Teatro Alfa abre nova turma do curso gratuito para capacitar professores na montagem de espetáculos

Foto - Sandra Aoki

Conteúdo do Descobrindo o Teatro Online inclui aulas sobre cenografia, música, iluminação e figurino. O participante assiste 
à sessão (gravada) do divertido espetáculo Caixa Mágica, sobre a história do teatro, da Grécia antiga aos tempos atuais

O curso Descobrindo o Teatro Online abre inscrições para a segunda turma deste ano. Voltado a educadores e professores de escolas públicas e ONGs, acontece entre 11 e 27 de abril. Outros três módulos do mesmo curso serão abertos durante o ano. Os interessados podem se inscrever obtidas no site do Teatro Alfa (clique aqui).

Projeto social do Teatro Alfa nasceu há 19 anos, originalmente voltado para jovens de baixa renda, com o objetivo de colocá-los em contato com as artes cênicas e as profissões que atuam por trás das cortinas. As aulas mostram o processo de montagem de um espetáculo e o trabalho dos criativos da cenografia, iluminação, música e figurino, assim como revela o que acontece nos bastidores, na coxia de um teatro.

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto passou por uma reformulação para acontecer no formato online para capacitar professores e educadores para serem os instrumentos de disseminação dos conteúdos e, assim, favorecer alunos de escolas públicas e de ONGs da Capital.

Com coordenação de Eloisa Elena (da Cia Barracão Cultural), as aulas do Descobrindo o Teatro Online são ministradas por ela ao lado de Anie Welter e Renato Hofer, e contam com a participação dos profissionais da equipe técnica do Teatro Alfa, vencedora do Prêmio APCA 2016. Cada um em sua área, os especialistas falam sobre os elementos de uma montagem teatral: som (Haroldo Constanzo), iluminação (Claudio Gutierrez) e espaço cênico/cenografia (Luiz Henrique).

Foto - Sandra Aoki

O professor participante assiste a 10 aulas virtuais (ao vivo e gravadas), em uma plataforma digital, por onde recebe os conteúdos das atividades. As aulas em que arte-educadores e técnicos do Teatro Alfa transmitem seus conhecimentos sobre a montagem de espetáculos - mostrando como funcionam a luz e o som, além de comentar sobre espaço cênico e figurino - são disponibilizadas em links gravados para ilustrar.

Na última etapa do curso, os participantes são estimulados a criar sua própria cena teatral, a partir dos recursos disponíveis. Também está prevista no currículo a sessão (gravada) do divertido espetáculo Caixa Mágica. A peça leva o espectador a uma viagem pela história do teatro, da Grécia Antiga até o teatro realista, passando pelos personagens ritualísticos do teatro japonês, do trovadorismo da era medieval, a commedia dell'arte e Teatro Elizabetano.

Ficha técnica
Descobrindo o Teatro Online
Coordenação - Eloisa Elena | Barracão Cultural
Educadores e Elaboração de Conteúdos - Anie Welter, Eloisa Elena e Renato Hofer
Participação nas Aulas Gravadas - Haroldo Constanzo, Luiz Henrique dos Santos Reis e Claudio Gutierrez
Edição de Vídeo - Lays Somogyi e Maria Lia
Realização - Instituto Alfa de Cultura

Serviço
Descobrindo o Teatro Online
Período - de 11 a 27 de abril
Horário - das 19h30 às 21h
Mais informações podem ser obtidas no site do Teatro Alfa aqui ou aqui

Postar um comentário

0 Comentários