![]() |
Os palhaços Buiu (Wilson Saraiva) e Teta (Karine Lopes). Foto - Fellipe Oliveira |
Resultado de pesquisa desenvolvida graças a 4ª edição do Edital de Apoio à Criação Artística - Linguagem Circo, da Secretária Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, o espetáculo A Trombeta Apocalíptica, da dupla de palhaços Buiú e Teta, fará quatro apresentações gratuitas nas ruas de Sampa entre os dias 19 e 26 de novembro. A direção é de Cida Almeida e a interpretação dos artistas Wilson Saraiva e Karine Lopes.
Dois palhaços-cientistas, Buiú e Teta, armam seu circo, ou seu laboratório, a céu aberto com a intenção de apresentar às pessoas suas novas invenções. Tantas são as descobertas que eles decidem não só compartilhá-las com a população, mas também ganhar seu sustento com essa atividade.
Uma trombeta apocalíptica - que toca quando algo horrível acontece no mundo - berra absurdos a serem investigados junto ao respeitável público: a existência da fome, o real valor do salário mínimo e a teoria da “seleta natural”. Estes assuntos são examinados e os resultados são alarmantes.
![]() |
Os palhaços Buiu (Wilson Saraiva) e Teta (Karine Lopes). Foto - Fellipe Oliveira |
Nessa brincadeira de fazer descobertas com as dúvidas que tem, também enfrentam inimigos como o perigoso Coronga Vírus. Em certo momento, Buiú e Teta percebem que “tá todo mundo lascado” e resolvem fazer eles mesmos seu jornal para publicar as próprias notícias. No projeto, a dupla desenvolveu algumas ações investigando a figura do palhaço interventivo, foram elas:
- Invasão Darwiana - Palhaços de plantão invadem Live em plataforma das Redes Sociais com o Jornal Infernacional para noticiar as teorias descobertas pela dupla.
- A Cruzada - intervenção/instalação urbana - Em plena praça, a dupla monta sua própria praia e preenche, junto àqueles que por ali passam, a cruzadinha de uma edição especial do jornal.
- Operação caramujo - Com a casa nas costas, dois palhaços enfrentam inimigos como a fome, o perigoso Coronga Vírus e as finanças domésticas dos transeuntes para vencer mais um dia sob o teto de estrelas.
“A dupla carrega o seu laboratório de pesquisa em um carrinho e está na rua para investigar questões importantes”, conta Wilson Saraiva, o Buiú, explicando que o espetáculo usa a linguagem do palhaço para abordar assuntos atuais do cotidiano. “Trata-se de projeto de teatro-circo, recheado de gag’s cômicas”, completa Wilson.
Segundo a atriz e cenógrafa cenógrafa Karine Lopes, “os palhaços erguem o mastro, hasteiam a bandeira e colorem o cinza da rua com sua mini lona”. Os artistas brincam com os símbolos da arquitetura circense e com o imaginário coletivo. A dupla ressalta que o principal objetivo das apresentações nesse momento é dialogar com aqueles que precisam continuar ocupando as praças no dia a dia, seja como simples passagem, parada para o almoço, como local de trabalho ou até mesmo morada.
Os artistas enfrentam o desafio de realizar as apresentações com as máscaras e o público ocupará os lugares sinalizados no chão. A equipe orientará a necessidade do respeito às orientações de saúde e o autocuidado.
Dramaturgia - Karine Lopes e Wilson Saraiva
Provocações Dramatúrgicas e Direção - Cida Almeida
Palhaço Buiú - Wilson Saraiva
Palhaça Teta - Karine Lopes
Preparação Corporal - Erickson Almeida
Cenografia e Figurino - Karine Lopes
Cenotécnico - Leandro Bruno
Assistente de figurino - Léo Paz
Assistente de Produção - Rodrigo de Abreu
Registro Fotográfico - Fellipe Oliveira
Designer Gráfico - MUDA Estúdio
Filmagem - Dinho Santoz
Assessoria de Imprensa - M. Fernanda Teixeira e Macida Joachim | ArtePlural
Produção - Wilson Saraiva
Produção Artística - Buiú & Teta
Serviço
A Trombeta Apocalíptica - espetáculo de palhaços da Dupla Buiú & Teta
Com os artistas Karine Lopes e Wilson Saraiva
Datas, Horários e Locais
Dia 19 de novembro - quinta-feira - às 13h, na Praça do Patriarca - Centro (SP)
Dia 21 de novembro - sábado - às 16h, na Praça Brasil - Av. Nagib Farah Maluf, s/n - José Bonifácio - Zona Leste
Dia 22 de novembro - domingo - às 16h, na Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme
Dia 26 de novembro - quinta-feira - às 13 horas, na Praça da República - República
Respeite os protocolos de segurança pública - use máscara, higienize as mãos frequentemente e mantenha o distanciamento de 2 metros de outras pessoas
Em caso de chuva, não haverá espetáculo
Evento Gratuito
0 Comentários