Musical infantil Kuami reflete sobre identidade e faz temporada gratuita nos teatros municipais


Idealizado pelo Núcleo abre caminhos, 
espetáculo busca fugir dos estereótipos comumente associados à população negra, ligados apenas ao sofrimento

Adaptado do livro “Kuami” (Editora Jandaíra), de Cidinha da Silva, o musical infantil “Kuami - Caminhos Para Identidade”, do Núcleo abre caminhos, faz temporada gratuita em dois teatros municipais de São Paulo: Teatro Arthur Azevedo e Teatro Flávio Império.

Na trama, para encontrar sua mãe, que foi sequestrada, o elefante mirim africano Kuami se junta à amiga Janaína, uma sereia do reino das águas, em uma viagem por céu, terra e mar. Durante a jornada, o protagonista amplia sua visão de mundo. Ao descobrir filhotes diferentes da sua espécie, com outras culturas e cosmogonias, ele percebe a importância de compreender sua identidade e ancestralidade para defender seu direito de existir.

O fio condutor da narrativa é a música, que reflete a busca dos vários personagens por suas raízes. Por isso, o grupo fez uma ampla pesquisa em sonoridades afro-brasileiras, usando como referências os ritmos samba, coco, pagode, barravento e outros que remetem a esse universo. No elenco estão Adriana Miranda, Cynthia Regina, Piu Guedes e Ulisses Dias. A direção geral é de Martinha Soares e a direção e a preparação musical são assinadas por Valquíria Rosa. Os músicos são Victor Motta e Tahyná Oliveira.

A importância do pertencimento

Foto - Divulgação

A proposta do Núcleo abre caminhos foi construir um espetáculo antirracista, capaz de desconstruir os estereótipos associados à população negra, ligados sobretudo à dor. “Gostaríamos de mostrar uma infância feliz, bonita, amistosa, algo além do sofrimento e dessas questões que o racismo evoca e nos toca todos os dias”, conta Cynthia Regina, uma das criadoras da peça.

Nesse sentido, a obra “Kuami” se encaixa perfeitamente no desejo do grupo de construir contra narrativas e fomentar novos imaginários e perspectivas de futuro. “Cidinha costura uma história com personagens representativos, faz crítica à exploração irracional da natureza e às formas contemporâneas de escravidão, nos deixando uma lição de luta por meio do afeto”, comenta Ulisses Dias, outro dos artistas criadores.

Para Cynthia, mais importante do que falar explicitamente sobre racismo, é abordar questões relativas ao pertencimento e ao acolhimento. “Todos os nossos personagens são negros e ajudam no resgate da mãe de Kuami, que está em uma situação análoga à escravidão. Então, tratamos a questão racial de um jeito sutil. Na verdade, existe um quilombismo, uma força de união dessas pessoas por um bem maior: para salvar alguém que também faz parte dessa comunidade”, afirma.

O Núcleo abre caminhos acredita que o indivíduo só consegue se sentir efetivamente parte da sociedade quando se vê nos espaços de poder. Assim, torna-se urgente a criação de outras narrativas, para que as crianças consigam visualizar novas realidades possíveis.

“A comunidade negra vive para além do racismo. Essa resistência que a gente traz historicamente tem um espaço também de vitórias. Com essa peça, queremos falar que estamos vivos, lutando. Estamos unidos e estamos todos aqui como uma grande irmandade”, acrescenta a artista.

Sinopse

Em uma jornada musical, o elefante mirim africano Kuami e sua amiga Janaína, uma sereia do reino das águas, viajam juntos em uma aventura entre terra, céu e mar à procura da mãe de Kuami, que foi sequestrada. A música é o fio condutor da narrativa entre esses reinos e animais, que buscam encontrar suas raízes a partir de ritmos ancestrais.

Ficha técnica
Kuami - Caminhos Para Identidade
Direção Geral - Martinha Soares
Texto Original - Cidinha da Silva
Adaptação de Texto - Daniel Veiga
Dramaturgismo - Adriana Miranda, Cynthia Regina, Piu Guedes, Ulisses Dias | Núcleo Abre Caminhos
Direção e Preparação Musical - Valquíria Rosa
Músicos - Victor Motta e Tahyná Oliveira
Arranjos Musicais - Victor Motta, Tahyná Oliveira e Valquíria Rosa
Composições Musicais - Adriana Miranda, Cynthia Regina e Piu Guedes
Preparação Vocal - Rodrigo Mercadante
Provocadora de Processo - Patrícia Gifford
Produção - Jack dos Santos | Corpo Rastreado
Iluminação - Rager Luan
Figurinista e Aderecista - Felipe Cruz
Cenografia - Giorgia Massetani
Designer - Rafael Cristiano
Assessoria de Imprensa - Márcia Marques e Daniele Valério | Canal Aberto
Apoio - Espaço Clariô de Teatro e Centro de Referência da Dança

Serviço
Kuami - Caminhos Para Identidade
Grátis
Classificação - a partir de 7 anos

Local - Teatro Arthur Azevedo
Endereço - Av. Paes de Barros, 955 - Mooca - São Paulo
Data - 26 e 27 de março - sábado e domingo
Horário - 16h

Local - Teatro Flávio Império
Endereço - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaiba - São Paulo
Data - 23, 25 e 30 de março e 01, 06, 13, 20 e 22 de abril - quartas e sextas
Horário - 10h
Data - 02, 03, 09 e 10 de abril - sábados e domingos
Horário - 16h

Dica de leitura:

Kuami


Janaína, uma jovem sereia - filha de uma sereia e um baiacu - e o elefante africano Kuami se envolvem em uma aventura para libertar a mãe de Kuami, Dara, de perigosos traficantes de animais. Com uma narrativa ágil e personagens representativos, Cidinha da Silva constrói uma trama que tange críticas ao agronegócio, à exploração irracional da Natureza, a formas contemporâneas de escravidão e ao maltrato de animais, ao mesmo tempo que fala de afeto, de cuidado, de resistência, de amor em todas as suas formas. Um amor que se resolve em ação, que liberta e cura.

Ficha técnica
Kuami
Autora - Cidinha da Silva
Ilustrações - Annie Ganzala
Editora - Jandaíra
Páginas - 96
Preço - R$ 44,00
Para mais informações ou comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários