O Festival de Rock Progressivo Totem Prog estreou em 2017, trazendo muitas atrações ao palco do Teatro UMC na Vila Leopoldina, cidade de São Paulo. Agora em sua quarta edição, que ocorrerá de modo online, o festival contará com artistas que mantiveram a chama acesa do rock mais elaborado desde os anos 1970, passando pelos anos 80, chegando aos 90, como Robertinho do Recife, Mastermind de Bill Berends (atração internacional), O Terço de Sérgio Hinds, Humahuaca de Willy Verdaguer, Alpha III de Amyr Cantusio Jr, Lux Aeterna de Gabriel e Fábio Golfetti (Violeta de Outono), Banda Veludo de Nelsinho Laranjeiras.
Mas também se apresentarão novidades como as Experimentações Sonoras de Nivaldo Campopiano, as releituras da banda Totem Rock. o som instrumental de Yohan KIsser e muito mais. O festival acontece nos dias 23, 24, 25 e 26 de abril de forma online e gratuita.
Ao todo, serão 15 bandas sendo que 7 delas se inscreveram previamente em formulário próprio e foram selecionadas pela MOV Produções em parceria com a MoshiMoshi Produções para fazerem parte do festival.
O rock progressivo surgiu no final da década de 1960 e se tornou muito popular nos anos 70. Esse estilo combina com alguns conceitos que são tradicionais na música clássica incentivando a transformação dela e do Jazz Fusion (mistura de Jazz com rock, funk, R&B e Latin Jazz).
Combinando o rock and roll tradicional com elementos da música clássica e oriental que se desenvolveu o ‘’novo estilo’’. As bandas que mais contribuíram para o nascimento do rock progressivo foram: Yes, Emerson, Lake & Palmer, Rush, Genesis, Pink Floyd, Jethro Tull e King Crimsom.
No Brasil, bandas como Som Nosso de Cada Dia, Som Imaginário (com Wagner Tiso), Moto Perpétuo (com Guilherme Arantes), Terreno Baldio e outras tantas, criaram a "cena" do rock progressivo brasileiro.
Sobre a programação e atrações
Robertinho do Recife
Considerado um dos melhores guitarrista do Brasil e um dos melhores do mundo, Robertinho apresenta o projeto instrumental chamado 'Solos de Guitarra', onde toca músicas de várias epócas de sua carreira artistica dedicada a música instrumental desde o seu consagrado disco 'Rapsódia Rock' onde gravou clássicos de Ravel, Beethoven, Bach, Mozart, George Martin considerado o quinto Beatle, maestro e produtor dos Beatles com a tema da novela Pantanal (No mundo dos Sonhos) com o qual fez um concerto junto com a orquestra sinfônica brasileira na quinta da Boavista nos anos 90, além de interpretar a obra de compositores clássicos brasileiros como Villa Lobos (Bachianas Brasileiras) Carlos Gomes (O Guarani) como leituras de músicas nordestinas. Neste formato adequado à pandemia, o artista também será entrevistado entre uma música e outra. Sempre é bom lembrar que Robertinho do Recife também se destaca por ter participado de shows e gravações com alguns artistas como Deep Purple, The Police, Lenine, Xuxa, Zé Ramalho, Fagner, Hermeto Pascoal, Elba Ramalho, Dominguinhos, Zeca Baleiro, Lulu Santos, Marisa Monte, Gal Costa, entre outros.
Mastermind - Bill Berends
A banda Mastermind foi fundada nos EUA por volta de 1987 pelo guitarrista, vocalista e compositor Bill Berends, juntamente com seu irmão Rich Berends na bateria. A banda lançou vários discos nos anos seguintes, com estilos variando entre o rock progressivo e o hard rock, sempre exibindo alto grau de musicalidade e técnica. O Mastermind excursionou pela Europa, Japão e pelos EUA de costa a costa, destacando-se suas participações nos maiores festivais de rock rogressivo daquele país, como ProgDay e Near Fest, entre outros. Agora Bill Berends está no Brasil, onde recentemente montou uma nova versão do Mastermind com músicos brasileiros: o baixista Gabriel Costa (Violeta de Outono, Dialeto, etc.) e o baterista Carlos Camasi (Yessongs, Giant Steps, etc.). Após uma retumbante apresentação no III Festival Totem Prog em São Paulo (2019), essa nova versão do Mastermind fará novo show que consistirá em um apanhado de músicas dos primeiros quatro discos lançados pela banda, trazendo toda a força de um repertório hard-prog que prima pelo impacto sonoro e rigor na execução. Um evento imperdível para amantes de hard rock e rock progressivo, destacando o brilhantismo da guitarra de Bill Berends à frente de uma cozinha de pesos-pesados.
Yohan Kisser
Guitarrista, violonista e vocalista, toca nas bandas Sioux 66, banda paulista formada em 2011 de heavy metal autoral que se apresentou no Rock in Rio 2019 e abriu shows como Aerosmith e Papa Roach. Na Kisser Clan toca ao lado do pai Andreas Kisser clássicos do rock e do metal e Yohan Kisser solo. Irá mostrar um pouco de sua criatividade e virtuosismo em sons autorais, no violão solo e em banda.
O Terço - Sérgio Hinds
Considerado na década de 1970 como o melhor guitarrista de rock progressivo do Brasil, mas também respeitado no cenário da MPB, Sérgio Hinds, traz para o cenário musical a magia dos anos 70 sob olhar dos anos 2000. Acompanhou, também, artistas como: Ivan Lins, Belchior, Sá e Guarabira e Donny Nichilo (bluseiro de Chicago).
Totem Rock
![]() |
Foto - Divulgação |
A banda fará uma homenagem às grandes bandas que fizeram a cena nos anos 70 e 80 e que, talvez, para boa parte do público atual, não sejam tão famosas, mas podem estar certos de que são músicos que fizeram história no rock brasileiro. Em novas versões, apresentará clássicos dos Mutantes, Patrulha do Espaço, Som Nosso de Cada Dia, entre outros.
Humahuaca - Willy Verdaguer
Willy Verdaguer, compositor, maestro e baixista, reapresenta o grupo Humahuaca, considerado uma referência obrigatória em música instrumental pela crítica especializada. Com temas e arranjos de sua autoria, o maestro aplica seu estilo cheio de ousadia em uma mistura peculiar de influências rítmicas e melodias acumuladas em 50 anos de carreira. Viajando entre rock e o jazz, do folclore ao clássico, elementos musicais em profusão se fundem numa obra com identidade e vigor formidáveis. Vale relembrar que Willy Verdaguer foi o produtor dos históricos álbuns do grupo Secos e Molhados.
Lux Æterna - Gabriel e Fábio Golfetti
Lux Æterna é um duo eletrônico-psicodélico criado por Fabio Golfetti e Gabriel Golfetti em 2018, que tem na sua essência a inspiração da música contemporânea experimental e ambiente. O nome faz referência ao compositor György Ligeti e sua composição Lux Aeterna imortalizada na trilha sonora no filme 2001. Fabio Golfetti é guitarrista e cantor, fundador da banda de rock psicodélico Violeta De Outono, e atual guitarrista da lendária banda franco-inglesa Gong. Gabriel Golfetti, seu filho, é baixista e multi-instrumentista da banda de rock progressivo Stratus Luna.
Experimentações Sonoras - Nivaldo Campopiano
Usando “Guitarras Preparadas” adornadas com vários objetos em suas cordas assim como, (molas, chave de fenda, régua de metal, vidros de esmalte, conectores de áudio, pincel, arco de violino, etc), produz sons que são as vezes suaves e desorientadores, exuberantes e discordantes.
Em sua performance, Nivas Prepared Guitar mostra alguns elementos precursores do Prog Rock assim como na década de 70 bandas como Pink Floyd, Henry Cow, King Crimson, Moody Blues, Tangerine Dream, etc.
Programação das transmissões
Data - 21 de abril - quarta-feira
Abertura do Festival
Horário - 20h
Apresentação da banda Totem Rock
Data - 22 de abril - quinta-feira
Medusa Trio
Horário - 20h
Faiska Trio
Horário - 22h
Data - 23 de abril - sexta-feira
Omar Campos Quarteto
Horário - 18h
Mastermind
Horário - 20h
Banda Destra
Horário - 22h
Data - 24 de abril - sábado
Yohan Kisser Band
Horário - 17h
Lee Recorda
Horário - 19h
Humahuaca
Horário - 21h
O Terço - Sérgio Hinds
Horário - 23h
Data - 25 de abril - domingo
Experimentações Sonoras
Horário - 14h
Lux Æterna
Horário - 16h
Alpha III
Horário - 18h
Banda Veludo
Horário - 20h
Robertinho do Recife
Horário - 22h
Data - 26 de abril - segunda-feira
Encerramento do Festival
Horário - 20h
Apresentação da banda Totem Rock
Serviço
4º Festival de Rock Progressivo Totem Prog
Período - de 23 a 26 de abril
Horário - confira a programação acima
Transmissões pelo site aqui
Para mais informações clique aqui
0 Comentários