Um relato visual para o futuro - dez fotógrafos em lugares distintos durante a pandemia dialogam por imagens


Fúria por Douglas Almeida

O resultado desta narrativa visual está no livro 'Prosa Fotográfica' , publicação realizada por financiamento coletivo

Renato Negrão, professor e curador é o organizador desta experiência que uniu dez fotógrafos na pandemia e que acabou sendo registrada em uma publicação realizada por financiamento coletivo.

O livro 'Prosa Fotográfica' registra a narrativa por imagens realizada nos três primeiros meses de isolamento social gerada pela pandemia. “Mais do que o livro propriamente, a troca e a rede de afeto e apoio que se construiu num momento histórico tão radical de isolamento e solidão é o que mais nos ateve”, diz Negrão.

A ideia surgiu nos encontros semanais virtuais de estudo de Poéticas Visuais e fotografia contemporânea. Baseada na exposição 'Talking Pictures: Camera-Phone Conversations Between Artists', que esteve em cartaz no Metropolitan Museum, no ano de 2017, Renato propôs ao grupo uma comunicação do ponto de vista visual.

A construção de diálogos começava no envio de uma imagem para outro, que podia ser inédita ou de acervo individual. O primeiro recebia a resposta do segundo e enviava a um terceiro que respondia sem ter visto a imagem inicial. O começo da conversa batizada de “aquecimento produtivo” não partiu de um tema específico, Renato sorteou a primeira pessoa e deixou que ela escolhesse a imagem para passar para o um segundo responder com uma imagem interpretativa e passar para um terceiro.

A prosa fluiu, ganhou diálogos potentes e fez com que todos se envolvessem; o segundo ensaio ou capítulo é sobre o Corpo, respondendo a uma questão levantada pelo grupo: Por que o corpo nu ainda incomoda?

Foto de Marcia Celjar

O terceiro ensaio/capítulo teve como mote a discussão em torno do valor da arte. O quarto e último foi sobre a Fúria. Renato pediu aos participantes que mandassem pelo Whatszapp uma palavra que podia ser um sentimento, uma vontade ou uma sensação. Todas as dez palavras foram escritas em pedacinhos de papel e pela plataforma digital Zoom foi realizado um sorteio virtual com todos presentes.

“A fúria de cada um saiu do aprisionamento, todos acharam um jeito de expressar os conflitos e compartilhar a dor, a solidão, a exaustão gerada pelo isolamento”, completa Negrão. E reafirmo que mais do que o livro, feito em tempo recorde, a experiência humana, a troca usando a fotografia como ferramenta nos salvou minimamente desse momento terrível e angustiante e nos colocou em ação coletiva”, finaliza.

O livro será distribuído gratuitamente para instituições culturais públicas e privadas e poucos exemplares serão disponibilizados para venda pelo Instagram aqui. Com curadoria de Renato Negrão, participaram do livro 'Prosa Fotográfica' os seguintes fotógrafos:

  • Claudia Acorinte Costa
  • Douglas Almeida, Fernanda Fernandes
  • Giancarlo Ceccon
  • Gui Merlino
  • Liana Azevedo
  • Malu Mesquita
  • Márcia Celjar
  • Paulo Henrique Cruz
  • Vera Resende

Sinopse
Durante a pandemia da Covid-19, um grupo de fotógrafos em diferentes cantos do mundo e um curador se reuniram, semanalmente, para criar um modo de comunicação usando a fotografia como elemento principal. Uma rede afetiva e de troca.


Ficha técnica
Prosa Fotográfica
Texto e Curadoria - Renato Negrão
Edição - Renato Negrão e Bernardo Borges
Direção de Arte e Design - Bernardo Borges
Impressão e Acabamento - Ipsis Gráfica e Editora
Preço - R$ 120,00
Vendas - Instagram aqui

Postar um comentário

0 Comentários