki (2011), que procura dar voz a figuras circenses pouco valorizadas na história da linguagem e esbarra nas transformações que o circo viveu e vive no Brasil, é que a Cia dos Tortos convida a população, principalmente pessoas idosas, de diferentes cidades para uma imersão em suas próprias lembranças e memórias com o circo.

"O que propomos é olhar para um grupo de pessoas que têm contribuições sociais e artísticas para todas as gerações. Colocar as pessoas idosas e suas histórias em evidência demonstra para o público geral o seu valor e proporciona um momento de interação e participação na comunidade. A Cia dos Tortos quer contribuir na construção de uma coletividade mais alegre, reflexiva e com mais equidade, lembrando sempre às pessoas que rir é um ato de união e resistência", comenta o grupo que é formado por Paloma Natácia e Pedro Fontana, dupla formada em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina.

Foto - Ricardo Avellar

As apresentações terão a parceria de instituições voltadas para atividades e cuidados de pessoas idosas, em cidades descentralizadas da capital. Uma maneira encontrada pelo grupo para contribuir na formação de público para a arte circense e também fortalecer a relação que a pesquisa do espetáculo tem com o resgate da memória de diversas pessoas com mais de 60 anos.

"Poematizamos esse encontro e acreditamos que ele contribui beneficamente no processo coletivo do cuidado e valorização da nossa sociedade mais experiente, combatendo a discriminação de pessoas idosas, muitas vezes vistas como disfuncionais, e compartilhando momentos de celebração, alegria e reconhecimento", finaliza o grupo.

Sinopse

Foto - Ricardo Avellar

Uma apresentação inspirada em depoimentos de grandes artistas da história do circo. Palhita e Sizu, já de cabelos brancos, contam suas lembranças de quando a Família Tortonni montou seu circo cheio de atrações fantásticas, mas devido um triste acontecimento todo mundo foi embora deixando apenas uma palhaça e um palhaço para realizar todo o show. A magia do picadeiro faz essa dupla voltar no tempo e mostrar como era se desdobrar para oferecer muita alegria e diversão. Números de acrobacia, equilíbrio, contorcionismo, adestramento de animais, disparo de canhão, são realizados por esse par cheio de graça. Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhoras e senhores!

Ficha técnica
Quem Não Tem Lona Pede Carona
Direção - Pedro Fontana
Roteiro - Cia dos Tortos
Produção - Andreia Mauriz
Atuação - Paloma Natácia e Pedro Fontana
Composição Sonora - Anthony Brito
Inspiração Musical - Circo de Asas (letra e composição de Junio Santos)
Figurino - Laura Alves | Clã das Cores e Madame Viu
Cenografia - Clã das Cores e Cia dos Tortos
Operação de Som - Fernanda Meneghetti
Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini
Fotografia - Ricardo Avellar
Designer Gráfico - Francis Lima
Intérpretes de Libras - Fauston Della Flora e Zuleica Carvalho

Serviço
Temporada Quem Não Tem Lona Pede Carona - Circo Carona na estrada
Com Cia dos Tortos
Duração - 55 minutos
Grátis
Acessibilidade - tradução em Libras
Classificação - livre
Mais informações Facebook aqui e Instagram aqui da Cia dos Tortos

Data - 15 de julho - sexta-feira
Horário - 16h
Local - Praça Padre Pedro - São Bento do Sapucaí (SP)

Data - 16 de julho - sábado
Horário - 20h
Local - Circo no Quintal
Endereço: Rua Salim Simão, 282 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos (SP)

Data - 23 de julho - sábado
Local - Santo André (SP) - será informado em breve nas redes sociais do grupo

Data - 24 de julho - domingo
Horário - 16h
Local - Parque Raphael Lazzuri
Endereço: Av. Kennedy, 1111 - Vila Tereza - São Bernardo do Campo (SP)

Data - 30 de julho - sábado
Horário - 11h
Local - Av. Francisco Rodrigues Filho, s/n - C. de Souza - Mogi das Cruzes (SP)

Data - 31 de julho - domingo
Local - Santos - será informado em breve nas redes sociais do grupo

Postar um comentário

0 Comentários