'(Quase) Borboleta' lança luz sobre o sofrimento de jovens que têm sua sexualidade condenada por dogmas religiosos. O livro acompanha a trajetória de Albert, um adolescente do subúrbio, violinista do Reino das Testemunhas de Jeová que, aos 18 anos, em um lance do destino, descobre o amor em Jared, famoso fotógrafo e artista plástico, filho de duas grandes estrelas do cinema.
Caldeira não é um estreante no gênero dos romances de entretenimento com protagonismo da temática homoafetiva. Seu primeiro livro de ficção, 'Águas Turvas', tornou-se best seller, aclamado pela crítica e pelos leitores, fazendo dele uma referência literária.
Como nos melhores romances do gênero, o casal enfrentará a fúria dos preconceitos familiares, perseguições da imprensa, o poder do Estado e os dogmas religiosos, principal inspiração do autor. Lastreada por acontecimentos e fatalidades inarredáveis, a obra é repleta de temas contemporâneos, como o impacto das fake news no cotidiano da sociedade e a delicada beleza de CheTilly, personagem transgênero em papel decisivo na trama.
“Fiquei comovido com as histórias reais de adolescentes que são expulsos de casa e abandonados pelos próprios pais após se dissociarem da religião adotada pela família. Justamente numa das fases mais difíceis da vida, quando as dúvidas são superlativas”, revela Caldeira, fazendo questão de pontuar: “Diante do abandono e das humilhações públicas, muitos desses jovens acabam cometendo o suicídio. É inimaginável que, em pleno século XXI, alguém seja punido por sua identidade de gênero, por ser quem nasceu para ser”.
A inspiração para abordar tema tão polêmico veio ao autor por meio de uma matéria veiculada pela BBC com relatos comoventes de jovens membros do Reino das Testemunhas de Jeová que foram expulsos e condenados ao isolamento por suas famílias ao serem considerados pecadores. “Precisamos falar sobre esses verdadeiros crimes que são cometidos em nome de dogmas religiosos”, assevera o escritor.
Realidade e ficção se misturam de forma homogênea no novo romance de Helder Caldeira, encantando até as linhas finais. “Meu desejo é entregar aos leitores a possibilidade de sonhar”, conclui o autor.
Sobre o autor
![]() |
Foto - Divulgação |
Helder Caldeira nasceu em Paraíba do Sul-RJ, em outubro de 1978. É escritor e jornalista político, estuda Direito e Investigação Forense e Perícia Criminal. É autor do aclamado romance “Águas Turvas”, também publicado pela Quatro Cantos. Atualmente mora em Cuiabá-MT com o marido Tiago, as duas gatas, Sorte e Maracutaia, e com seu cão Google, fiel companheiro de jornadas.
Sinopse
Jared mora em Vancouver, Canadá, é fotógrafo e artista plástico e, aos trinta anos, já teve várias experiências amorosas. A última delas, com o professor Julian, não deixou boas lembranças. Faz intervenções artísticas sobre as imagens que fotografa e tem notoriedade por suas exposições, mas é especialmente perseguido pelos paparazzi por ser filho de Emma Cartier e Don Kusch, grandes astros do cinema. Sua sexualidade e a notoriedade de seus pais o fazem alvo constante de tabloides.
Já Albert é um adolescente do subúrbio, membro da igreja do Reino das Testemunhas de Jeová, onde toca violino. Vive com a mãe opressora e manipuladora e sofre as inseguranças e dramas inerentes aos seus quase dezenove anos, e sonha com sua primeira experiência amorosa. O destino irá permear o caminho das personagens com muitas adversidades: dogmas religiosos, preconceitos, perseguições da imprensa e fake news, o poder do Estado e fatalidades inarredáveis.
Ficha técnica
(Quase) Borboleta
Autor - Helder Caldeira
Editora - Quatro Cantos
Páginas - 320
Preço - R$ 56,00
Para mais informações e comprar clique aqui
0 Comentários