Núcleo Bartolomeu de Depoimentos promove rodas de conversa e oficinas


A partir de maio, além das oficinas com Luaa Gabanini, Claudia Schapira, Eugênio Lima e Roberta Estrela D'Alva (na foto), acontecem rodas de conversas com Dione Carlos, Marcelino Freire, Luh Mazza, Ave Terrena, Carol Bianchi e integrantes do Núcleo Bartolomeu

Séries de eventos, online e gratuitos, dão a largada para as comemorações de 20 anos do Núcleo. Ações amplificam o ensino do teatro hip-hop, promovendo a história e as técnicas de corpo, voz, atuação e música

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos completa 20 anos de criação e de atuação continuada com a construção da linguagem do teatro hip-hop e ganha comemoração com diversas atividades programadas ao longo de 2021 e 2022. 

Formado por Claudia Schapira, Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D'Alva,o Núcleo Bartolomeu nasceu no ano de 2000 e tem como pesquisa de linguagem o diálogo entre a cultura hip-hop, com a contundência da autorrepresentação como discurso artístico, e o teatro épico e seus recursos: o caráter narrativo, apoiado por uma dramaturgia que se configura depoimento do processo histórico; como instrumento que elucida uma concepção do mundo, e coloca o ator-narrador em face de si mesmo como objeto de pesquisa; como homem mutável; em processo, fruto do raciocínio, da reflexão.

Essas duas décadas de intenso trabalho originaram não só uma cartografia que mescla linguagem e trajetória do grupo, mas também reflexões e um importante olhar para o futuro na formação de novos imaginários.

Para começar as celebrações aconteceu no dia 10 de maio, a primeira de cinco Rodas de Conversa entre integrantes do Núcleo e outros artistas. Foram escolhidos cinco temas - 'Teatro Épico e Cultura Hip-Hop', 'Arte e Autorrepresentação', 'Teatro e política(s)', 'Novos imaginários' e 'Dramaturgia Cênica'.

Inaugurando o ciclo, a primeira sessão foi com os integrantes fundadores do Núcleo - Claudia Schapira, Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D'Alva. Nas semanas seguintes eles também recebem convidados como Dione Carlos, Marcelino Freire, Luh Mazza, Ave Terrena, Carol Bianchi, entre outros. Os encontros acontecem até o dia 07 de junho no canal de YouTube do Núcleo Bartolomeu (clique aqui).

Entre 18 de maio e 09 de junho serão realizadas quatro oficinas online, via plataforma Zoom,  com os integrantes fundadores do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Os elementos da linguagem estarão no foco, para mostrar como eles contracenam e produzem juntos uma metodologia de trabalho.

Mais sobre as Rodas de Conversa

Para reforçar o caráter de diálogo com a comunidade, o Núcleo Bartolomeu programou uma série de bate-papos virtuais, abertos à participação do público. Nesses eventos, o coletivo recebe convidados para debater temas presentes e importantes nas suas duas décadas de trabalho, como criação de imaginários, presença política, representação, teatralidade, entre outros temas.

O primeiro evento aconteceu dia 10 de maio, com o tema 'Teatro Épico e Cultura Hip-Hop - Uma história do diálogo', com os integrantes do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e mediação de Eugênio Lima. Já no dia 17, também com mediação de Eugênio, o tema é 'Arte e Autorrepresentação', com Dione Carlos e Ave Terrena.

No dia 24 de maio, com Eleonora Fabião e Laís Machado, e mediação de Luaa Gabanini, o fio será 'Teatro e política(s): O Corpo em performance'. Luh Maza e Marcelino Freire, com medição de Roberta Estrela D'Alva, falam sobre 'Novos imaginários' na segunda, dia 31. Fechando as discussões, Claudia Schapira media a mesa 'Dramaturgia Cênica: A cena expandida', com Carol Bianchi, dia 07 de junho.

A ideia principal dessas rodas é rever os conceitos que estiveram presentes nos 20 anos do grupo e também ampliar as vozes de contato, trazendo artistas com outros pontos de vista para a conversa.

Detalhes das Oficinas

As oficinas são gratuitas, mediante inscrição prévia por meio de formulário, abertas a todos os interessados em aprimorar a criação de uma linguagem poética. As vagas são limitadas. Abrindo a programação, nos dias 18 e 19 de maio, Luaa Gabanini ministra 'Corpo Poético'. Os participantes terão uma vivência do corpo como matéria cênico-poética, utilizando como base os princípios do movimento cotidiano e das danças urbanas, explorando as possibilidades de expressão do corpo.

Eugênio Lima está à frente de 'Disco Aula', que acontece nos dias 25 e 26 de maio. Uma história da Discotecagem-Música,dos Beats e das Festas, mixando com acontecimentos sociais, culturais e políticos das épocas.

Na semana seguinte, dias 01 e 02 de junho, acontece 'Zona Autônoma da Palavra', com Roberta Estrela D'Alva, em que algumas vertentes da poesia falada contemporânea são abordadas. Também serão realizados alguns exercícios práticos a partir da voz, respiração, dicção, a relação do texto escrito com a fala, a postura cênica do corpo.

Fechando a programação das oficinas, dias 08 e 09 de junho, é a vez de 'Criação Dramatúrgica', com Claudia Schapira. A ideia é trabalhar o texto, colocar as palavras em ação e criar um texto que sirva de instrumento de autorrepresentação.

Parte da programação comemorativa foi contemplada pela 36ª Edição do Programa Municipal do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Parte das comemorações também é contemplada também pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Além dessas atividades acontecerão muitas outras atrações, entre elas: leituras dramáticas das principais obras dramatúrgicas do coletivo, apresentações do espetáculo 'Terror E Miséria No Terceiro Milênio - Improvisando Utopias, 'ZAP! Slam', estreia do espetáculo 'Cabaré Hip-hop - As irmãs do Blues, lançamento de livro com as 14 peças encenadas pelo Núcleo e uma Festa-rito.

Nesses 20 anos, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos tem uma trajetória intrinsecamente ligada à cidade de São Paulo, com a construção de sua linguagem - o teatro hip-hop. O coletivo já levou ao palco 14 peças, é responsável pelo Slam SP (Campeonato paulista de poesia falada) e Slam BR (Campeonato brasileiro de poesia falada) e tem um projeto permanente (ZAP! Zona Autônoma da Palavra).

O Núcleo pesquisa e desenvolve a linguagem, o diálogo entre a cultura hip-hop, com a contundência da autorrepresentação como discurso artístico, e o teatro épico e seus recursos: o caráter narrativo, apoiado por uma dramaturgia que se configura depoimento do processo histórico; como instrumento que elucida uma concepção do mundo, e coloca o ator-narrador em face de si mesmo como objeto de pesquisa; como ser mutável; em processo, fruto do raciocínio, da reflexão.

Programação das Apresentações

2ª Roda de Conversa/Debate online
Tema - Arte e Autorrepresentação
Com Dione Carlos e Ave Terrena
Mediação - Eugênio Lima
Data - 17 de maio - segunda-feira
Horário - das 20h às 21h30
Local - Facebook e YouTube do Grupo Núcleo Bartolomeu

3ª Roda de Conversas/Debates online
Tema - Teatro e política(s)
Com Eleonora Fabião e Laís Machado
Mediação - Luaa Gabanini
Data - 24 de maio - segunda-feira
Horário - das 20h às 21h30
Local - Facebook e YouTube do Grupo Núcleo Bartolomeu

4ª Roda de Conversas/Debates online
Tema - Novos imaginários
Com Luh Maza e Marcelino Freire 
Medição - Roberta Estrela D'Alva
Data - 31 de maio - segunda-feira
Horário - das 20h às 21h30
Local - Facebook e YouTube do Grupo Núcleo Bartolomeu

5ª Roda de Conversa/Debate online
Tema - Dramaturgia Cênica: A cena expandida
Com Carol Bianchi
Mediação - Claudia Schapira
Data - 07 de junho - segunda-feira
Horário - das 20h às 21h30
Local - Facebook e YouTube do Grupo Núcleo Bartolomeu

Programação das Oficinas

Módulo I
Oficina Corpo Poético
Com Luaa Gabanini

Uma vivência do corpo como matéria cênico-poética, utilizando como base os princípios do movimento cotidiano e das danças urbanas, que explora as possibilidades de expressão do corpo. Meu corpo e eu: Reconhecendo e despertando potencialidades. Meu corpo e o outro: Dançando e criando a partir do encontro.

Data - 18 e 19 de maio - terça e quarta-feira
Horário - das 14h às 16h
Local - Plataforma Zoom
Inscrições aqui

Módulo II
Oficina Disco Aula
Com Eugênio Lima

Uma história da Discotecagem-Música, Beats, Festas e Política. Este curso enveredará pela história da discotecagem, mixando assuntos para criar um mosaico sonoro. Música, vinil, técnicas de discotecagem somam-se aos diversos acontecimentos (sociais, culturais, políticos) na linha imaginária do tempo que "nos toca viver". Disco é cultura. Cultura é arte. Mani-festa-ação, Zona Autônoma, Tecido de renda fina, mas sobretudo: música.

Data - 25 e 26 de maio - terça e quarta-feira
Horário - das 14h às 16h
Local - Plataforma Zoom
Inscrições aqui

Módulo III
Oficina Zona Autônoma da Palavra
Com Roberta Estrela D'Alva

Algumas vertentes da poesia falada contemporânea serão apresentadas ao público, bem como serão realizados alguns exercícios práticos a partir dos seguintes aspectos: voz, respiração, dicção, a relação do texto escrito com a fala, a postura cênica do corpo. Afinando o instrumento: apresentação do tema (vertentes da poesia falada hoje slam, spoken word e rap), produção de textos e exercícios práticos de voz, respiração e corpo. Da letra à voz: declamando, interpretando e cantando a poesia.

Data - 01 e 02 de junho - terça e quarta-feira
Horário - das 14h às 16h
Local - Plataforma Zoom
Inscrições aqui

Módulo IV
Oficina Criação Dramatúrgica
Com Claudia Schapira

Trabalhar o texto, como uma dramaturgia que nasce da necessidade de colocar palavras à ação. O que vem primeiro: o texto, o mote, a estética, o conflito? O texto como manifesto, como instrumento de autorrepresentação. A poesia como instrumento para micro-histórias. O texto como elaboração de uma visão de mundo através da máscara de uma personagem.

Data - 08 e 09 de junho - terça e quarta-feira
Horário - das 14h às 16h
Local - Plataforma Zoom
Inscrições aqui

Serviço
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos 20 anos
Período - maio de 2021 a março de 2022
Para conferir a programação completa clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários