Depois do Festival de Curitiba a peça Momo e o Senhor do Tempo reestreia em Sampa

Foto - João Caldas

A grande sacada do espetáculo é debater e refletir o significado do tempo com crianças e seus familiares. A premiada diretora Carla Candiotto também assina a realização com a Candiotto Produções

Depois de estrear em circulação pelos cinco teatros da Prefeitura no mês de janeiro, e participar do Festival de Curitiba, a peça Momo e o Senhor do Tempo engata novas temporadas em São Paulo, no Teatro Cacilda Becker e no Teatro João Caetano. Adaptação teatral do livro O Senhor do Tempo, de Michael Ende, Momo e o Senhor do Tempo segue a ideia de dialogar com crianças e adultos, predominantemente por meio do humor, com tiradas inteligentes e montagens exigentes em termos de cenários, figurino, luz e música. A estreia aconteceu no Teatro Alfredo Mesquita em janeiro deste ano e passou pelo Teatro João Caetano, no Teatro Cacilda Becker, Teatro Arthur Azevedo e Teatro Paulo Eiró. Sempre com entrada franca.

Com cenário de André Cortez, iluminação de Wagner Freire, figurino de Chris Aizner, vídeo mapping de André Grynwask e direção de produção de Rodrigo Matheus, Momo tem o elenco formado pelos atores Camila Cohen, Eric Oliveira, Ernani Sanchez, Fabrício Licursi e Victor Mendes, todos de forte tendência corporal e com grande experiência e relevância no cenário teatral brasileiro.

Em 25 anos de trajetória artística, Carla construiu uma reputação que lhe garante um lugar de prestígio nesse cenário e também lhe cobra a responsabilidade de estar sempre se superando. A diretora sabe que, quando uma criança percebe seu pai ou mãe se divertindo numa atividade junto com ela, isso cria uma cumplicidade importante na relação familiar. E os aproxima.

Foto - João Caldas

Escrita em quatro mãos, por Carla Candiotto e Victor Mendesa adaptação retrata a importância do tempo na vida das pessoas e a melhor forma de aproveitá-lo. A menina Momo (Camila Cohen) aparece misteriosamente em uma cidade e vai morar nas ruínas de um antigo teatro abandonado. Lá, onde as crianças desaprenderam a brincar, pouco a pouco ela as ensina a redescobrir esse prazer. Com empatia e atenção, ouve as pessoas, valoriza a relação entre os amigos, os encontros e as ideias diferentes.

Tudo parece fazer sentido até que um acontecimento inesperado tira o sossego de todos. Os Seres Cinzentos surgem com a finalidade clara de comprar o tempo das pessoas. O tempo para a brincadeira, o tempo para conversar com os amigos, o tempo de olhar as formigas, ou passear, é roubado e trocado por uma moeda que deixará todos tristes.

A missão dos Seres Cinzentos é convencer as pessoas de que elas devem "economizar" seu tempo, entregando-o a eles. Na realidade, eles sugam e estocam o tempo do povo com a desculpa de ajudar a poupar mais. Momo e seus amigos precisam agir rapidamente. Precisam de um plano para enfrentar o inimigo e recuperar o “tempo perdido” de todos.

Há um prólogo na peça. Amigo da Momo, Beppo (Victor Mendes) anda de bicicleta e se questiona: “Como inventar uma história? De onde vem as histórias? Quando elas precisam nascer? Para que precisamos dela?” Ele está procurando uma história para viver. Está precisando de uma. Dizem que as histórias te escolhem, dizem que elas são tão poderosas que você não consegue mudá-las, uma vez que elas existem.

Foto - João Caldas

“A história é sobre uma menina heroína, é sobre amizade, carinho e o respeito entre os cidadãos de uma pequena vila. Beppo e Gigi são os amigos guardiões de Momo, a escolhida pelo senhor do tempo para devolver o tempo das pessoas no mundo”, resume Carla Candiotto.

O projeto é a primeira realização da Candiotto Produções, no sentido de produzir integralmente um espetáculo e sua circulação. Até hoje, além de dirigir por 20 anos a companhia Le Plat du Jour, Carla tem trabalhado como diretora em produções de grande porte, representada por sua empresa, fundada em 2011.

Momo e o Senhor do Tempo foi contemplado na 10ª Edição do Prêmio Zé Renato de Apoio à Produção e Desenvolvimento da Atividade Teatral para a Cidade de São Paulo - 2019. Este projeto, também aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, contempla a realização de uma segunda temporada da peça em cinco cidades, com dezesseis apresentações em São Paulo (SP), duas no Rio de Janeiro (RJ), duas em Belo Horizonte (MG), duas em Porto Alegre (RS) e duas em Brasília (DF), em teatros com capacidade de cerca de 350 lugares.

Ficha técnica
Momo e o Senhor do Tempo - A Extraordinária História dos Ladrões de Tempo e da Criança que Trouxe de Volta às Pessoas o Tempo Roubado
Direção - Carla Candiotto
Texto - Carla Candiotto e Victor Mendes
A partir do romance original de Michael Ende
Elenco - Camila Cohen, Eric Oliveira, Ernani Sanchez, Fabrício Licursi e Victor Mendes
Cenografia e Adereços - André Cortez
Figurinos - Chris Aizner
Iluminação - Wagner Freire
Trilha Sonora Original - Marcelo Pellegrini
Programação Visual - Camila Brandão
Coreografia - Gisele Calazans e Roberto Alencar
Colaboração Dramatúrgica - Aline Moreno
Preparação de Ator - Thiago Amaral
Assistente de Direção - Camila Brandão
Assistente de Cenografia - Stephanie Fretin de Freitas
Cenotécnico - Marcelo de Andrade e Isaac Tiburcio
Confecção de Figurinos - Ateliê Judite de Lima
Fotografia - João Caldas
Assessoria de Imprensa - Fernanda Teixeira e Macida Joachim | ArtePlural
Consultora em Acessibilidade - Paula Souza Lopes
Consultoria Jurídica - Martha Macruz
Equipe de Produção - Cadu Cardoso, Maurício Schneider e Thais Patez
Produção Executiva - Pedro de Freitas | Périplo Produções
Coordenação de Produção - Rodrigo Matheus
Realização - Candiotto Produções

Serviço
Momo e o Senhor do Tempo - A Extraordinária História dos Ladrões de Tempo e da Criança que Trouxe de Volta às Pessoas o Tempo Roubado
Grátis
Ingressos distribuídos 1 hora antes das apresentações
Com Libras e audiodescrição
Classificação - a partir de 7 anos

Local - Teatro Cacilda Becker
Endereço - R. Tito, 295 - Lapa - São Paulo
Capacidade - 198 lugares
Data - de 09 a 17 de abril - sábados e domingos
Horário - 16h
Dia 15 de abril, sexta-feira, haverá duas sessões - às 11h e 16h
Informações 11 3864-4513

Local - Teatro João Caetano
Endereço - R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino - São Paulo
Capacidade - 450 lugares
Data - 14 e 22 de maio, sábado e domingo
Horário - 16h
Informações 11 5573-3774

Postar um comentário

0 Comentários