Últimos dias - exposição Fusão na P.S Galeria

Obras de Marcus Paschoalin em ambiente assinado por Daniel Tavares. Foto - Jomar Bragança

A exposição 
com obras dos artistas Marcus Paschoalin e Rodrigo Tonani, apresenta duas linhas artísticas totalmente diferentes, mas que se complementam de certa forma a partir do olhar do visitante

Belo Horizonte sempre foi marcada por uma intensa atividade artística em espaços variadas da cidade, desde manifestações que cobrem os muros e vielas da cidade, passando por museus e galerias que apresentam obras em um espaço de contemplação.

Com a cidade retomando as atividades e se adequando a uma nova realidade, a P.S Galeria reforça seu compromisso de incentivar o segmento de artes plásticas ao apresentar a exposição inédita 'Fusão', reunindo obras de dois artistas da capital mineira: Marcus Paschoalin e Rodrigo Tonani.

A exposição, que segue até o dia 19 de dezembro, convida o público a entrar em contato com as obras de Paschoalin e Tonani, aprofundando o conhecimento em artes plásticas, além de incentivar o cenário da capital, especialmente após o período de isolamento e a longa pausa no segmento.

O projeto arquitetônico da galeria, assinada pela arquiteta Eliane Pinheiro, convida para uma visitação fluida do espaço, sem paredes e divisões, permitindo um caminhar livre e mais seguro neste período de reabertura, garantindo o distanciamento necessário para a retomada das atividades durante a pandemia.

Sobre as obras

Spray sob Madeira - Marcus Paschoalin

A curadoria da P.S Galeria apresenta séries específicas e particulares de dois artistas de duas linhas de trabalho opostas e instigantes. Enquanto Marcus Paschoalin brinca com os traços retos e foca na relação com a geometria, Tonani desenvolve um trabalho mais livre, de inspiração pessoal latente, transmitindo sensações e sentimentos próprios no movimento do pincel nas telas.

As quatro séries expostas de Marcus Paschoalin apresentam três técnicas diferentes que marcam a trajetória do artista e tornaram-se sua marca registrada. A primeira consiste em 6 (seis) telas em preto e branco que seguem o estilo do “Optical Art” - movimento artístico popularizado nos Estados Unidos nos anos 60 e que consiste em trabalhos que questionam a falhabilidade do olhar humano com ilusões de ótica nas combinações de cores e traços.

Outras destaque, de autoria de Paschoalin, é uma série com 60 telas em spray sobre papel com moldura que o artista produziu durante uma viagem de imersão artística pelo interior de Minas Gerais. Em apenas 2 semanas ele produziu todas as obras que integram esta série.

Contrapondo o trabalho geométrico e psicodélico de Paschoalin, o recorte curatorial para as séries de Rodrigo Tonani apresenta obras criadas a partir de um ímpeto pessoal e de uma fluidez mais livre. Dentre os destaques estão a série “Libestraum” que, inspirada no trabalho do compositor alemão Franz Liszt e na teoria da desconstrução da forma de Wassily Kandinsky, a proporção de volume e as distinções entre claro e escuro.

O artista plástico Rodrigo Tonani. Foto - Pedro Duarte

A obra “Flores de Genebra” é outro destaque de Tonani, que concebida durante o período de vivência e imersão artística na Suíça, em que o artista viveu uma relação caótica com um colega de quarto e se via obrigado a sair das dependências do apartamento para se inspirar e produzir. Assim, Rodrigo recorreu ao bonito parque Lago Lemán, se inspirando na flora tão rica e colorida do parque, deixando o olhar observador perceber na natureza a relação profunda entre o florescer de uma renovação de espírito em momentos e períodos nebulosos.

Todas as obras apresentadas na exposição estão à venda, a galeria funciona de segunda à sábado, recebendo visitantes tanto para a exposição quanto para acompanhamento e direcionamento a respeito das obras, suas técnicas e métodos.

Serviço
Exposição 'Fusão' - com obras dos artistas Marcus Paschoalin e Rodrigo Tonani
Visitação - até 19 de dezembro
Local - P.S Galeria
Endereço - Rua Antônio de Albuquerque, 911 - Funcionários - Belo Horizonte
Horário de funcionamento - de segunda a sexta das 10h às 19h e sábados das 10h às 14h
Grátis
Mais informações 31 3223-8329 e 31 99188-8225

Postar um comentário

0 Comentários