Jean-Luc Godard é tema de retrospectiva na MUBI

Frame de Carmen de Godard, 1983

Neste mês, quatro obras-primas do diretor chegam à plataforma, no especial 
Para Sempre Godard: Uma Retrospectiva.  Os longas Carmen de Godard e Tempo de Guerra já estão disponíveis

A MUBI, distribuidora e serviço global de streaming com curadoria, apresenta um ciclo dedicado ao icônico diretor da Nouvelle Vague, Jean-Luc Godard. A programação especial Para Sempre Godard: Uma Retrospectiva traz quatro de suas obras-primas essenciais: Carmen de Godard, Tempo de Guerra, Máfia em Paris e Made in U.S.A. Os dois primeiros filmes já estão disponíveis na plataforma.

De crítico de cinema combativo e engenhoso a uma figura quase mítica do cinema revolucionário modernista dos anos 1960, Jean-Luc Godard continua propagando a beleza e expandindo os limites do cinema até os dias de hoje. Seja trabalhando com estrelas pop ou tecnologia de ponta, ele nunca deixou de questionar a Sétima Arte, colocando a imagem cinematográfica no centro de seu pensamento, sua apreciação e perspectiva crítica do mundo. O especial da MUBI presta uma homenagem a este autor tão importante para a compreensão dos séculos 20 e 21. Confira mais informações sobre os filmes:

Carmen de Godard

Baseado na ópera Carmen de Bizet, o drama ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1983. Na trama, Carmen X, integrante de uma gangue terrorista, pergunta a seu tio Jean se ele pode emprestar a casa na praia para ela fazer um filme com alguns amigos. Na realidade, seu clã está planejando roubar um banco. Durante o roubo, Carmen se apaixona por um guarda de segurança e tenta fugir com ele.

Tempo de Guerra


A comédia de 1983 é o quinto filme de Godard e tem no elenco o cineasta e produtor Barbet Schroeder (Mulher Solteira Procura, Barfly). Em uma terra sem nome, soldados sem escrúpulos recrutam agricultores pobres com promessas de uma vida fácil e feliz. Dois fazendeiros, Michelangelo e Ulysses, partem para a guerra por seu rei. Quando voltam das batalhas, mostram a suas esposas fotografias que supostamente documentam suas viagens.

Máfia em Paris


Parte da seleção oficial de Cannes em 1985, a comédia policial marca a estreia de Julie Delpy (A Igualdade é Branca, Antes do Amanhecer) em longas-metragens. No enredo, Emile Chenal (Claude Brasseur, O Doce Perfume do Adultério) e sua esposa Françoise (Nathalie Baye, Lawrence Anyways) recorrem ao agente de boxeadores Jim Fox Warner (Johnny Hallyday, Procurados) para pegar um valor considerável que ele lhes deve, com a polícia e a máfia de olho na situação. No mesmo hotel, o Inspetor Neveu (Jean-Pierre Léaud, Masculino-Feminino) investiga um homicídio que aconteceu ali três anos antes.

Made in U.S.A.


Inspirada no filme de Howark Hawks À Beira do Abismo, a produção de 1966 traz no elenco Anna Karina (Uma Mulher é uma Mulher), Marianne Faithfull (Maria Antonieta) e Jean-Pierre Léaud. Nesta comédia policial, a detetive Paula Nelson (Anna Karina) vai até Atlantic City para encontrar seu amante. Ao chegar lá, descobre que ele está morto e decide investigar. Em seu quarto de hotel, mata um homem cujo corpo é encontrado depois no apartamento do escritor David Goodis (Yves Afonso, Cruel). Paula logo é presa e interrogada.

Serviço
Para Sempre Godard: Uma Retrospectiva
Carmen de Godard já disponível
Tempo de Guerra já disponível
Máfia em Paris disponível a partir de 16 de março
Made in U.S.A. disponível a partir de 28 de março
Para mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários