MIP - Manifestação Internacional de Performance recebe inscrições para cursos e Espaço Aberto


Alison Crocetta na performance Songs for My Sisters. Foto - Lauro Borges

Promovido pelo Ceia, a 4ª edição da MIP oferece cursos de iniciação e aperfeiçoamento, além de abrir processo seletivo para interessados em apresentar performances na programação desta edição

Estão abertos os chamamentos públicos para a quarta edição da MIP - Manifestação Internacional de Performance, realizada pelo Ceia - Centro de Experimentação e Informação de Arte. Os interessados poderão aplicar para o Curso de Iniciação, que acontece entre 27 de setembro a 02 de outubro, Curso de Aperfeiçoamento, realizado entre 11 a 23 de outubro, e para o Espaço Aberto, cujas apresentações acontecem de 26 de outubro a 7 de novembro. Por conta da pandemia de Covid-19, as atividades foram adaptadas para o formato digital.

Esta edição da MIP foi idealizada por Marco Paulo Rolla, coordenador do Ceia, em parceria com Fernando Ribeiro, artista que participou do Espaço Aberto em 2003, na primeira edição do evento em Belo Horizonte. A temática da MIP4 tem como fio condutor o encontro: de cenas, realidades, pessoas, culturas e artistas, como possibilidade de troca. Considerando que a performance é uma prática que abarca uma grande diversidade de linguagens e formas de expressão, a programação propõe estimular múltiplas potencialidades.

Com inscrições abertas até 10 de setembro, o curso de Iniciação à Performance, ministrado por Fernando Ribeiro e Marco Paulo Rolla, tem como público-alvo artistas iniciantes de várias áreas (teatro, dança, música, artes plásticas) que tenham interesse em conhecer sobre o conceito e a prática da performance. A seleção dos participantes será realizada por meio de avaliação do currículo e carta de intenção. O acesso é gratuito.

No caso do Curso de Aperfeiçoamento, que receberá inscrições até 17 de setembro, as aulas serão ministradas pela estadunidense Alison Crocetta. O público-alvo são também artistas de várias áreas, que já possuem algum conhecimento em performance. Cada curso oferecerá ao todo 25 vagas. A seleção dos participantes também será feita por meio de avaliação de currículo e carta de intenção. Os participantes selecionados na categoria Aperfeiçoamento devem contribuir com uma taxa de R$100,00.

Já para o Espaço Aberto, cinco performances serão escolhidas para apresentação na 4ª MIP, que será realizada entre os dias 26 de outubro e 07 de novembro. A intenção é criar oportunidades para (tirar a palavra novos) artistas que queiram exercitar a prática da performance e participar ativamente da programação de um evento internacional dedicado exclusivamente a esta linguagem. Para essa ação, que receberá inscrições até 24 de setembro, apenas residentes ou domiciliados em Belo Horizonte poderão participar. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Projeto 1022/2020.

Sobre o CEIA e a MIP

Marco Paulo Rolla na performance Preenchendo Espaços. Foto - Bruno Makia

Idealizado pelo artista Marco Paulo Rolla, o Ceia tem como proposta incentivar espaços de produção e pensamento acerca da cena artística contemporânea. Desde 2001, o coletivo realiza em Belo Horizonte diversos eventos nacionais e internacionais de artes plásticas, que contribuem para impulsionar a carreira de artistas da capital mineira. Em Belo Horizonte, já aconteceram oito eventos internacionais de artes plásticas, com enfoque em diferentes linguagens.

Ficha técnica
MIP - Manifestação Internacional de Performance
Coordenação Geral - Marco Paulo Rolla
Coordenação de Produção - Patrícia Matos
Curadoria - Marco Paulo Rolla e Fernando Ribeiro
Design Gráfico - Tiago Serafim
Monitoria - Sara Becker
Vídeo - Jocélio Batista
Tradutora - Luciana Tanure
Assessoria de Imprensa e Estratégias Digitais - A Dupla Informação

Serviço
MIP - Manifestação Internacional de Performance

Curso de Iniciação à Performance
Com Fernando Ribeiro e Marco Paulo Rolla
Inscrições - até 10 de setembro pelo formulário aqui
Período - de 27 de setembro a 02 de outubro
Local - plataformas digitais
Carga horária - 20h/aula
Divulgação dos selecionados -  20 de setembro

Curso de Aperfeiçoamento à Performance
Com Alison Crocetta (EUA)
Inscrições - até 17 de setembro pelo formulário aqui
Período - de 11 a 23 de outubro
Local - plataformas digitais
Carga horária - 40h/aula
Divulgação dos selecionados - 27 de setembro

Espaço aberto
Seleção de performances para apresentação na programação da MIP4 de 26 de outubro a 07 de novembro
Inscrições - até 24 de setembro pelo formulário aqui
Divulgação dos selecionados - 08 de outubro

Postar um comentário

0 Comentários