Centro Cultural Banco do Brasil RJ realiza debates de sobre os cem anos da Semana de Arte Moderna

O debate conta com a curadoria e mediação da jornalista Katia Canton. Foto - Andréia Machado

Contingências Antropofágicas / 100 anos depois de 22, com curadoria e mediação de Katia Canton, discute aspectos históricos, estéticos e humanos do movimento modernista

Para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta o projeto Contingências Antropofágicas / 100 anos depois de 22 que acontece no CCBB Rio de Janeiro nos dias 11, 12 e 13 de março, às 18h30. Presencial e gratuito. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Com idealização do escritor e Mestre em Artes Visuais Valdo Resende, curadoria e mediação da jornalista Katia Canton e produção da Kavantan & Associados, de Sonia Kavantan, o debate de ideias propõe reflexões sobre os contextos sócio-históricos que deflagraram a concretização do movimento ocorrido entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo.

O seminário também questiona as influências dessa primeira etapa do modernismo na arte hoje e joga luz sobre os significados de uma busca pela identidade brasileira através da arte. Como a questão da brasilidade toma corpo agora? O diferencial do projeto é que estarão no foco da discussão as contingências em três aspectos - Histórico, Estético e Humano.

Sobre o evento

Nos três dias de evento (mesma quantidade de dias da Semana de 1922) haverá dois palestrantes e uma mediadora, com espaço de tempo para perguntas da plateia. O seminário será presencial e terá duas horas de duração. Cada encontro será aberto pela mediadora que apresentará colocações sobre o tema proposto e apresentará os palestrantes. Na sequência cada palestrante fará sua apresentação. O mediador retomará iniciando questionamentos para os palestrantes e depois o público também poderá fazer perguntas. Ao final, após as considerações finais dos palestrantes, o mediador fará o fechamento.

Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, o projeto também acontecerá em Belo Horizonte (dias 01, 02 e 03 de abril, às 20h) e Brasília (dias 05, 06 e 07 de maio, às 20h). Ao final de todas as cidades, serão disponibilizados nas redes sociais do CCBB um vídeo com a edição de todas as palestras e uma publicação com a transcrição dos conteúdos. Será emitido certificado digital para a pessoa que comparecer a pelo menos duas palestras. Haverá tradução em libras durante todas as atividades.

Programação

Data - 11 de março - sexta-feira
Horário - 18h30
Tema - Contingências sócio-históricas - O Significado da Semana

Esse primeiro encontro busca discutir a questões primordiais. O que significou a Semana de 22 na cidade de SP? Como era a Paulicéia até a explosão do modernismo, como eram os artistas e como eles se organizaram em torno do movimento? Como a questão da identidade brasileira se configurou e qual o papel singular de Mario de Andrade, autor de Macunaíma, na pesquisa de nossas raízes e vocações?
  • Denise Mattar - Dona Odila Penteado e as consequências da Semana
  • Priscila Loyde Gomes Figueiredo - Raça, caráter e classe em Mário de Andrade

Data - 12 de março - sábado
Horário - 18h30
Tema - Contingências humanas - O Significado do ser moderno hoje

A contingência tratada aqui articula as especificidades da estética desenvolvida pelos principais artistas que formaram essa primeira fase do modernismo brasileiro. Nas artes visuais, na literatura e na música, como se caracterizou essa produção? Quem eram eles e como foram responsáveis pela representação de uma geração?
  • Carolina Casarin - O Modernismo e a Moda
  • Frederico Coelho - Invenções e Reinvenções do Modernismo

Dia 13 de março - domingo
Horário - 18h30
Tema - Contingências estéticas: A Composição da Sinfonia Modernista de 22

Essa contingência se liga ao atravessamento do tempo/espaço e do alargamento do conceito modernista até os dias de hoje. Será que aquela é uma Semana que não terminou, como diz o título do livro do jornalista Marcos Augusto Gonçalves? Quais as principais influências que aquele momento nos deixou como herança? O que é mito, o que é verdade?
  • Agnaldo Farias - O lastro modernista nas artes hoje
  • Marcelo Campos - Invisibilidades modernistas

Serviço
Contingências Antropofágicas / 100 anos depois de 22
Período - dias 11, 12 e 13 de março
Horário - 18h30
Local - Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço - R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Ingressos - agendamento pelo site aqui e bilheteria do CCBB-RJ
Classificação - 14 anos
Mais informações 21 3808-2020 e pelo e-mail aqui

Leia também:
Um século depois - Semana de Arte Moderna para crianças

Postar um comentário

0 Comentários