Clássicos do cinema italiano chegam ao streaming do CineSesc em abril



Aclamado mundialmente, 'Cinema Paradiso', de Giuseppe Tornatore, chega ao streaming do CineSesc, junto com a 
estreia de 'Os Eternos Desconhecidos', Mario Monicelli, e 'Nós Que Nos Amávamos Tanto', de Ettore Scola. Além disso, a série segue com homenagem ao cineasta francês Éric Rohmer e ao movimento Nouvelle Vague, com filme de Jacques Rivette. Os filmes ficam disponíveis gratuitamente na plataforma do Sesc Digital

O mês de abril chega na plataforma do Sesc Digital com estreias de clássicos europeus na série Cinema #EmCasaComSesc. Nesta quinta-feira, dia 1º, a obra-prima italiana 'Cinema Paradiso', de Giuseppe Tornatore, vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, de 1989, também premiada no Globo de Ouro e Festival de Cannes, abre a programação de lançamentos da semana no streaming. O filme acompanha a vida de Toto, um garotinho que se encanta pela magia do cinema e se torna amigo do projecionista de sua cidade natal, no interior da Itália, criando uma grande amizade que marcará sua vida.

Do mesmo país de origem, Ettore Scola chega na plataforma com o vencedor Prêmio César de Melhor Filme Estrangeiro (1977) 'Nós Que Nos Amávamos Tanto'. A comédia dramática narra a história de três amigos militantes da Resistência italiana, que tomam diferentes rumos com o fim da Segunda Guerra Mundial.

Fechando as estreias italianas do Cinema #EmCasaComSesc, 'Os Eternos Desconhecidos', de Mario Monicelli, indicado ao Oscar de 1959, traz a história de cinco amigos e improváveis ladrões e um assalto que, em tese, seria simples.

A homenagem aos 100 anos de Eric Rohmer e aos 60 anos de Nouvelle Vague segue com o quarto longa de sua saga dos contos. Nesta semana, também na quinta-feira, é a vez da estreia de 'O Conto de Outono', do cineasta francês. No longa-metragem, a trajetória de uma viúva que se abre para o amor novamente, mas se depara com mais oportunidades e pretendentes do que esperava.

Sem muitas pistas do que vem a seguir e com situações inusitadas a cada sequência, o francês 'Um Passeio Por Paris', de Jacques Rivette, também entra para o catálogo da plataforma. A trama, que traz uma Paris vazia pela noite, busca por ângulos e situações distintas da cidade abordada nos cinemas.

Ontem, dia 29 de março, aconteceu a estreia do quinto episódio do podcast 'Era Uma Vez? São Paulo - 10 Anos Depois' (clique aqui), que entrevista o cineasta Evaldo Mocarzel, o CineSesc estreia três títulos de sua autoria: 'Do Luto à Luta', 'À Margem do Concreto' e 'Hysteria', que entram para o catálogo do Sesc Digital por quinze dias.

Também segue na plataforma a Mostra Curta em Francês (clique aqui), até 15 de abril, numa parceria da Aliança Francesa e as Embaixadas da França, Suíça e Wallonie-Bruxelles International (WBI) com o Sesc São Paulo.

Ficam disponíveis até quinta-feira, dia 1º de abril, os filmes da Mostra Futuros Presentes - Cinemas Europeus (clique aqui), uma parceria do Sesc São Paulo com a Eunic (European Union National Institutes for Culture), rede de institutos culturais europeus no mundo. Confira abaixo a programação do Cinema #EmCasaComSesc a partir do dia 01 de abril, e para acessar a plataforma clique aqui.

Cinema Paradiso


Em Roma, Salvatore di Vitto, um cineasta bem-sucedido, recebe um telefonema de sua mãe informando que Alfredo está morto. O nome de Alfredo lhe traz lembranças de sua infância e principalmente do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia. Ali, o menino fascinado pela magia do cinema fazia companhia ao bom Alfredo, o projecionista. De menino travesso a jovem sonhador, Totó aprende a amar o cinema por meio das mãos de Alfredo. Mas, após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro, ele deixa sua pequena cidade para tomar o caminho de Roma. Ele só retornará 20 anos depois, com a morte de Alfredo, para enfrentar as lembranças de sua infância. Vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro.

Ficha técnica
Cinema Paradiso
Itália | 1989 | Drama | 124 min.
Direção - Giuseppe Tornatore
Roteiro - Giuseppe Tornatore
Elenco - Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio, Mario Leonardi, Agnese Nano, Antonella Attili
Fotografia - Blasco Giurato
Montagem - Mario Mora
Música - Ennio Morricone
Classificação - 12 anos

Nós Que Amávamos Tanto


Trinta anos na história da Itália (1945-1975) e na vida de três grandes amigos: Gianni, Antonio e Nicola. Da resistência à ocupação nazista ao engajamento político dos anos 1960, acompanham-se as aventuras, desventuras e desilusões amorosas de uma geração que sonhava em mudar o mundo.

Umas das melhores piadas do filme mostra um fã cumprimentando Fellini e chamando-o de "Sr Rossellini". O filme também homenageia Michelangelo Antonioni, Roberto Rossellini, Luchino Visconti e Vittorio De Sica - a quem é dedicado -, exibindo imagens de suas obras.

Ficha técnica
Nós Que Amávamos Tanto
Itália | 1974 | Comédia Dramática125 min.
Direção - Ettore Scola
Roteiro - Agenore Incrocci, Furio Scarpelli, Ettore Scola
Elenco - Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefano Satta Flores, Stefania Sandrelli
Produtor - Pio Angeletti e Adriano De Michel
Fotografia - Claudio Cirillo
Música Armando Trovajoli
Classificação - 12 anos

Os Eternos Desconhecidos


Vencedor da Concha de Prata do Festival Internacional de San Sebastián, o filme é um dos maiores clássicos da comédia italiana. Nesta divertida sátira aos filmes de assalto, acompanhamos a história de Peppe, um ex-boxeador que, cansado de viver de pequenos golpes, resolve fazer o assalto perfeito. Sua quadrilha é formada por um fotógrafo sem câmera, um ladrão aposentado, um ex-jóquei e um siciliano. O plano parece infalível, mas nada acontece do jeito que o bando imagina. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Ficha técnica
Os Eternos Desconhecidos
Itália | 1958 | Comédia | 104 min.
Direção - Mario Monicelli
Roteiro - Furio Scarpelli, Agenore Incrocci, Suso Cecchi D’Amico e Mario Monicelli
Elenco - Vittorio Gassman, Renato Salvatori, Memmo Carotenuto, Totò, Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale
Fotografia - Gianni Di Venanzo
Montagem - Adriana Novelli
Música - Piero Umiliani
Produtor - Franco Cristaldi
Produção - Cinecittà, Lux Films e Vides Cinematografica
Classificação - 14 anos

Conto de Outono


A viúva Magali (Béatrice Romand), de 45 anos, uma vinicultora do sul da França, se sente isolada agora que seu filho e sua filha saíram de casa. Sua melhor amiga, Isabelle (Marie Rivière), tenta encontrar um marido para ela e coloca um anúncio de corações solitários em seu nome - sem que ela saiba - ao qual Gérald (Alain Lisbolt) responde. Ao mesmo tempo, Rosine, a namorada de seu filho, quer que Magali conheça seu ex-professor de filosofia, Etienne (Didier Sandre). Fica então combinado que Magali se encontre com os dois homens no casamento da filha de Isabelle. Magali sente uma antipatia imediata por Etienne, mas, ainda sem saber das maquinações de Isabelle, é imediatamente atraída por Gérald. O longa recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 1998.

Ficha técnica
Conto de Outono
França | 1998 | Drama | 112 min.
Direção e Roteiro - Éric Rohmer
Elenco - Béatrice Romand, Marie Rivière, Alain Libolt e Didier Sandre
Fotografia - Diane Baratier
Montagem - Mary Stephen
Som - Pascal Ribier
Musica - Claude Marti,Gérard Pansanel, Pierre Peyra, Antonello
Produção - Les Films du Losange
Coproducão - La Sept Cinéma
Classificação - 12 anos

Um Passeio por Paris


Depois de sair da prisão, Marie (Bulle Ogier), uma ex-terrorista, encontra Baptiste (Pascale Ogier), uma garota estranha com quem faz amizade. As duas vagam por uma Paris vazia, quase fantasmagórica, de prédios abandonados e personagens errantes. O filme busca os ângulos e as abordagens mais inusitadas da cidade.

Ficha técnica
Um Passeio por Paris
França | 1981 | Comédia | 129 min.
Direção e Roteiro -  Jacques Rivette
Elenco - Bulle Ogier, Pascale Ogier, Pierre Clementi e Jean-François Stevenin
Fotografia - William Lubtchansky, Caroline Champetier e Matthieu Schiffman
Montagem - Nicole Lubtchansky
Som - Georges Prat
Música - Astor Piazzola
Classificação - 14 anos

Postar um comentário

0 Comentários