27º É Tudo Verdade promove atividades online e gratuitas


19ª Conferência Internacional do Documentário, debates com realizadores, seminários, master class e conversas com profissionais do cinema acontecem durante o festival

O 27º É Tudo Verdade divulga a agenda de debates e da 19a Conferência Intencional do Documentário. O festival acontece entre 31 de março e 10 de abril, de forma totalmente gratuita e híbrida, com sessões online e presenciais, e os eventos paralelos acontecerão todos em plataformas da internet.

Numa parceria entre o Festival e o Itaú Cultural, a 19ª Conferência Internacional do Documentário acontece entre os dias 06 e 07 de abril no Itaú Cultural Play e no site do É Tudo Verdade. O tema desta edição é O Patrimônio do Cinema Documental.

Os quatro debates serão sobre os 80 anos da filmagem no Brasil por Orson Welles do inacabado "É Tudo Verdade - Baseado Num Filme Inacabado de Orson Welles"(It's All True - Based on an unfinished film by Orson Welles), os 40 anos das gravações por Eduardo Escorel de Chico Antônio, O Herói Com Caráter, com o cantador de coco descoberto por Mário de Andrade, e a reconstrução de um documentário considerado perdido do mestre soviético Dziga Viértov, História da Guerra Civil (1921). Todos os filmes discutidos no evento fazem parte da programação do Festival.

Além da Conferência, o festival promoverá debates com os realizadores e realizadoras nacionais dos longas e curtas-metragens em competição. Os debates dos longas acontecem no canal do festival no YouTube, no dia da segunda exibição do filme no É Tudo Verdade Play. Os debates de curtas também acontecem no canal no YouTube, com dias e horários conforme descritos abaixo.

Nos dias 08 e 09 de abril, numa parceria entre o É Tudo Verdade e o Sesc 24 de Maio, desenvolve-se, em versão pré-gravada no canal do YouTube do Sesc 24 de Maio, o seminário A Prática Documental. A atividade apresenta renomados profissionais da área discorrendo sobre seus trabalhos.

A diretora e produtora Tila Chitunda (FotogrÁFICA) abordará o roteiro; Carlos Ebert, premiado diretor de fotografia de filmes como O Bandido da Luz Vermelha e Do Luto À Luta, falará sobre a fotografia; Geraldo Ribeiro, técnico de som direto (Terra Estrangeira, Jango), tratará do som no documentário e, por fim, a premiada montadora Idê Lacreta (500 Almas, O Aborto dos Outros) discutirá a montagem em produções não-ficcionais.

Os dois homenageados desta edição do É Tudo Verdade, Ana Carolina e Ugo Giorgetti, também participarão de atividades online nas quais falarão sobre seus trabalhos documentais. A cineasta participa de uma conversa com Paulo Rufino com mediação do jornalista Orlando Margarido, no canal no YouTube do É Tudo Verdade. Já Giorgetti dará uma master class, no canal da Spcine no YouTube, com a participação de Cláudio Willer e José de Souza Martins, com mediação da jornalista Rosane Pavan. Todos os eventos são gratuitos e não necessitam de inscrição prévia. Confira abaixo a programação completa dos eventos paralelos

19ª Conferência Internacional do Documentário 
Local - Itaú Cultural Play aqui e no site do É Tudo Verdade aqui

Data - 06 de abril - quarta-feira

40 anos de Chico Antônio
Com Carlos Augusto Calil e Eduardo Escorel
Mediação - Amir Labaki
Horário - das 11h às 12h30

No centenário da Semana de 22, Eduardo Escorel, realizador de Chico Antônio, o herói com caráter, lembra seu encontro com o personagem-título, um cantador de coco descoberto por Mário de Andrade nos anos 1920. Vídeo em português e com interpretação em Libras.

A guerra civil por Viértov
Com Nikolai Izvolov
Mediação - Luis Felipe Labaki
Horário das - 15h às 16h

Durante a entrevista, Nikolai Izvolov fala a Luis Felipe Labaki da reconstituição do filme de Dziga Viértov (1896-1954) sobre a guerra civil russa, o qual captura um período crucial do século XX e mostra figuras históricas, como Leon Trotsky, em ação. Vídeo em inglês com legendas em português e interpretação em Libras.

Data - 07 de abril - quinta-feira

80 anos de It's ll True
Com Myron Meisel
Mediação - Amir Labaki
Horário - das 11h às 12h

O crítico e produtor norte-americano Myron Meisel concede uma entrevista a Amir Labak, diretor do festival, sobre o documentário It's all true, que codirigiu com Bill Krohn em 1993, a partir do material filmado por Orson Welles no Brasil nos anos 1940. Vídeo em inglês com legendas em português e interpretação em Libras.

80 anos de It's all true – novas abordagens brasileiras
Com Laura Godoy e Josafá Veloso
Horário - das 15h às 16h10

Dois jovens pesquisadores brasileiros que elegeram a passagem de Orson Welles pelo Brasil como tema de trabalho analisam as repercussões do episódio à luz do aniversário de 80 anos da produção de It's all true. Vídeo em português com interpretação em Libras.

Debates Com Realizadores
Local - canal do YouTube do É Tudo Verdade aqui

Longas

Sinfônia de um Homem Comum, de José Joffily
Data - 03 de abril - domingo
Horário - 15h

Quando Falta o Ar, de Anna Petta e Helena Petta
Data - 04 de abril - segunda-feira
Horário - 15h

Pele, de Marcos Pimentel
Data - 05 de abril - terça-feira
Horário - 15h

Adeus Capitão, de Vincent Carelli e Tita
Data - 06 de abril - quarta-feira
Horário - 15h

Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto, de Pedro Rossi
Data - 07 de abril - quinta-feira
Horário - 15h

Belchior - Apenas um Coração Selvagem, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias
Data - 08 de abril - sexta-feira
Horário - 15h

Eneida, de Heloísa Passos
Data - 09 de abril - sábado
Horário - 15h

Curtas

Debate com os diretores Rodrigo Ribeiro, Carlos Adriano, Safira Moreira
Data - 03 de abril - domingo
Horário – 16h

Debate com os diretores Fernanda Pessoa, Cesar Gananian e Cassiana Der Haroutiounian, Leonardo Mouramateus
Data - 04 de abril - segunda-feira
Horário - 16h

Debate com os diretores Esther Vital, Ana Galizia, Gregory Baltz
Data - 05 de abril - terça-feira
Horário - 16h

Roteiro com Tila Chitunda
Data - 08 de abril - sexta-feira
Horário - 11h

Fotografia com Carlos Ebert
Data - 08 de abril - sexta-feira
Horário - 15h

Som com Geraldo Ribeiro
Data - 09 de abril - sábado
Horário - 11h

Edição com Idê Lacreta
Data - 09 de abril - sábado
Horário - 15h

Uma Conversa com Ana Carolina
Participação especial - Paulo Rufino
Mediação - Orlando Margarido
Data - 05 de abril - terça-feira
Horário - 11h
Local - canal do YouTube do Festival aqui

Master Class com Ugo Giorgetti
Participação especial - Cláudio Willer e José de Souza Martins
Mediação - Rosane Pavam
Data - 08 de abril - sexta-feira
Horário - 17h
Local - canal do YouTube SPcine aqui

Leia também:
Confira a programação completa do Festival É Tudo Verdade 2022

Postar um comentário

0 Comentários