Cia. dos Ratos estreia espetáculo online Mercado Branco


Foto - Renato Mangolin

Com direção de Fabiano Lodi, espetáculo usa códigos corporais, rompe com a previsibilidade e foge à lógica para discutir sobre a cultura de consumo

A Companhia dos Ratos apresenta o espetáculo Mercado Branco, uma comédia sobre a cultura do consumo, criada a partir da linguagem gestual com ênfase no trabalho físico e coreográfico, com direção de Fabiano Lodi. A estreia online acontece no Teatro Paulo Eiró, nos dias 17, 18 e 19 de setembro - sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Todas as apresentações ocorrem pelo Facebook e YouTube com acesso grátis.

Ainda em setembro, Mercado Branco tem sessões no Teatro João Caetano, nos dias 24, 25 e 26/9. Em outubro, nos teatros Arthur Azevedo, nos dias 01, 02 e 03 de outubro, e Cacilda Becker, nos dias 08, 09 e 10 de outubro, sempre às 21h (sexta e sábado) e às 19h (domingo). A temporada contempla ainda: CEU Pêra Marmelo, CEU Inácio Monteiro, Casa de Cultura Hip Hop Leste e Casa de Cultura da Vila Guilherme - Casarão.

No enredo, diferentes hábitos e condicionamentos sociais da vida moderna se misturam e se repetem, e mesmo quando se transformam parecem perder o sentido em um mundo onde tudo vira mercadoria. Explorando a comicidade física, por meio de técnicas de Biomecânica e Método Suzuki de interpretação, esse espetáculo de humor sem palavras coloca o espectador frente ao efeito perverso do aceitável na sociedade de consumo.

A dramaturgia de Mercado Branco é formada por cenas, nas quais o uso de produtos legalmente permitidos, bem como comportamentos e hábitos sociais, adquirem características de mercadorias viciantes e se confundem frequentemente. O nome é uma referência ao termo racista "mercado negro", que impõe uma visão excludente e negativa a produtos e relações comerciais consideradas ilegais, socialmente inadequadas ou que têm consequências moralmente condenáveis. Neste sentido, o espetáculo aborda alguns "mercados brancos" como a publicidade, o armamento civil e a precarização do trabalho, buscando relacionar os efeitos maléficos (geralmente atribuídos aos "mercados negros") às mercadorias "brancas" da vida moderna em num contexto de aceitação social com discursos sedutores.

Foto - Renato Mangolin

Durante os 50 minutos da peça, os atores Ana Leones, Felipe Pinheiro e Rick Salima interpretam diferentes personagens e situações cômicas. Levantam reflexões sobre o sentido que a vida adquire em um mundo onde se permite a transformação das coisas em mercadorias. Segundo o diretor Fabiano Lodi, “essa dramaturgia sem palavras, que prioriza o movimento e a coreografia, apropria-se dos códigos e tipos sociais para aprofundar o debate e ir além das formas prontas que nos são impostas”.

Oito cenas aleatórias, em ambiente com poucos elementos e objetos cenográficos, dão sentido ao tema da montagem trazendo a discussão da legalidade para coisas viciantes. Quatro delas desenham situações cotidianas pela repetição - como ida ao trabalho, ócio e uso de medicamentos. O humor também aparece com diferentes nuances. A cena da mídia - que traz o apelo e o estímulo à compulsão em comprar e consumir - traz contornos de um humor mais lúdico. Na cena do tabagismo, quando os vícios se confundem com um estilo de vida que se deteriora em si próprio, o humor aparece mais contemplativo, como no teatro físico europeu.

O humor aparece de forma mais aberta na cena do restaurante, que performa o equívoco da classificação social quando um garçom negro, feliz em ser garçom, atende um casal branco que não paga a conta. Na cena do armamento o mercado branco é literal assim como o humor: a população estaria mais segura portando armas de fogo? As personagens brigam por um banquinho e ameaçam umas às outras com armas cada vez maiores. Ao final, Mercado Branco traz o cotidiano distorcido, alienado, deprimente, no automatismo.

Este é o segundo espetáculo da Companhia dos Ratos. O processo criativo de Mercado Branco foi desenvolvido ao logo de três anos, iniciado em 2018, no Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que promoveu o encontro entre o diretor Fabiano Lodi e os jovens artistas de Cidade Tiradentes, bairro do extremo leste da cidade.

Foto - Renato Mangolin

“O que me estimulou a seguir adiante no projeto foi à paixão desses jovens pela dramaturgia do movimento, pela relação corpo/espaço no teatro. É surpreendente essa relação incomum com uma estética que exige tanto apuro técnico. Esses atores não fizeram concessões para fazer valer a importância de um trabalho tão desafiador”, finaliza Fabiano Lodi.

Ficha técnica
Mercado Branco
Dramaturgia - Fabiano Lodi e A Companhia dos Ratos
Direção - Fabiano Lodi
Elenco - Ana Leones, Felipe Pinheiro e Rick Salima
Colaboração Artística - Ana Carvalho, Daniel Oliveira, Leonardo Viturianna, Marcelo Henrique da Silva (Marcelinho), Marcelo Silva, Thaty Melo e Vítor Cavalcanti Pereira
Cenografia - Rafael Boese
Figurinos e Objetos de Cena - Jane Fernandes
Arte das Placas “Vaias” e “Palmas” - Ana Leones
Costureira - Silvana Carvalho
Maquiagem - Val Martins
Assistência de Maquiagem - Estefanía Ruiz Londono
Desenho de Som - Rick Salima e Guilherme Paes
Operação de Som - Guilherme Paes
Supervisão de Desenho de Som - Carlos Valério
Desenho de Luz - Fabiano Lodi e Joyce Tavares
Operação de Luz - Joyce Tavares
Supervisão de Desenho de Luz - Gabriel Greghi
Técnico de iluminação - Guilherme Orro
Direção de Vídeo (gravação) - Bruno Aranha Silva
Cinegrafia - Cássio Conde e Wallace Andrade
Preparação de Palhaçaria e Comicidade Física - Amanda Massaro
Design Gráfico - Nathália Ernesto
Mídias Sociais - Guilherme Paes e Rick Salima
Fotos - Renato Mangolin
Assessoria de Imprensa - Verbena Comunicação
Produção Executiva - Joyce Tavares
Assistência de Produção - Mariama Ferrari | BigHead Produções
Produtora Associada - Leneus Produtora de Arte
Idealização e Produção - A Companhia dos Ratos
Idealização e Produção - A Companhia dos Ratos
Realização - Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e Ministério do Turismo - Governo Federal, por meio do da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, Módulo I - Maria Alice Vergueiro

Serviço
Mercado Branco
Com A Companhia dos Ratos
Acesso grátis
Temporada online
Duração - 50 minutos
Classificação - 12 anos

Data - 17, 18 e 19 de setembro
Local - Facebook Teatro Paulo Eiró (clique aqui)
Horário - sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Data - 24, 25 e 26 de setembro
Local - Facebook aqui e YouTube aqui do Teatro João Caetano
Horário - sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Data - 01, 02 e 03 de outubro
Local - Facebook aqui e YouTube aqui do Teatro Arthur Azevedo
Horário - sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Data - 08, 09 e 10 de outubro
Local - Facebook aqui e YouTube aqui do Teatro Cacilda Becker
Horário - sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Data - 29 e 30 de outubro
Local - Facebook CEU Pêra Marmelo (clique aqui)
Horário - sexta às 19h e sábado às 10h

Data - 06 e 07 de novembro
Local - Facebook CEU Inácio Monteiro (clique aqui)
Horário - sábado às 19h e domingo às 16h

Postar um comentário

0 Comentários