Os Três Mosqueteiros estreia temporada no Teatro UOL

Foto - Jeffersson Pancieri

A hilariante aventura de capa e espada ganhou versão infantil lúdica, assinada por Flavio de Souza e pela diretora Pamela Duncan

Inspirada no clássico de Alexandre Dumas (1840-1844), a montagem é uma divertida aventura de capa e espada, adaptada por Flavio de Souza, criador das séries Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua, e por Pamela Duncan, que também assina a direção. Os três amigos - Musse (sapateiro), Champignon (poeta) e Garçom (faxineiro) - embarcam numa história medieval com a missão de salvar a princesa Chantilli do malvado Roquefor. A aventura é regada por valores humanistas, mas também tem romantismo e uma curiosa transformação da Princesa.

No enredo de Os Três Mosqueteiros, os jovens humildes sonham em se tornar mosqueteiros do reino. São alegres, atrapalhados e ingênuos. Descobertos por Bafo, o ajudante fiel do vilão Roquefor, eles são nomeados mosqueteiros com a missão de proteger a princesa Chantili e o reino da França, mas tudo não passa de um plano mirabolante. Percebendo que Roquefor pretende raptar a princesa, obrigá-la a se casar com Bafo e se apossar da fortuna do reino, os mosqueteiros trapalhões empunham suas espadas para salvar a donzela e expulsar o traidor. A trama é conduzida pelo papagaio narrador Petigatô, um boneco que permanece na área de encenação que a tudo observa e tudo sabe.

Foto - Jeffersson Pancieri

Durante a jornada, os três jovens sonhadores vivem aventuras permeadas de humor em cenas dinâmicas que exaltam os valores humanistas e a ética. A Princesa - que surge como uma menina mimada - transforma-se em uma jovem consciente que se torna mosqueteira, assumindo o lugar do ‘quarto’ integrante da história original.

“Para compor o perfil da Princesa como símbolo do empoderamento feminino, inspiramo-nos na pintora barroca italiana Artemisia Gentileschi, que foi proibida de entrar na academia de artes e seu talento não era reconhecido”, revela a diretora.


“Queremos mostrar que todos podem ser heróis, que pessoas comuns também são capazes de atos heroicos, e mostrar que a união e os valores morais nos tornam mais humanos e nos ajudam a viver em comunidade”, comenta Pamela Duncan. “O espetáculo é poético, alegre e divertido. As crianças e os adultos vão refletir sobre a importância de união para uma vida mais feliz e digna. A solidariedade, o coletivo e a força do feminino são as bases da nossa construção dramática”, completa.

A direção de Pamela Duncan é inspirada nos desenhos animados e na filmografia de Os Três Mosqueteiros, amparada por uma intensa pesquisa bibliográfica sobre o autor e a obra, que incluiu os filmes produzidos, as lutas de capa e espada e a estética da época junto aos movimentos de literatura e artes plásticas. A montagem para o público infantil ganha contornos clownescos. Pamela também visitou o clássico Os Três Patetas para compor a estética do clown junto ao teatro físico que caracteriza os mosqueteiros palhaços e anti-heróis.

No texto, Flavio de Souza não economizou na criatividade dando nomes divertidos aos heróis (Champignon, Musse e Garçom) e aos demais personagens (Bafo, Roquefor, ama Brioche e papagaio Petigatô), que prometem boas gargalhadas e encantar a garotada.

Foto - Jeffersson Pancieri

Os atores fizeram aulas de dança e de esgrima para desempenhar com destreza as cenas coreografadas de luta, e também laboratórios de cinema em que a espada, os movimentos e a postura dão o tom às cenas. A trilha sonora tem um papel fundamental para dar ritmo às cenas. Em sintonia com a época, os temas passam pelo Barroco e Renascimento, mas aporta no contemporâneo.

O figurino e a maquiagem trazem o lúdico da commedia dell'arte com a alegria das cores e babados, estimulando a fantasia e transportando o espectador para a história. O cenário é virtual com projeções de ambientes do passado, complementado por poucos elementos.

“Nosso grupo, em 17 anos de trajetória, sempre teve compromisso com a não violência das relações. Defendemos que isto deva ser trabalhado por meio da cultura e educação. Todos os nossos espetáculos têm a premissa de elevar a cultura e a educação, entregando o melhor que temos a oferecer: pensamento, qualidade e cultura pela paz. Em Os Três Mosqueteiros também falamos de nós e de nossos comportamentos, de acordo com esta filosofia”, finaliza Pamela Duncan.

Ficha técnica
Os Três Mosqueteiros - Um por Todos e Todos por Um
Direção e Concepção - Pamela Duncan
Dramaturgia - Flavio de Souza e Pamela Duncan
Assistência de Direção - Pedro Guida
Elenco - Sol Leão, Bruno Henrique, Edson Thiago Rossi, Dante Passarelli, Rogerio Favoretto, Ricardo Aires e Ângelo Fávero
Voz do Petigatô - Sérvulo Augusto
Figurinos - Pamela Duncan
Adereços - Ivaldo de Mello
Vídeo-Cenário - Giuliano Scanduzzi e Thais Capeto
Cenografia - Heron Medeiros
Trilha Sonora - Sérvulo Augusto
Iluminação e Operação de Luz - Rodrigo Pivetti
Sonoplastia - Pedro Guida
Preparação de Esgrima - Francesco Magnani
Costureira - Judite de Lima
Operação de Vídeo-Cenário - Ângelo Fávero
Administração - Marcos Thadeu
Leis de Incentivo - Solida Projetos Culturais e equipe
Desing Gráfico - Thais Capéto
Fotos - Jeffersson Pancieri
Produção Executiva - Jorge Alves e Pamela Duncan
Assessoria de Imprensa - Verbena Comunicação
Produção - A Peste - Cia Urbana de Teatro
Idealização - A Peste - Cia. Urbana de Teatro e Pamela G. Stipanicic

Serviço
Os Três Mosqueteiros - Um por Todos e Todos por Um
Temporada - de 02 de abril a 29 de maio - sábados e domingos
Horário - 17h40
Duração - 55 minutos
Local - Teatro UOL - Shopping Pátio Higienópolis - Terraço
Endereço - Av. Higienópolis, 618 - Higienópolis -  São Paulo
Capacidade - 300 lugares
Acessibilidade e Ar-condicionado
Ingressos - R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
Bilheteria - terça, quarta e sexta-feira, das 18h às 21h, sábado e domingo, das 14h às 20h
Venda de ingressos online aqui
Televendas 11 3823-2423, 3823-2737 e 3823-2323
Venda de espetáculos para grupos 11 3661-5896 e 11 99605-3094
Assinantes Clube UOL, Clube Folha e outras promoções do Grupo Folha - 50% de desconto no valor do ingresso
Classificação - a partir de 3 anos
Mais informações 11 3823-2323

Postar um comentário

0 Comentários