São Luiz do Paraitinga é palco de gravações do 3º Festival de Arte Vale do Paraíba


Festival de Arte foi inspirado na cidade de São Luiz do Paraitinga e região do Vale do Paraíba. 
João Oliveira e Luiz Salgado se apresentam na Casa Oswaldo Cruz, com transmissão online a partir de 06 de janeiro de 2021

Montanhas, vales, paisagem exuberante, sossego, gastronomia, artesanato, dança e muita música, é o que podemos encontrar na região que inspirou artisticamente a criação do Festival de Arte Vale do Paraíba.

Idealizado pela In Totum Cultura Criativa, empresa da produtora cultural Ivete Nenflidio, com produção artística de Luciana Passarini, da Carretel Music, o 3º Festival de Artes Vale do Paraíba foi adaptado para o formato online e será transmitido a partir do dia 06 de janeiro de 2021, por meio de plataformas que serão informadas pelo Facebook (clique aqui) e nas redes sociais dos artistas participantes, além de ser veiculado em canais de TVs educativas posteriormente.

Promovendo um grande tributo à Pena Branca e Xavantinho e contemplando diversas linguagens artísticas, mais de cem artistas se revezarão entre concertos de viola, espetáculos musicais, teatro, vivências artísticas com grupos de manifestações populares, palestra show e oficinas.

Com gravações a todo vapor, no dia 25 de novembro de 2020, na Casa Oswaldo Cruz, em São Luiz do Paraitinga, foi produzida uma palestra musical apresentada por João Oliveira e Luiz Salgado, dois artistas brasileiros comprometidos com a busca pela preservação e a difusão das matrizes culturais brasileiras, além da participação de Negão dos Santos e Renata Marques, integrantes do grupo Paranga, que trabalha com uma visão cosmopolita das raízes da cultura regional.

Os músicos apresentam um pouco da rica diversidade brasileira, como a Folia de Reis, a Congada, o Galope à Beira Mar, o Martelo Agalopado, o Jongo, o Moçambique e o Bambelô, tradições populares ancestrais que resistem em diversas regiões do país.

João Oliveira (percussão) e Luiz Salgado. - Foto - Luciana Passarini

João Oliveira, que é compositor, arranjador, produtor musical e pesquisador das manifestações populares afro-brasileiras, é um artista que defende a importância de preservar e manter viva as mais variadas formas e expressões da cultura brasileira.

Luiz Salgado, desenvolve há 20 anos um trabalho fincado na expressão musical arraigada no Brasil profundo, na música que emana do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas e tradições populares, tendo sua viola como uma ferramenta de resistência.

Grandes artistas que se uniram na tentativa de valorizar e promover esse conjunto de saberes ancestrais, testemunhos de grande sofrimento e resistência, mas também de muita determinação, criatividade e alegria.

O evento traz as marcas da história do Brasil, a brasilidade, a viola, a oralidade, as modalidades musicais tradicionais e muita cantoria, um riquíssimo presente para os apreciadores de um dos gêneros musicais mais genuínos da cultura brasileira, a cultura caipira

Luiz Salgado, João Oliveira (percussão), Renata Marques e Negão dos Santos (Grupo Paranga). Foto Luciana Passarini

No início do mês de novembro, foram gravadas vinte e duas atrações artísticas no Sesi São José dos Campos, apoiador cultural do Festival. Mais de sessenta canções clássicas receberam novas arranjos em releituras instrumentais de viola, teatro e shows musicais. Uma ode à memória de Pena Branca e Xavantinho, uma das duplas mais emblemáticas de todos os tempos, e que o público poderá acompanhar a partir de janeiro pela internet.

Sobre o Festival

O Festival de Arte Vale do Paraíba, que em 2021 chega à sua terceira edição, é um evento que vem ganhando espaço e relevância no calendário cultural, não só do Vale do Paraíba, como também no de grandes festivais brasileiros. 

Na edição anterior homenageou Elpídio dos Santos, e contou com a direção musical de Negão dos Santos (seu filho) e João Oliveira. O evento de 2018 percorreu as tradicionais, aconchegantes e históricas cidades de: São Luiz do Paraitinga, Cunha, Santo Antônio do Pinhal e Taubaté, e fez com que sua programação chegasse a, aproximadamente, 20 mil pessoas em 2 finais de semana.

O projeto é uma articulação cultural fruto da parceria entre as produtoras Ivete Nenflidio (In Totum Cultura Criativa) e Luciana Passarini (Carretel Music), que atuam juntas desde 2016. A realização do projeto é do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa e foi contemplado pelo ProAC Editais, com idealização da In Totum Cultura Criativa e produção artística da Carretel Music.

Ficha técnica
Idealização - In Totum Cultura Criativa
Produção Artística - Carretel Music
Coordenação Geral e Curadoria Artística - Ivete Nenflidio
Mediação - Claudio Lacerda
Gravação - Locomotiva Produções
Cenografia - Livia Loureiro
Equipe Técnica - Luciano Francisco e Régis Augusto
Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini

Serviço
3º Festival de Arte Vale do Paraíba - Tributo à Pena Branca e Xavantinho
Data - a partir de 06 de janeiro de 2021
Local - Facebook aqui
Grátis

Postar um comentário

0 Comentários