Artista plástico Andrey Guaianá Zignnatto apresenta a exposição Co Yby Oré Retama


Foto - Divulgação

Exposição começa no dia 25 de setembro no Museu da Cidade de São Paulo

A construção do lar, a partir de memórias afetivas, é tema constantemente presente na vida e trabalho do artista plástico Andrey Guaianá Zignnatto. Para a exposição Co Yby Oré Retama (Esta Terra é Nosso Lugar), em cartaz a partir de 25 de setembro, no Museu da Cidade de São Paulo - Solar da Marquesa de Santos, ele equilibra forças de universos distintos - vida urbana e ancestralidade indígena - para reconstruir um Tekoa (lar) de fôlego em tempos de sufocamento.

Com curadoria assinada por Sandra Ará Reté Benites e produção de Ellen Navarro serão exibidas obras em diversos suportes, como escultura, instalação, performance, vídeoarte, objetos, pintura e fotografia, que se utilizam de materiais como concreto, cerâmica, saco de cimento, jenipapo, carvão e livros, misturando a vida urbana com o universo das aldeias.

A escolha do Solar da Marquesa não aconteceu por acaso: o centro cultural está localizado onde antes do período colonial paulista foi Inhapuambaçu, aldeia Tupinaky’ia da qual Zignatto é descendente por parte de pai e que sofreu apagamento total de seu universo ancestral. O artista também possui ancestralidade indígena por parte de mãe, dos Guarani Mby’a, povo que o auxilia num processo pessoal de retomada como aba (homem) indígena.

“Apoiado sobre essas poucas memórias que me sobram como herança, na arte e suas muitas potências, me esforço para desenvolver um processo de reflorestamento do universo ancestral de minha família, onde este esforço se inicia no território de meu próprio pensamento e espírito e toma forma em meu trabalho”, afirma o artista.

Memórias afetivas

Foto - Divulgação

Os trabalhos são frutos das memórias afetivas da época em que o artista atuou como pedreiro, dos 10 aos 14 anos de idade, e das memórias ancestrais de sua família indígena Tupinaky’ia e Guarani. “A arte é o meio possível que encontrei para equalizar as memórias afetivas de minha vida urbana e de minha experiência como pedreiro participante da construção de cidades com minhas memórias ancestrais indígenas”, comenta.

Ficha técnica
Co Yby Oré Retama (Essa Terra é o Nosso Lugar)
Artista - Andrey Guaianá Zignnatto
Curadoria - Sandra Ará Reté Benites
Produtora - Ellen Navarro

Serviço
Exposição Co Yby Oré Retama (Essa Terra é o Nosso Lugar)
Local - Museu da Cidade de São Paulo - Solar da Marquesa de Santos
Endereço - Rua Roberto Simonsen, 136 - Sé - Centro Histórico de São Paulo
Abertura - 25 de setembro - sábado
Dias e horários - de terça a domingo, das 11h às 15h
Entrada gratuita

Postar um comentário

0 Comentários