3º Festival de Arte Vale do Paraíba presta tributo a Pena Branca e Xavantinho

Pena Branca e Xavantinho. Foto - Divulgação 

Evento mergulha nas raízes culturais do interior, exaltando a viola caipira como instrumento presente nas manifestações populares tradicionais, compondo a paisagem sonora do Brasil

Movimentando grupos, formando novos artistas e unindo gerações, a viola caipira, instrumento característico da cultura brasileira já reconhecido como patrimônio imaterial em lugares como Minas Gerais, é o argumento para reunir cem artistas durante quatro dias em um grande festival virtual.

Enaltecendo tudo o que a viola caipira representa na cultura do Estado de São Paulo, de 06 a 10 de janeiro de 2021, acontece a 3ª edição do Festival de Arte Vale do Paraíba, com um Tributo à Pena Branca e Xavantinho. O evento idealizado pela produtora cultural Ivete Nenflidio, da In Totum Cultura Criativa, com produção artística de Luciana Passarini, da Carretel Music, acontece em formato on-line com transmissão gratuita pelo Facebook e YouTube.

Abrindo o festival, o violeiro e compositor Fábio Miranda apresenta um solo musical com pitadas de brincadeiras, causos, poesias e truques inspirados nos pássaros, com canções como 'A vida no campo' (Juraildes da Cruz), 'O grande sertão' (Xavantinho) e 'A Mata Gemeu' (Maria Chiquinha/Xavantinho) convidando o público a voar nas asas da imaginação.

Ricardo Zohyo e Priscila Brigate. - Foto - Kleber Pereira

Na sequência, Ricardo Zoyo, Priscila Brigante e Ana Rodrigues, músicos que acompanharam Pena Branca, se juntam ao cantador Cláudio Lacerda, que dividiu o palco com o artista em sua última apresentação, relembram histórias e grandes sucessos. Ao cantarem 'De papo pro ar' (Joubert Carvalho/Olegário Mariano), 'Quebra de milho' (Manuelito/Tom Andrade), 'Santos Reis/Reisado' (Teddy Vieira) e 'Cuitelinho' (Antônio Xandô/Paulo Vanzolini), os artistas transmitem a paixão pela herança musical dos sertanejos, apresentando o olhar do homem do campo e seus valores.

Já a dupla Joaquim & José apresenta 'Que terreiro é esse?' (Xavantinho) e 'Vaca Estrela e Boi Fubá' (Patativa do Assaré), além da composição autoral 'Saga do Cerrado', inspirada em uma viagem ao Cerrado 'O Berço das Águas' envolta a muitas reflexões sobre a importância de valorizar nossas raízes, a natureza e seus biomas que tudo nos provém. Mais um legado de Pena Branca & Xavantinho.

João e Luiz. Foto - Kleber Pereira

“Meu primeiro contato com a dupla foi ao escutar a música 'O ciúme' de Caetano Veloso, gravada pelo Pena Branca. Uma música sofisticada com uma melodia cheia de detalhes”. Comenta Osni Ribeiro, compositor, violeiro e produtor musical, no bate-papo com Cláudio Lacerda, com participação de Arnaldo Silva, compositor, produtor musical, músico e ator. No repertório os músicos apresentam 'O ciúme' (Caetano Veloso), 'Triste Berrante' (Adauto Santos) e 'O Cio da Terra' (Adauto Santos).

Fruto da nova geração da Música Brasileira, Léo Vieira se junta a Antony Ventura para apresentar clássicos da música popular, como 'Luar do Sertão' (Catulo da Paixão Cearence/João Pernambuco), 'Casinha de Aço' (Roque José de Almeida/Teddy Vieira e 'Chalana' (Arlindo Pinto/Mário Zan), trazendo ao público a leveza, singeleza e doçura do universo sertanejo, encerrando o primeiro dia do festival.

O evento tem apoio cultural da Casa de Oswaldo Cruz (São Luiz do Paraitinga) e do SESI São José dos Campos, onde foram gravadas as apresentações com mediação do cantor, compositor, instrumentista e pesquisador Cláudio Lacerda, importante nome do gênero caipira, que já atuou em parceria com Pena Branca.

A realização do projeto é do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa e foi contemplado pelo ProAC Editais, com idealização da In Totum Cultura Criativa e produção artística da Carretel Music.

Nô Stopa e Cláudio Lacerda. Foto - Kleber Pereira

Confira abaixo a programação completa, com início sempre a partir das 20h00, no Facebook e YouTube:

Data - 06 de janeiro - quarta-feira
Show de abertura, com Fábio Miranda (Maestro Sabiá)
Claudio Lacerda, Ricardo Zoyo, Priscila Brigante e Ana Rodrigues
Joaquim e José
Osni Ribeiro e Arnaldo Silva
Léo Vieira & Antony Ventura

Data - 07 de janeiro - quinta-feira
João Oliveira
Nô Stopa e Juninho Serafranny
Anderson Martins
Caio de Souza
Lia Marques e Léo Couto
Grupo Paranga

Data - 08 de janeiro e sexta-feira
Fabrício Conde
Rodrigo Zanc e Claudio Lacerda
Luiz Salgado
Letícia Leal

Data - 09 de janeiro - sábado
Noel Andrade, Felipe Câmara, Edu Malta
Bruno Sanches
Jackson Ricarte
Moreno Overá e Rafael Gandolfo

Data - 10 de janeiro - domingo
Oficina de lutheria com Luciano Queiroz
Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha - Mediador: Cláudio Lacerda - Convidados: Luciano Batista (Mestre de Folia de Reis), José Ricardo (Contramestre de Folia de Reis) e Ari Pereira (Tocador de rabeca / Articulador Cultural)
Grupo de Jongo Mistura da Raça - Mediador: Cláudio Lacerda - Convidados: Laudeni de Souza (Mestre Jongueiro), Márcia Cunha (Jongueira / Articuladora Cultural) e a senhora Dona Adélia (Matriarca da família)
Maracatu Baque do Vale
Palestra Show com João Oliveira e Luiz Salgado (encontro foi filmado na Casa Oswaldo Cruz)

Serviço
3º Festival de Arte Vale do Paraíba - Tributo à Pena Branca e Xavantinho
Período - de 06 a 10 de janeiro 2021
Local - Facebook  aqui e no YouTube aqui
Evento totalmente online e gratuito
Para mais informações clique aqui

Leia também:
São Luiz do Paraitinga é palco de gravações do 3º Festival de Arte Vale do Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários