Cinecipó - Festival do Filme Insurgente abre vagas para oficinas de cinema


A 9ª edição do Cinecipó, festival do filme insurgente idealizado Cardes Monção Amâncio e Daniela Pimentel de Souza, que acontece entre os dias 30 de novembro a 28 de dezembro - conta com duas oficinas online e gratuitas em sua programação. O crítico e professor Juliano Gomes ministra o curso 'Crítica Reparadora: Práticas Implicadas' e Renato Vallone fica à frente das aulas de 'Cinema de Montagem'. Confira abaixo mais informações sobre os cursos, datas e inscrições:

Oficina 1

Crítica Reparadora: Práticas Implicadas com Juliano Gomes

A proposta consiste em, durante cinco dias, conduzir encontros voltados para reflexão entre imagem e colonialismo, por meio da exposição e discussão de imagens e textos, e a condução de práticas diárias de reflexão, a partir de regras variadas na forma de expressão.

O encontro seguinte sempre se inicia com feedbacks dos exercícios do dia anterior.
São repassados de forma resumida alguns marcos conceituais (como Glauber Rocha, Franz Fanon, P. E. Salles Gomes, Fred Moten, Jota Mombaça, entre outras), e exibição de materiais contemporâneos em sua maioria que reflitam sobre tais processos.

A segunda metade dos encontros será sempre dedicada a práticas dos participantes, que exercitem sua expressão, em geral num texto escrito, mas não só. O objetivo é contribuir para instrumentalização do olhar dos participantes em relação a encruzilhada entre colonialismo e economia das imagens.

Serviço
Oficina - Crítica Reparadora: Práticas Implicadas
Professor - Juliano Gomes
Período - de 30 de novembro a 04 de dezembro
Horário - das 14h às 17h (online)
Vagas - 10 (50% vagas preferencialmente moradores de BH).
Inscrições -  até 28 de novembro - clique aqui
Grátis

Sobre Juliano Gomes
Crítico de cinema, professor e editor da Revista Cinética, onde escreve desde 2010. Publicou na Filme&Cultura, Folha, Piauí e diversos catálogos de mostras e festivais. Foi Júri do DocLisboa, Mostra Tiradentes, Cachoeira Doc e Fronteira. Leciona regularmente na AIC-Rio. Publicou sobre teatro na revista Horizonte da Cena e sobre música no catálogo do festival Novas Frequências, além de apresentar dois discos de Rômulo Fróes. Mestre em Comunicação pela UFRJ, com dissertação sobre Jonas Mekas. Dirigiu com Léo Bittencourt os curtas “As Ondas”(2016) e “?”(2007).

Oficina 2

Cinema de montagem com Renato Vallone

Um novo tipo de montador, na experiência contemporânea do cinema, trabalha para reconfigurar a ideia de autor. Como colocar esse agente criativo no lugar reflexivo de autoria, numa perspectiva micropolítica?

Existe a angústia de criar dentro de sistemas opressivos na tradição cinematográfica industrial e de mercado, com a incorporação desse afeto no cinema de autor. Esses sistemas tradicionais são atualizados por imposições hegemônicas contemporâneas, neocoloniais, contidas nos detentores dos meios de produção global e nacional. O que está em jogo é a liberdade de criação diante de normas do capital.

Nós dos países em desenvolvimento em pleno início de século temos a oportunidade de, por meio de uma consciência e posicionamento criativo, sugerir outros agenciamentos no artesanato da montagem, desde o espaço virtual (em rede) assim como na postura no espaço de trabalho e de uma maneira mais ampla, na economia criativa do audiovisual de nosso país.

O laboratório de cinema de montagem traz perspectivas teórica e prática, propõe debate e processos criativos experimentais relacionados à construção de microfilmes por intermédio do contato e apropriação de materiais preexistentes.

Sobre Renato Vallone
Vencedor do prêmio de melhor montagem documental com o filme 'Cinema Novo' no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2017. Nascido e criado na zona periférica do Rio de Janeiro, foi considerado em 2016 um dos mais inventivos montadores do cinema brasileiro e recebeu reconhecimentos importantes: L'Oleil D'Or (Olho de Ouro) - Melhor Documentário - Festival De Cannes 2016 - 'Cinema Novo', Prêmio de Montagem - SANFIC Festival Internacional de Cine do Chile - 'Cinema Novo', Prêmio de Melhor Montagem - ABRACCINE - 'Cinema Novo', Prêmio Éder Manzini - Montagem - Memorial do Cinema Paulista - 'Cinema Novo', Prêmio de Montagem - Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema da Bahia - 'Cinema Novo'Montou também o longa 'Campo de Jogo' (FestRio 2014; 58º BFI London Film Festival 2014; Documentary Fortnight do MoMA - NY 2015).

Formado em Cinema no curso de Montagem e Edição de Som e Imagem começou carreira profissional em cinema e vídeo em 2006 como assistente de professores da Escola - onde foi monitor e orientador de montagem no curso - e seguiu adiante como diretor, fotógrafo, montador e desenhista sonoro.

Finalizou recentemente a montagem de seu primeiro longa metragem de ficção, 'Miragem' do diretor Eryk Rocha, e participará da competitiva Venice Classics Documentary no Festival de Veneza com o Doc 'Humberto Mauro' do diretor Andre Di Mauro.

Serviço
Oficina - Cinema de montagem
Professor - Renato Vallone
Período - de 07 a 10 de dezembro
Horário - 14h às 16h (online)
Vagas - 15
Inscrições -  até 05 de dezembro - clique aqui
Grátis

Leia também:

Postar um comentário

0 Comentários