Curso de Produção e Mediação Cultural do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil abre inscrições

Foto - Divulgação

A ação será online e podem se inscrever jovens entre 16 e 24 anos, de qualquer lugar do Brasil

Até o dia 18 de julho de 2022, estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Produção e Mediação Cultural oferecido pelo Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil, em parceria com o Sesc Santo André.

O curso será realizado em formato online e o chamamento é destinado a jovens com idade entre 16 e 24 anos, de qualquer lugar do Brasil, que tenham interesse em conhecer as dinâmicas da produção cultural do festival. Serão oferecidas trinta vagas e as aulas acontecerão em formato remoto, na Plataforma Zoom, de 23 de julho a 14 de agosto, aos sábados e domingos, das 10h às 13h.

Em oito encontros com duração de três horas cada, mediados pela comissão organizadora do festival e por produtores culturais, artistas, militantes da cultura, serão tratados temas como: Fundamentos da Produção Cultural, Produção Cultural Independente, Relações Históricas entre o Público e o Privado na Cultura Brasileira, Cultura e Periferia, Cultura como Militância, entre outros.

Pessoas que desejam participar do curso, porém não possuem acesso a uma conexão de internet, poderão informar a necessidade deste tipo de auxílio na ficha de inscrição para que, eventualmente, sejam disponibilizados meios de acesso. Em caso de uma procura maior do que o número de vagas disponibilizadas, a comissão de seleção priorizará as pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e/ou pessoas autodeclaradas trans, travestis ou não-binárias.

A iniciativa surgiu para garantir o protagonismo jovem no processo de execução do festival que é dedicado a esse público, além de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de pessoas que tenham interesse em ingressar no setor cultural. A divulgação dos nomes dos selecionados será realizada no dia 19 de julho, no site oficial do evento aqui.

“Foi por meio da troca com mais de trinta jovens que já passaram pela produção do festival que nasceu o desejo da organização em oferecer um curso gratuito e intensivo que permita um aprofundamento dos temas que envolvem o fazer artístico”, comenta a organização do VQV Brasil.

Sobre o Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil


Desde 2018, acontece em Santo André o Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil. Um potente encontro entre artistas de 13 a 19 anos e seus coletivos teatrais, que visa promover uma maratona cultural que valorize o protagonismo jovem por meio do teatro e incentive o teatro adolescente do país.

O festival já estabeleceu parcerias com instituições como a UFABC, Sesc, Secretaria de Cultura de Santo André, Escola Livre de Teatro, entre outras. Além de iniciar o projeto pedagógico Produção Jovem, para a formação de jovens produtores culturais por meio da prática em diversas áreas durante a execução do Festival.

O Vamos que Venimos Brasil é a versão brasileira do festival criado na Argentina, em 2009, idealizado pela atriz e arte-educadora Cecília Ruiz, junto com um grupo de alunos adolescentes. Em 2021, o projeto foi adaptado para o formato virtual em razão da pandemia da Covid-19 e expandiu sua atuação abrangendo jovens de diversas regiões do Brasil.

Em sua edição de 2022, o IV Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil, acontecerá em formato híbrido com um curso em formato virtual, para jovens de todo o Brasil, e apresentações de espetáculos, oficinas, painéis de intercâmbio e encontros com artistas e pesquisadores em formato presencial, na cidade de Santo André (SP). As ações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Proac Proac Direto 38/2021 e tem apoio do Sesc Santo André. Mais informações podem ser obtidas no site aqui, página do Facebook aqui e Instagram  aqui do festival.

Serviço
Curso de Produção e Mediação Cultural do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil
Público alvo - jovens entre 16 e 24 anos
Vagas - 30
Inscrições gratuitas até 18 de julho
Formulário de inscrição disponível no site aqui
Divulgação dos selecionados - 19 de julho no site oficial do evento aqui
Período do curso - de 23 de julho a 14 de agosto
Aulas remotas aos sábados e domingos, das 10h às 13h, pela plataforma Zoom

Postar um comentário

0 Comentários