![]() |
O cineasta chileno Alejandro Jodorowsky |
O cineasta chileno Alejandro Jodorowsky é considerado o patrono do Festival Cinema & Transcendência, uma verdadeira inspiração. Já foram exibidos vários de seus filmes nas edições anteriores do Festival. Mas, pela primeira vez, ele participará de uma conversa com os curadores André Luiz Oliveira e Carina Bini.
Além disso, o evento ganhou mais um dia - o encerramento será no sábado, dia 28 de novembro - e contará também com uma exibição extra de 'Psicomagia - a arte da cura', que abriu o Festival, no dia 07 de novembro.
A reprise do filme foi o principal pedido do público que acompanhou a programação, nestas três semanas, no site (clique aqui), nas redes socais do Festival e dos CCBBs Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
![]() |
Frame do filme 'Psicomagia - a arte da cura', de Alejandro Jodorowsky |
'Psicomagia - a arte da cura' é o mais recente longa-metragem de Alejandro Jodorowsky, para quem o cinema é capaz de “transformar almas e mentes”. Conhecido como Don Alejandro “El Brujo”, Jodorowsky tem uma legião de seguidores pelo mundo que acompanha o seu trabalho terapêutico ‘psicomagia’, desenvolvido há décadas, paralelo ao cinema e a outras atividades artísticas. No filme, o cineasta, escritor, poeta, tarólogo e psicólogo selvagem, revela os princípios da sua técnica criativa e única que, através da arte, promove curas físicas, mentais e espirituais.
Na sexta-feira, 27, haverá a segunda exibição de 'O Outro Lado da Memória', de André Luiz Oliveira, seguida de debate com o cineasta e o produtor do filme Caetano Curi. O longa foi premiado na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e conta a saga do diretor para filmar o livro 'Viva o Povo Brasileiro'. O projeto não chega a ser concretizado após uma década de trabalho intensivo, porém, muita coisa foi produzida e, no “outro lado da memória”, é o próprio diretor quem narra e conduz o documentário em busca de respostas.
Para assistir aos filmes e aos debates, basta acessar gratuitamente o site aqui, clicar na cadeira vermelha da “sala de cinema”, colocar nome, e-mail e aproveitar toda a programação do festival. A live com Jodorowsky terá tradução consecutiva para o português.
A sétima edição do Festival oferece uma sessão por dia, às 21h, com apresentação ao vivo feita por Carina Bini, produtora e cocuradora (os filmes só estão disponíveis no horário da sessão). Já foram realizadas lives com o neurocientista Sidarta Ribeiro e a Monja Coen, uma meditação sonora, debates e homenagens ao Dia da Consciência Negra. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil e integra as ações online do movimento #CCBBemCasa.
Com perfil ímpar no Brasil, o Festival Internacional Cinema & Transcendência exibe filmes que exploram a experiência da transformação pessoal a partir das suas narrativas. São obras que investigam a subjetividade e oferecem novas camadas de reflexão sobre temas relevantes da contemporaneidade.
Os títulos selecionados para o festival transcendem padrões e promovem uma relação transformadora entre o cinema e a realidade de cada pessoa, abordando temas como a espiritualidade, práticas de autoconhecimento, meditação, biografias de estudiosos, sábios ou gurus, ancestralidade, expansores alucinógenos, terapias, xamanismo e outras questões que perpassam o caminho de busca pela consciência.
O #CCBBemCasa foi criado em março, após a suspensão das atividades presenciais nos CCBBs, como medida de segurança contra o novo coronavírus. Atualmente, as quatro unidades do CCBB - Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo - estão abertas e retornando, aos poucos, suas atividades. Mesmo assim, por meio das redes sociais e do site aqui, os Centros continuam a disponibilizar conteúdos exclusivos da programação a um público amplo e diverso. Confira abaixo os últimos dias do Festival:
Data - 25 de novembro - quarta-feira
Horário - 21h
Quem se importa - com apresentação da diretora Mara Mourão
Brasil | 2011 | Documentário |98 min.
Sinopse
Você se importa com o destino da humanidade e do planeta? Um número cada vez mais expressivo de pessoas não só tem respondido sim a essa pergunta como tem colocado a mão na massa em prol dos interesses coletivos. Essa revolução, baseada na conversão de ideais em ações concretas, foi documentada pela cineasta carioca, radicada em São Paulo, Mara Mourão. O longa-metragem ‘’Quem Se Importa’’ foi filmado em sete países: Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha. Nessas localidades, Mara registrou o trabalho de 18 empreendedores sociais, figuras que despontaram nas últimas décadas, motivadas pelo desejo de contribuir para a evolução das relações humanas, econômicas e ambientais.
Assista ao trailer:
Data - 26 de novembro - quinta-feira
Horário - 21h
O Navio de Teseu - com apresentação do diretor Anand Gandhi
Índia | 2013 | Ficção | 139 minutos
Título Original - Ship of Theseus
Sinopse
Se as partes de um navio são substituídas, pedaço por pedaço, esse é ainda o mesmo navio? Uma fotógrafa diferente lida com a perda de sua visão após um procedimento clínico; um monge erudito enfrenta um dilema ético frente à sua ideologia de vida, tem de escolher entre seus princípios e a morte; e um jovem corretor da bolsa de valores, seguindo o rastro de um rim roubado, aprende como a moralidade pode ser complexa. Seguindo estes elementos isolados de suas viagens filosóficas, e sua eventual convergência, o Navio de Teseu explora questões de identidade, justiça, beleza, entendimento e morte.
Assista ao trailer:
Data - 27 de novembro - sexta-feira
Horário - 21h
O Outro Lado da Memória - com apresentação do diretor André Luiz Oliveira
Brasil | 2018 | Ficção |110 min.
Sinopse
Documentário sobre a tentativa de realização do filme 'Viva o Povo Brasileiro', adaptação do romance homônimo do escritor João Ubaldo Ribeiro. O filme revela o trabalho realizado pelos produtores, pelo diretor e roteirista André Luiz Oliveira e equipe, ao longo de quase uma década (1996 a 2005) de preparação deste épico brasileiro até a sua dramática interrupção duas semanas antes do início das filmagens. É o próprio diretor quem conduz o documentário ao mergulhar no passado em busca de possíveis causas que impediram a realização do seu filme. Nesse percurso investigativo poético/emocional, descobre que as raízes do seu envolvimento com o projeto original são muito mais profundas do que supunha.
Data - 28 de novembro - sábado
Live com o cineasta Alejandro Jodorowsky
Horário - 17h
Exibição do longa Psicomagia - a arte da cura
Horário - 18h
Direção - Alejandro Jodorowsky
França | 2019 | Documentário | 100 min. | 18 anos
Sinopse
Psicomagia é o nome que o escritor chileno dá a uma técnica por ele criada e exercida de suposta cura física, mental e espiritual. A técnica é uma mistura de arte, psicoterapia moderna, filosofia oriental (em particular o zen budismo), misticismo, culturas xamânicas em geral, reencarnação, gnosticismo e Nova Era com uma influência especial de autores como Gurdjieff e Carlos Castaneda. Segundo Jodorowsky, a psicomagia não pretende ser uma ciência e sim uma forma de arte que possui virtudes terapêuticas. Vale lembrar que o conceito de arte de Jodorowsky é bastante particular. Para ele a finalidade da arte é curar.
Assista ao trailer:
Assista ao trailer:
Serviço
7º Festival Internacional Cinema & Transcendência
Período - até 28 de novembro - sábado
Acesso gratuito aqui
Patrocínio - Banco do Brasil
Realização - Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria - André Luiz Oliveira e Carina Bini
Produção - Atma Filmes
Leia também:
7º Festival Internacional Cinema & Transcendência chega em formato digital
0 Comentários