![]() |
Foto - Yuri de Francco |
'Berenices', do Grupo Morpheus Teatro, escrito e dirigido por Verônica Gerchman, ganhador do prêmio APCA de melhor espetáculo de bonecos de 2016, realizará uma circulação online com a obra audiovisual criada a partir do espetáculo teatral, que foi contemplado com a 10ª Edição do prêmio Zé Renato de Teatro para a cidade de São Paulo.
Em função da pandemia o grupo resolveu migrar para a linguagem audiovisual, criando especialmente esta obra com a estética e as particularidades do universo do vídeo para a realização da circulação.
A obra narra a história da pequena Berenice e seu encontro consigo mesmo e suas emoções. A chegada de um irmãozinho dispara na menina uma explosão de sentimentos. O título em plural sugere quantas versões de si mesma Berenice conhecerá ao longo da história. Uma jornada íntima de descoberta de um mundo interior povoado de sentimentos, por vezes contraditórios, que podem se expandir ou serem controlados de acordo com metáforas visuais construídas pelos artistas em cena, por meio da linguagem do teatro de bonecos e das máscaras.
Há entre a criança e o boneco uma cumplicidade e intimidade que rompe muitas barreiras e traz o expectador para esse universo sensível de expressão artística. É intensa a forma como os pequenos se identificam com o drama vivido pela protagonista. Eles se percebem vários, como ela: a raivosa, a carente, a entediada, a medrosa, a corajosa, a observadora...
Entendemos ser de grande importância, na conjuntura atual do nosso país e do mundo, essa sensibilização no que tocam as emoções. No processo de crescimento, muitas vezes o exercício da razão se sobrepõe ao desenvolvimento emocional. Pensar uma educação dos sentimentos passaria por aguçar a percepção e reconhecer as tantas emoções que nos movem. Eis o caminho subjetivo percorrido pela pequena protagonista de 'Berenices'.
Circulação online e sala de conversa com os artistas
![]() |
Foto - Yuri de Francco |
A exibição do vídeo “Berenices” será transmitida ao vivo na página do Facebook e no canal do YouTube do grupo. Ao final de cada sessão, será aberta uma sala de conversa para que público e artistas possam interagir. A sala de conversa tem por intenção abrir um espaço de troca de saberes, percepções e sentimentos entre criadores e público, onde se possa conhecer desde particularidades como a construção desses bonecos e máscaras até as questões mais subjetivas da obra.
Um aspecto positivo desse encontro online é a possibilidade de o público ver a sala de ensaio do grupo, seu atelier, seu espaço de criação. Além do contato com os cinco atores/criadores da obra. E também falar das questões subjetivas da obra.
Nesse momento pandêmico, de isolamento, mais do que nunca é necessário falar do que se sente. Muitas pessoas, tanto adultos como as crianças, têm apresentado alterações de humor, tristeza, ansiedade, depressão e medo.
Sobre o grupo
![]() |
Foto - Yuri de Francco |
O Grupo Morpheus Teatro foi criado em 2002. Desde então desenvolve sua pesquisa com as linguagens do teatro de animação, das máscaras e do teatro físico. Apresenta seu repertório de espetáculos para adultos e para toda a família em teatros, instituições, espaços alternativos e escolas por todo o Brasil, além de participar de mostras e festivais de teatro nacionais e internacionais. Teve a honra de apresentar-se em países como Vietnam, Irlanda, Israel, Itália, Argentina, Chile e Colômbia.
O grupo foi laureado com prêmios nacionais e internacionais, e contemplado com editais de montagem e circulação de espetáculos das secretarias de cultura municipal e estadual de São Paulo e do governo do Brasil. Ministra a oficina “A presença do ator no teatro de animação” onde introduz para atores jovens e adultos, profissionais ou amadores, interessados em artes cênicas, aos princípios da manipulação direta (técnica do teatro de animação onde os bonecos são conduzidos diretamente sem o uso de fios ou varas).
Berenices
Autoria e Direção Geral - Verônica Gerchman
Direção dos Bonecos e Máscaras - João Araujo
Direção de Vídeo - João Araujo
Direção de Fotografia, Captação de Imagens e Edição - Yuri de Francco
Assistência de Câmera - Gabriel Sitchin
Elenco - Verônica Gerchman, João Araujo, Cassia Domingues, Daniela Boni e Zéantonio do Carmmo
Voz da Berenice - Lorini Domingues
Cenário, Adereços e Criação de Bonecos - João Araujo, Verônica Gerchman, Cassia Domingues, Daniela Boni e Zéantonio do Carmmo
Pintura dos Bonecos e Máscaras - Mavutsinim, Sergio Candido e João Araujo
Trilha Sonora Original - João Araujo, Daniela Boni e Mavutsinim
Figurinos - Dalmir Rogério
Confecção dos Figurinos - Sandra Pestana e Noeme Costa
Painel Final - Lorini, Geovanna, Matheus, Orim, Rumi e Samuel
Produção Executiva - Deborah Corrêa
Realização - Grupo Morpheus Teatro da Cooperativa Paulista de Teatro
Serviço
Berenices
Estreia - dia 21 de março - domingo
Horário - 16h
Duração - 40 minutos exibição audiovisual e 30 minutos sala de conversa com artistas
Classificação - livre
Circulação - Espaços Culturais (já confirmados)
Biblioteca Pública Affonso Taunay
Data - 23 de março - terça-feira
Horário - 16h
Local - Facebook aqui
Ceu Paz - Brasilândia
Data - 26 de março - sexta-feira
Horário - 18h
Local - Facebook aqui
Biblioteca Pública Hans Christian Andersen
Data - 27 de março - sábado
Horário - 11h
Local - Facebook aqui
Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue
Data - 28 de março - domingo
Horário - 16h
Local - Facebook aqui
Ceu Samuel Murgel - Jardim Paulistano
Data - 03 de abril - sábado
Horário - 15h
Local - Facebook aqui
0 Comentários