8º Ato Artístico Coletivo Perus promove três dias de eventos gratuitos para crianças e jovens

Esquadrão Bombelhaço. Foto - Ricardo Avellar

A programação conta com apresentações do Circo Teatro Palombar, Grupo Sobrevento, As Tapijás, Grupo Esparrama e Grupo Pandora de Teatro, além de um bate papo com Dib Carneiro Neto e Jéssica Policastri

De 15 a 17 de julho, o Grupo Pandora de Teatro e a Ocupação Artística Canhoba promovem o 8º Ato Artístico Coletivo Perus, um festival que contará com uma programação plural e diversa, totalmente dedicada ao teatro para a infância e juventude. Com entrada gratuita, o festival acontece na Ocupação Artística Canhoba, celebrando os 18 anos do Grupo Pandora de Teatro, coletivo responsável pela gestão do espaço que tem sua trajetória marcada pela forte ligação com o bairro de Perus.

Sobre o Ato Artístico

Realizado pelo Grupo Pandora de Teatro e Ocupação Artística Canhoba, o Ato Artístico Coletivo Perus vem se consolidando anualmente como um importante evento no calendário de Perus. Um festival cuja premissa é fortalecer a criação artística na região, apoiando polos culturais e ocupações artísticas, tecendo um território de desenvolvimento mediado por arte, cultura, meio ambiente e educação.

A primeira edição, que aconteceu em 2012, contou com o apoio da 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, e buscou impulsionar o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Portland Perus, composto por ex-trabalhadores, moradores de Perus e região, que há mais de 30 anos lutam pela desapropriação da antiga Fábrica e transformação do local em um Centro de Lazer, Cultura e Memória do Trabalhador.

Desde então, foram realizadas quatro edições presenciais em 2014, 2015, 2018, 2019 e 2022 e um virtual (2021), formato adotado em razão da pandemia da Covid-19 que possibilitou abarcar artistas de outros estados como Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, enaltecendo a importância de se criar redes de fortalecimento entre artistas diante do cenário complexo enfrentado pelo setor cultural.

As ações fazem parte do projeto "Estatísticas dos Pássaros" realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura. Confira abaixo a programação completa do evento:

Data - 15 de julho - sexta-feira

Espetáculo - Esquadrão Bombelhaço
Com Circo Teatro Palombar
Horário - 15h30
Duração - 50 minutos

Foto - Ricardo Avellar

Um batalhão de bombeiros composto por palhaços corre para o salvamento de um gatinho que ficou preso em cima de um muro. Um carro entra em alta velocidade com o esquadrão e seus equipamentos de combate ao fogo... A tropa atrapalhada inicia seus procedimentos de salvamento entre trombadas, tropeços, saltos na pizza e bofetões.

Data - 16 de julho - sábado

Espetáculo - Pra lá de Teerã
Com Grupo Sobrevento
Horário - 11h
Duração - 40 minutos

Foto - Matheus Carvalho

A peça mistura elementos do Mamulengo - Teatro de Bonecos Popular do Brasil - e do Teatro de varão português (revivido em Évora) aos do Kheimeh Shab Bazi, forma tradicional e popular de Teatro de Bonecos persa. Seguindo ambas as tradições, a música é executada ao vivo e a apresentação é coordenada por um mestre de cerimônias, que apresenta os bonecos e promove a relação deles com o público.

Espetáculo - Pequena Floresta de Maisha
Com As Tapijás
Horário - 15h
Duração - 60 minutos

Foto - Divulgação

Uma menina que vive no bairro de Taipas sai em uma saga por água para suas plantas e encontra diversos desafios do cotidiano no território em que ocupa. Em um misto de emoções e diversão, esta peça infantojuvenil irá acalentar o coração.

Data - 17 de julho - domingo

Espetáculo - Fim?
Com Grupo Esparrama
Horário - 11h
Duração - 50 minutos

Foto - Sissy Eiko

O mundo acabou e só sobraram lixões, campos de guerra, estranhos muros, restos lamacentos de um rio doce e… Beatriti e Margueriti, duas baratas que acreditam que agora o mundo será só delas. Mas dois seres esquisitos e atrapalhados também sobreviveram. Dois palhaços que agora perambulam pelo mundo com um mapa, uma semente e muita esperança em encontrar um novo começo para a humanidade. Eles não desconfiam que estão sendo observados pelas baratas, que criarão armadilhas para "ajudá-los" a entender que o mundo delas é bem melhor sem eles. Será o Fim?

Espetáculo - Nina e a cidade que perdeu o vento
Com Grupo Pandora de Teatro
Horário - 15h
Duração - 60 minutos

Foto - Luh Silva Maio

Nina, uma garota que trabalha com entregas durante a pandemia no Brasil, parte em sua jornada fantástica para levar uma importante encomenda até um lugar muito distante, a cidade que perdeu o vento.

Bate-papo - Teatro para infância e juventude
Com Dib Carneiro e Jéssica Policastri
Horário - 16h30

Sobre os participantes

Foto - Divulgação

Dib Carneiro Neto é jornalista formado pela ECA-USP, dramaturgo, roteirista, escritor e crítico de teatro para crianças desde 1990. Ganhador dos prêmios Shell, Jabuti, Governador do Estado e CBTIJ. Mantém um site e um canal do YouTube, ambos com o título de Pecinha é a Vovozinha! - espaços em que divulga e opina sobre a programação de artes cênicas para crianças e jovens.

Foto - Divulgação

Jéssica Policastri é Bacharel em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Especialização em Corpo, Dança, Teatro e Performance na Escola Superior Célia Helena Centro de Artes e Educação - SP. É sócia, fundadora e atriz da Companhia MAR. Foi indicada ao prêmio de melhor atriz, com o espetáculo Vocês vão ter que me engolir!, pelo Prêmio São Paulo de Teatro Infantojuvenil.

Serviço
8º Ato Artístico Coletivo Perus
Período - de 15 a 17 de julho - sexta a domingo
Local - Ocupação Artística Canhoba
Endereço - Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton - São Paulo
Atividades presenciais gratuitas
Classificação - livre
Mais informações no Facebook aqui e Instagram aqui

Postar um comentário

0 Comentários