Coletivo Fanfarrosas estreia o espetáculo As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha

Foto - Luana Pereira

O espetáculo de teatro de mamulengo é inspirado em histórias de mulheres migrantes do Nordeste e terá apresentações gratuitas na Zona Leste e Centro de São Paulo

De 15 de julho a 07 de agosto de 2022, o Coletivo Fanfarrosas, realiza a temporada do espetáculo As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha, ação que faz parte do projeto Mamulengas: memórias de fulô contemplado no Programa de Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo - VAI - Modalidade 1.

Em uma grande festa de encantarias e histórias, As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha traz situações e figuras populares da sociedade em seus lugares de destaque e protagonismo dentro do teatro de mamulengo, mesclando culturas paulistas e nordestinas. O espetáculo é inspirado em memórias de mulheres migrantes do Nordeste, incluindo histórias das famílias das atrizes do elenco, protagonizando a brincadeira para além do masculino e misturando tradição com as urgências do mundo contemporâneo.

Foto - Luana Pereira

Com auxílio e direção de Natália Siufi, que é fundadora do Grupo Teatral Parlendas e co-fundadora do Grupo Xingó, o Coletivo Fanfarrosas iniciou sua pesquisa sobre o Mamulengo no Brasil em janeiro de 2022, tendo como inspiração histórias de mulheres retirantes e a cultura popular brasileira.

Sobre o Coletivo

Fanfarrosas nasce do encontro de Giovanna Paixão e Luana Caroline, alunas egressas do curso de Formação para Palhaços Jovens dos Doutores da Alegria - FPJ, onde iniciaram uma trajetória de pesquisas multiculturais e apresentações em espaços como teatros, lonas e locais públicos dentro e fora de São Paulo. Após um tempo, as duas artistas brincantes convidam Vitória Ramos, colega de formação, artista e palhaça, para compor o elenco do coletivo, e Rachele Becker, psicóloga e produtora cultural, para atuar na produção executiva. 

Utilizando manipulação de bonecos e instrumentos de materiais recicláveis, as Fanfarrosas contam e cantam histórias, executando um vasto repertório com músicas das infâncias, MPB e ritmos como coco, ciranda, cacuriá e baião.

“Partilhamos da vontade de discutir temas que nos atravessam, como a presença da mulher na comicidade, a valorização da cultura popular no país e a arte de rua como facilitadora de acesso ao público. Em meio a esse desejo, nos deparamos com uma manifestação popular que dialoga com nosso fazer artístico, o mamulengo: teatro de bonecos popular do nordeste”, finaliza o coletivo.

Sinopse

Foto - Luana Pereira

Vindas dos Nordeste, Catingueira, com sua dor de barriga que não passa há nove meses, junto com Benedite, uma vendedora ambulante de pano de prato, resolvem tentar a vida em São Paulo. Uma cangaceira e sua cobra de estimação que buscam por uma amiga perdida e causam um baita confusão. Um boi dengoso que se perde e até um diabo que resolve aparecer. Mas com ajuda de Dindinha, mulher de santo forte, tudo começa a se resolver. Situações e figuras populares da sociedade em seus lugares de destaque e protagonismo dentro do mamulengo. Mesclando culturas paulistas e nordestinas, uma grande festa de encantarias e histórias.

Ficha técnica
As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha
Direção - Natália Siufi
Roteiro e Texto - Fanfarrosas e Natália Siufi
Brincantes - Giovanna Paixão, Luana Pereirinha e Vitória Ramos - Fanfarrosas
Oficina de Confecção e Manipulação - Danilo Cavalcante
Confecção - Fanfarrosas, Danilo Cavalcante e Maria do Carmo
Confecção da Empanada - Bel Lopes | Glória de Goitá
Pintura Empanada - Fanfarrosas e Ijür Satso
Pesquisa e Conversas - Cida Lopes e Titinha | Glória de Goitá
Operação de Som - Fany Cabanas
Zabumba - Naiara Perez, Noemí Isaet e Alice Vaz
Apoio Técnico - Cia Boca de Cena e Casa-Ateliê Fulô de Mulungu
Ilustração - Cintia Viana
Produção - Rachele Backer e Fanfarrosas
Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini
Agradecimentos - Jean Cesar Salustiano, Rogério Nascimento, Família Backer, Pedro e Luna, Erika Moura, Dona Antônia, Grupo Xingó e Cia Boca de Cena

Serviço
As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha
Grátis
Duração - 50 minutos
Classificação - livre
Mais informações Facebook aqui e Instagram aqui do Coletivo Fanfarrosas

Data - 15 de julho - sexta-feira
Horário - 16h
Local - Centro Cultural Arte em Construção
Endereço - Avenida dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes - São Paulo 

Data - 16 de julho - sábado
Horário - 15h
Local - CRD - Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo
Endereço - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá, s/n - Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo

Data - 17 de julho - domingo
Horário - 15h
Local - Cordão Folclórico Itaquera
Endereço - Rua Emília Brasão, 110 - Conj. Res. José Bonifácio - Itaquera - São Paulo

Data - 06 de agosto - sábado
Horário - 15h
Local - Oficina Cultural Alfredo Volpi
Endereço - Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - São Paulo

Data - 07 de agosto - domingo
Horário - 16h
Local - Espaço Cultural Adebankê
Endereço - Rua Durande, 175 - Artur Alvim - São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários