Turma do curso técnico de teatro da Fundação Clóvis Salgado estreia Sharing: The Night


Foto - Leandro Lopes

A peça foi criada durante o período de pandemia incorporando procedimentos de segurança em sua dramaturgia
, e será transmitida pelo YouTube

Com direção de Júlio Vianna, a turma de formatura do turno da manhã do curso técnico de teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, da cidade de Belo Horizonte, apresenta o espetáculo 'Sharing: The Night'. A estreia acontece dia 06 de fevereiro, às 21 horas, com transmissão gratuita e ao vivo pelo canal da Fundação no YouTube (clique aqui).

O processo de construção do espetáculo teve dois elementos como principais eixos norteadores da pesquisa: a dramaturgia do espaço e a transposição de elementos presentes em obras fílmicas e literárias dos gêneros de suspense, mistério e romance de época, na criação cênica.

Concebido durante o período de pandemia, o trabalho foi estruturado adequando as regras e procedimentos de segurança à proposta estética do espetáculo. Uso de máscaras, distanciamento físico e não aglomeração foram alguns dos recursos utilizados como elementos no processo criativo.

Assim como ocorreu durante todo o processo de ensaios, a peça incorporou esses componentes em sua dramaturgia, com os atores/personagens utilizando máscaras e sem se aproximarem, fisicamente, durante encenação. Segurança e proposta estética caminhando juntas.

Sobre a construção e apresentação do espetáculo

Apesar de não contar com público presencial no local, o espetáculo é apresentado e transmitido, ao vivo, dentro de um casarão centenário: o Palacete Dantas localizado no centro da cidade de Belo Horizonte (MG).

Tanto a direção de arte quanto a concepção de luz, de som e a videografia foram trabalhadas a partir de um estudo do edifício (em termos históricos, arquitetônicos e socioeconômicos) e sua apropriação concomitante à construção dramatúrgica.

Neste tipo de processo de trabalho, tanto a pesquisa quanto a criação cênica se desenvolvem a partir da experimentação e construção de cenas em diálogo com o espaço físico/arquitetônico (processo denominado “dramaturgia do espaço”).

Além disso, foram pesquisadas inúmeras referências advindas da literatura e do universo cinematográfico, que ajudaram no processo de criação das personagens e ambientação cênica, além de orientar o tom no trabalho de escrita da dramaturgia. Diretores e autores como Alfred Hitchcock, M. NIght. Shyamalan, Robert Altman, Robert Moore, Joe Wright, Stephen King, Edgar Allan Poe foram referências importantes durante o trabalho.

Foto - Leandro Lopes

Sobre o diretor
Júlio Vianna é doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG e mestre em Teoria da Literatura pela mesma universidade. Já dirigiu diversos espetáculos, dentre eles: 'Uma ideia maluca', 'Ponto de ônibus', 'Sessão das Duas', 'O Ser Sepulto', 'Uma mulher só', 'Valsa nº 6', 'RE-toques', 'Que não se esmaguem com palavras as entrelinhas', 'Quixote', 'Através das Sombras', 'Uma tartaruga chamada Dostoievsky', 'Argonautas de um mundo só', 'Fenice' e 'A Brincadeira'.

Atuou como dramaturgo em cinco espetáculos e possui um texto teatral, ainda não montado. Dirigiu e roteirizou três curtas-metragens e um média-metragem, além de ter trabalhado como preparador de elenco em diversos projetos de cinema. Foi coordenador do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto (BH), em 2012, e é co-fundador e integrante da cia. 4comPalito desde 2001. Também atuou como professor de Interpretação do curso técnico de teatro do Centro Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado em 2019 e 2020.

Sobre a equipe
O projeto conta com uma equipe híbrida, envolvendo desde artistas com atuações diversas no campo cênico a profissionais experientes das áreas de tecnologia da informação e audiovisual. O trabalho foi estruturado e desenvolvido por meio de encontros virtuais, semi presenciais e presenciais, respeitando protocolos de segurança frente à pandemia e as individualidades dos membros da equipe. Há integrantes do grupo que desenvolveram seu trabalho totalmente à distância, por exemplo.

Sinopse
Em 'Sharing: The Night', um grupo de pessoas se hospeda em um grande casarão, em um local isolado. Ao longo de uma noite, acontecimentos estranhos e misteriosos podem demonstrar que nem tudo é (ou pode ser) exatamente o que parece. Em cena, 12 personagens estabelecem conexões e desconexões, desafiando o espectador a desvendar seus segredos e a descobrir os diversos mistérios guardados no interior de um casarão isolado, sem localização e tempo definidos. Com direção de Júlio Vianna, 'Sharing: The Night' é a peça de formatura do curso técnico de teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, turno da manhã.

Ficha técnica
Direção e dramaturgia - Júlio Vianna
Elenco - Amanda Arruda, Fernando de Freitas, Giulia Haua, Helena Correa, Ícaro Gibran, Jairo Moser, Kariely Soares, Mariana Babeto, Pedro Mucci, Rafael Souza, Rodrigo Lima Onofre e Sara Silva
Direção Musical - Ernani Maletta
Direção de Arte - Tereza Bruzzi, Ed Andrade e Cristiano Cezarino (Barracão UFMG)
Assistentes de Direção de Arte - Rayssa Scalabrino, Laysla Araujo e Lucas Alexandre
Criação, Montagem e Operação de Iluminação - Cleverson Eduardo
Assistente de Iluminação - Laysla Araújo
Consultoria em Iluminação - Cristiano Araújo
Maquiagem - Ícaro Gibran e Júlio Vianna
Assessoria em TI - Luiz Oliveira
Consultoria de Som Direto - André Veloso
Cinegrafismo e Operação de Câmera - Leandro Lopes
Edição ao Vivo - Júlio Vianna
Transporte de Elenco - Olá Produções
Máscaras - Bricolage
Produção Executiva - Marco Túlio Zerlotini
Núcleos internos de trabalho
Apoio em Produção e Demandas da Direção - Giulia Haua
Apoio em Elementos Cenográficos e Caracterização - Icaro Gibran
Apoio em Maquiagem e Produção de Tutoriais - Mariana Babeto
Apoio Coreográfico - Rodrigo Lima Onofre
Organização de Elementos Cenográficos e de Figurinos - Giulia Haua, Helena Correa, Jairo Moser, Rafael Souza e Sara Silva
Organização de Equipamentos de Luz, Vídeo e Som - Amanda Arruda, Kariely Soares, Pedro Mucci e Rafael Souza
Pré-Produção - Giulia Haua e Kariely Soares
Apoio em Comunicação - Amanda Arruda

Serviço
Sharing: The Night
Temporada - de 06 a 14 de fevereiro
Horário - sempre às 21h
Local - transmissão ao vivo pelo YouTube da Fundação Clóvis Salgado (clique aqui)
Grátis
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários