Espetáculo A Editora retrata o universo de um escritor e sua luta para viver da arte


Foto - Michelle Brito

A ascensão de um jovem escritor da periferia ao mercado editorial brasileiro e a supervalorização na construção da imagem do artista são os temas centrais do espetáculo inédito A Editora. Protagonizado pelos atores Guillermo Alves, que também assina a direção executiva do projeto, e a atriz Camila Flávio, a peça conta com a dramaturgia e direção de Danilo Dal Lago e tem estreia online e gratuita dia 29 de outubro de 2021. A temporada vai até 14 de novembro, às sextas, sábados e domingos, às 20h, com apresentação extra no dia 15 de novembro, no mesmo horário. Transmissões online pela plataforma Sympla, com ingressos gratuitos.

Na história, o escritor tenta convencer a agente literária a apresentar seu projeto à uma importante editora. A cada encontro, o autor vive o conflito entre seguir as recomendações da agente, alterando sua escrita, a fim de agradar o paladar dos editores, e de não sucumbir sua linguagem permitindo uma interferência exagerada da agente em sua obra. Conforme começa a ascender de forma avassaladora no mercado editorial, eles precisam, juntos, administrar o "personagem" desse escritor que é irreal, que agora é aclamado pelo público, mas que eles não sabem como deve se comportar.

Com dois atores no palco, a encenação concentra-se em situações entre os dois personagens. As interpretações, as transições de cenas, as trocas de cenários e passagens de tempo ocorrem por meio de um jogo cênico dinâmico em função do fluxo de acontecimentos da trama. Estão retratados a juventude e a arte na periferia, a dificuldade de crescimento profissional para não privilegiados, o preconceito, o mercado editorial, a desvalorização da literatura, a construção de imagens públicas, "artista de laboratório"/"produto de editora".

Foto - Michelle Brito

Sobre a concepção da encenação, o diretor e dramaturgo Danilo Dal Lago relata que sua direção é muito calcada na dramaturgia. “Analisando e definindo as fases da história, vamos escolhendo como dar conta de cada mudança e cada surpresa da narrativa. A partir disso e do diálogo com a equipe e elenco, vamos levantando possibilidades, referências e fazendo escolhas juntos”.

Na programação da temporada, também vai acontecer a oficina de atuação “Transformando o Corpo Cotidiano em um Corpo Cênico”, que será online, gratuita e ministrada pelos artistas do espetáculo.

A Editora é uma coprodução do coletivo Varal, de Guillermo Alves e Michelle Brito (atriz, diretora e produtora), e da Fábrica de Teatro, de Danilo Dal Lago e Camila Flávio, e está sendo produzida em paralelo com o espetáculo, de mesmo núcleo criativo, O Consórcio, que terá sua estreia na plataforma #CulturaEmCasa em data a ser definida para os próximos meses. “Nesse ano difícil, essa mesma equipe artística produz simultaneamente dois espetáculos inéditos e autorais”, informa o diretor.

Serviço
A Editora
Dramaturgia e Direção - Danilo Dal Lago
Elenco - Guillermo Alves e Camila Flávio
Temporada - de 29 de outubro a 14 de novembro - sextas, sábados e domingos
Horário - 20h
Apresentação extra - dia 15 de novembro - segunda-feira
Horário - 20h
Ingressos gratuitos Sympla clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários