Jurados apontam os destaques da 9ª edição do Cinecipó - Festival do Filme Insurgente


Júri formado por Geni Nuñez, Juliano Gomes e Paulo Heméritas elegeu principais títulos de nas categorias curtas, médias e longas-metragens

Depois de 30 dias de programação, quatro programas semanais, debates e seminários, chega ao fim a 9ª edição do Cinecipó - Festival do Filme Insurgente. Na noite do dia 29 de dezembro, o júri anunciou os destaques do evento que exibiu mais de 60 produções.

O Festival Cinecipó, que em 2020 teve sua 9ª edição exibida online e gratuitamente, aconteceu entre 30 de novembro e 29 de dezembro. Idealizado por Cardes Monção Amâncio e Daniela Pimentel de Souza, trouxe em sua programação curtas e longas ficcionais e documentais que tinham como objetivo a busca pela apreciação da diferença, com pluralidade e diversidade.

A coordenação da curadoria ficou a critério de Cardes, Fabiana Leite e Luís Flores e, neste ano, foi feita uma chamada para jovens curadores de até 25 anos para participar dessa seleção. Assim, os jovens pesquisadores, críticos e realizadores Carina Maciel, Diego Souza, Gabriel Araújo, Iakima Delamare, Larissa Muniz e Pedro Rena participaram do processo.

“Quero agradecer todos os realizadores e realizadoras que exibiram seus filmes, toda a equipe do festival e lembrar que todos os debates e mesas do seminário estão disponíveis em nosso canal. Nosso programador sofreu um ciberataque, que nos impossibilitou de seguir atualizando nosso site, mas contornamos a situação criando o subdomínio (clique aqui), explica Cares.

“Nos últimos anos o Festival vem refinando sua curadoria com a missão de expor anualmente um robusto painel da insurgência que aflora nas telas. Que venha um 2021 de muita luz para todos nós. Teremos novidades, como o projeto Cinema dos Quilombos, dentre outras atividades”, complementa ele.

Até 2015, o festival foi realizado na Serra do Cipó, Lapinha e Santana do Riacho. Também já foram realizadas mostras em outras partes do Brasil como Pernambuco e Brasília. O coletivo produziu exibições itinerantes no Espaço Comum Luiz Estrela, Quilombo dos Marques, Quilombo do Palmital e em escolas públicas.

Além dos filmes, o festival também ofereceu oficinas e workshops nas áreas de cinema, artes plásticas e música voltadas para a questão da sustentabilidade. Por conta da pandemia da Covid-19, em 2020 o festival aconteceu totalmente online. Entre os realizadores dos filmes, uma maioria de LGBTQI+, mulheres e negros.

Sobre o júri

Geni Núñez
Ativista no movimento indígena guarani, anticolonial. Graduada em Psicologia, mestre em Psicologia Social e doutoranda em estudos raciais e de gênero (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas UFSC). Membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos (ABIPSI).

Juliano Gomes
Crítico e professor. Editor da Revista Cinética, onde escreve desde 2010. Publicou na Filme&Cultura, Folha Piauí e diversos catálogos de mostras e festivais. Foi Júri do DocLisboa, Mostra Tiradentes, Cachoeira Doc e Fronteira. Leciona regularmente na AIC-Rio. Publicou sobre teatro na revista Horizonte da Cena e sobre música no catálogo do festival Novas Frequências, além de apresentar dois discos de Rômulo Fróes. Mestre em Comunicação pela UFRJ, com dissertação sobre Jonas Mekas. Dirigiu com Léo Bittencourt os curtas "As Ondas"(2016) e "..."(2007).

Paulo Heméritas
Professor docente de Filosofia dos cursos de graduação em Direito, Psicologia e Pedagogia da UNESA - Universidade Estácio de Sá dos campus de Cabo Frio e Campos dos Goytacazes - RJ. Doutor em Sociologia e Mestre em Cognição em Linguagem pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Participa do Cine Cipó - Festival do Filme Insurgente desde 2011 como curador e jurado. Possui artigos publicados em periódicos sobre o cinema ambiental e o transporte cicloviário. É especialista em Educação Ambiental pelo IFF - Instituto Federal Fluminense.

Confira abaixo os destaques do Festival na avaliação dos jurados:

Infanto-juvenil
Mãtãnãg, A Encantada | 2019
De Shawara Maxakali e Charles Bicalho

Longa-metragem

Ficção
Até o Fim | 2019
De Ary Rosa e Glenda Nicácio

Documentário
Chão | 2019
De Camila Freitas

Filme Insurgente
Virou Brasil | 2019
De Pakea, Hajkaramykya, Arakurania, Petua, Arawtyta'ia, Sabiá e Paranya

Média-metragem
O último sonho | 2019
De Alberto Alvares

Curta-metragem

Ficção
República | 2020
De Grace Passô

Documentário
Nakua pewerewerekae jawabelia/Hasta el fin del mundo/Até o fim do mundo | 2019
De Margarita Rodriguez Weweli-Lukana e Juma Gitirana Tapuya Marruá

Filme insurgente
Cadombe do Açude | 2020
De Danilo Cadombe

Filme Estrangeiro
O Quadrúplo
Canadá | 2020
Título Original - The Fourfold
De Alisi Telengut

Leia também:

Postar um comentário

0 Comentários