Confira os destaques dos Museus-Casas Literários para setembro

Capa do livro Macunaíma em quadrinhos. Acervo Casa Mário de Andrade

Mário de Andrade e o movimento africanista, artes plásticas e acessibilidade da comunidade surda, as atividades do Núcleo de ação educativa ocorrem pelas redes sociais dos espaços e não precisam de inscrição

Com o objetivo de ampliar a aprendizagem e fruição do público por meio de visitas, diálogos e oficinas, em setembro o Núcleo de ação educativa dos museus Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade abordam os seguintes temas: arquitetura e tecnologia nos museus, Mário de Andrade em movimentos identitário e político, artes plásticas e acessibilidade. Todas as atividades têm início às 16h30. As instituições formam a Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, com programação gratuita e virtual.

Confira abaixo a programação:

Espaço museológico

No dia 02 de setembro, quarta-feira, a live Ornamentos arquitetônicos da Casa das Rosas ocorre pelo Instagram (clique aqui) do museu. Durante a conversa, Alexandra Rocha, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Rede de Museus-Casa Literários de São Paulo, formada em Artes Plásticas (USP) e há 25 anos atuante na arte-educação, resgata alguns elementos ornamentais do edifício da Casa a partir de uma breve contextualização histórica e simbólica.

Caso a ideia seja conhecer a Casa das Rosas para além do espaço expositivo que se destaca na Avenida Paulista, o público descobre como é o dia a dia dos bastidores que organizam outras diversas ações culturais, artísticas e formativas pelo bate-papo O museu por dentro. Maria José Coelho, especialista em Língua e Literatura Brasileira (PUC-SP) e assistente do Centro de Apoio ao Escritor (CAE) da Casa das Rosas, comanda esse encontro virtual na semana seguinte, dia 09 de setembro, pelo Facebook (aqui) e pelo canal do YouTube (aqui).

Artigo 'Mário de Andrade, Africanista', de Ligia Ferreira, no livro ' Aspectos do Folclore Brasileiro', de Mário de Andrade. Foto - Divulgação

A Casa Guilherme de Almeida convida Lucas Lara, diretor de museologia do Museu da Pessoa e mestre em História Social (USP), para tratar das novas perspectivas de atuação museológica na 14ª Primavera de Museus - Mundo Digital: Museus em Transformação, em 25 de setembro, sexta-feira, via YouTube (aqui) e Facebook (aqui). Os pontos de partida do bate-papo são as ações e conceitos do Museu da Pessoa aplicados por meio da internet e das diversas relações com o público, já que o local vem atuando de modo virtual e colaborativo para destacar o protagonismo de memórias e histórias de vida de toda pessoa e torná-las patrimônio da humanidade.

A 14ª Primavera dos Museus é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que reúne instituições museológicas do país, por uma semana, voltada a diversos públicos. Nessa edição, o tema “Mundo Digital: museus em transformação” permite mostrar formas inspiradoras desenvolvidas por esses espaços no meio digital, ainda mais no período atual de pandemia da Covid-19.

Atuação de Mário de Andrade em movimentos

Além de escritor, um dos protagonistas da Semana de Arte Moderna de 1922, músico, pioneiro na gestão cultural e pesquisador das raízes culturais e tradições populares do Brasil, Mário de Andrade integrou movimentos sociais e políticos.

No dia 03 de setembro, quinta-feira, a live Mário de Andrade contra o autoritarismo da Era Vargas, com Arthur Major, educador na Casa Mário de Andrade, formado em História (FFLCH-USP) e professor de cursinhos populares, mostra como foi o envolvimento do escritor no debate político durante as décadas de 1930 e 1940, o posicionamento diante do governo de Getúlio Vargas e do autoritarismo que marcou o mundo durante essa época. A conversa segue pela página do Facebook do museu (clique aqui).

Mulher de Véu, Di Cavalcanti, 1930 - 1954. Acervo da Casa Guilherme de Almeida

Inspirado no ensaio “Mário de Andrade africanista”, o Núcleo de Ação Educativa do museu convida a professora Ligia Ferreira para o encontro on-line Diáspora em Rede: Mário de Andrade e o movimento africanista no dia 17 de setembro, quinta-feira, pelo canal do YouTube (aqui) e pelo Facebook (aqui). A conversa aborda a rede mundial de africanistas negros e brancos na primeira metade do século XX e a inserção de Mário no diálogo da diáspora africana por meio de trabalhos como “Nova Canção de Dixie” (1944), poema onde retrata fatos como o racismo norte-americano da mesma década.

Ligia Ferreira é docente em Letras na UNIFESP, com doutorado sobre a vida e obra de Luiz Gama pela Universidade Paris 3 - Sorbonne, pós-doutorado em epistolografia franco-brasileira pelo IEB-USP e autora de livros como o Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011, 2018, 2019).

O educador Arthur retorna no dia 24 de setembro, quinta-feira, com a live Mário em Quadrinhos: adaptações de Macunaíma e Amar, verbo intransitivo, via Facebook (aqui) e YouTube (aqui). A abordagem fica em torno dos processos das adaptações para HQs de duas obras de Mário de Andrade, no caso Macunaíma em quadrinhos, de Angelo Abu e Dan X (Peirópolis, 2016), e Amar, verbo intransitivo, de Eloar Guazzelli e Ivan Jaf (Ática, 2019).

Artes plásticas

A palestra Artistas do Acervo da Casa Guilherme de Almeida, nos dias 04 e 18 de setembro, sextas-feiras, traz obras de Anita Malfatti (1889-1964) e Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976) presentes no museu. As apresentações ocorrem pelo Facebook (aqui) e pelo Youtube (aqui). Em 04 de setembro Rafael Veloso, educador na Casa, licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Linguística pela FFLCH-USP, apresenta a produção de Malfatti, desvendando mitos que giram em torno de sua biografia e trajetória artística.

Camponesa de saia vermelha, de Anita Malfatti, década 1930. Acervo da Casa Guilherme de Almeida

Dia 18 de setembro é a vez de Alexandra Rocha mostrar como Di Cavalcanti dedicou-se a obras com profunda crítica social e sempre em linguagens artísticas que lhe eram contemporâneas. Parte desses trabalhos podem ser vistos na exposição de longa duração da Casa Guilherme de Almeida, também disponível pelo Google Art Project (clique aqui). A casa, onde viveram o escritor Guilherme e sua esposa Baby de Almeida, possui uma significativa coleção de obras de artistas do modernismo brasileiro.

Acessibilidade

Marcando a conscientização da sociedade sobre iniciativas que promovam inclusão, acesso à cultura e formação para a comunidade surda, a Casa Guilherme de Almeida realiza Setembro Azul - O museu em Libras nos dias 07, 14, 21 e 28, segundas-feiras, às 16h30. Pelo Facebbok (aqui) e YouTube (aqui), Rafael Veloso - que cursa, atualmente, especialização em Libras na Universidade Braz Cubas - propõe uma reflexão voltada ao respeito pela cultura e pela identidade surdas ao apresentar uma série de vídeos em Libras voltada às características e ações do museu para esse público.

Pela Casa das Rosas, a palestra Visual Vernacular e poesia em Libras faz parte não só da agenda da 14a Primavera de Museus do Ibram, como também integra o Setembro Azul, mês de reflexões sobre a cultura e a identidade surdas. Fábio de Sá, poeta surdo, ator, narrador e professor de Libras na PUC-SP e CES Rio, explica a construção poética em Libras a partir da própria pesquisa sobre o conceito visual vernacular, também apresentada em outros países - Chile, Colômbia e França. O encontro ocorre no Facebook (aqui) e no Youtube (aqui), dia 23 de setembro, quarta-feira.

Foto - Divulgação

A Casa das Rosas e a Casa Guilherme de Almeida ainda oferecem videoguias em Libras pelos museus por meios digitais. Acesse aqui e aqui, respectivamente. Confira a programação virtual completa da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo clicando aqui.

Serviço

Espaço museológico

Casa das Rosas
Live - Ornamentos arquitetônicos da Casa das Rosas
Com Alexandra Rocha
Data - 02 de setembro - quarta-feira
Horário - 16h30
Plataforma - Instagram aqui
Sem necessidade de inscrição

Bate-papo | O museu por dentro
Com Maria José Coelho
Data - 09 de setembro - quarta-feira
Horário - 16h30
Plataforma - Facebook aqui e YouTube aqui
Sem necessidade de inscrição

Casa Guilherme de Almeida
Bate-papo - 14ª Primavera de Museus - Mundo Digital: Museus em Transformação
Com Lucas Lara
Data - 25 de setembro - sexta-feira
Horário - 16h30
Plataforma - YouTube aqui e Facebook aqui

Mário de Andrade em movimentos

Casa Mário de Andrade
Live  - Mário de Andrade contra o autoritarismo da Era Vargas
Com Arthur Major
Data - 03 de setembro - quinta-feira
Horário - 16h30
Plataforma - Facebook aqui

Encontro - Diáspora em Rede: Mário de Andrade e o movimento africanista
Com Arthur Major e Lígia Ferreira
Data -17 de setembro - quinta-feira
Horário - 16h30
Plataforma - YouTube aqui e Facebook aqui

Live - Mário em Quadrinhos: adaptações de Macunaíma e Amar, verbo intransitivo
Com Arthur Major
Data - 24 de setembro - quinta-feira
Horário - 16h30
Plataforma - YouTube aqui e Facebook aqui

Artes plásticas

Casa Guilherme de Almeida
Palestra | Artistas do Acervo: Anita Malfatti e Emiliano Di Cavalcanti
Com Rafael Veloso e Alexandra Rocha
Data - 04 e 18 de setembro - sextas-feiras
Horário - 16h30, respectivamente
Plataforma - YouTube aqui e Facebook aqui

Acessibilidade

Casa Guilherme de Almeida
Visita guiada | Setembro Azul - O museu em Libras
Com Rafael Veloso
Data - 07, 14, 21 e 28 de setembro - segundas-feiras
Horário - 16h30
Plataforma - YouTube aqui e Facebook aqui

Casa das Rosas
Palestra - Visual Vernacular e poesia em Libras
Com Fábio de Sá
Data - 23 de setembro - quarta-feira
Horário - 16h30
Plataforma - Facebook aqui e YouTube aqui

Postar um comentário

0 Comentários