![]() |
Revelando Hilda Hilst: bate papo online, com o artista visual e jornalista Jurandy Valença. Foto - Fernando Lemos |
Atividades são transmitidas pelas redes sociais do programa
As Fábricas de Cultura da zona norte de São Paulo, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, realizam novas apresentações artísticas e formações culturais de forma on-line no mês de junho, e toda a programação se mantém gratuita.
No sábado, dia 06 de junho, às 16h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha convida o mestre Valdeck de Garanhuns, multiartista com mais de 35 anos de carreira, e o Teatro de Mamulengo. Considerado mestre desse estilo teatral movido por fantoches típicos do nordeste brasileiro, Valdeck buscará entreter o público do outro lado da tela. Além desse segmento cênico, ele atua como poeta cordelista, artista plástico, arte-educador, ator, compositor e contador de histórias.
![]() |
Capa do álbum Tropicália | Panis Et Circensis |
A biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia realiza a atividade Tropicália: nacionalismo e globalização na música brasileira no dia 10 de junho, quarta-feira, às 11h. Em formato de podcast e transmitido pelo canal do programa disponível no SoundCloud, a conversa será sobre o movimento cultural conhecido como Tropicália ou Tropicalismo que aconteceu no final da década de 1960 no Brasil. Mesmo influenciando as artes como o cinema, o teatro e a literatura, os reflexos na música serão o foco dessa vez. Músicas de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e da banda Os Mutantes estarão entre os trabalhos analisados.
Quem acompanha o Instagram do programa Fábricas de Cultura, poderá participar da exibição Revelando Hilda Hilst no dia 13 de junho, sábado, às 19h, por meio da Fábrica de Cultura Brasilândia. Durante a conversa on-line, o artista visual e jornalista Jurandy Valença, que foi amigo e morou com a escritora na década de 1990, apresentará fotos, áudios e desenhos da escritora em comemoração aos 90 anos de nascimento da autora (21 de abril de 1930). Recentemente Valença realizou a curadoria de uma mostra com mesmo nome no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e foi diretor do Instituto que leva o nome da escritora.
![]() |
O multiartista Valdeck de Garanhuns, junto ao Teatro de Mamulengo. Foto - Regina Drozina |
O Pocket Show com Manno G, realizado por meio da Fábrica de Cultura Jaçanã, ocorrerá no dia 13 de junho, sábado, às 20h. Germinio Andrade, mais conhecido como Manno G, trabalha com música desde 2001. Em suas letras, o músico traz as conquistas e trajetórias do povo nordestino em São Paulo e em outras capitais. O ateliê Canto, Sarau e Poesia da Fábrica de Cultura Jaçanã está programado para o dia 30 de junho, terça-feira, às 14h, e será demonstrado pelo canal do YouTube do Programa Fábricas de Cultura. O objetivo é demonstrar as principais caixas de ressonância do cantor, ou seja, a capacidade de alcance da voz e formas de exercitá-la, alinhando com as tensões e sons de instrumentos como ukulele e violão.
Pocket Show com Manno. Foto - Vras77 |
Não são necessárias inscrições para nenhuma das atividades,e é possível acompanhar a programação pelo site aqui e pelas redes sociais do programa Fábricas de Cultura aqui.
Serviço
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Teatro de Mamulengo
Com mestre Valdeck de Garanhuns
Data - 06 de junho - sábado
Horário - 16h
Classificação - livre
Via fanpage - clique aqui
Fábrica de Cultura Brasilândia
Tropicália: nacionalismo e globalização na música brasileira
Com a equipe da biblioteca
Data - 10 de junho - quarta-feira
Horário - 11h
Classificação - 12 anos
Via SoundCloud - aqui
Revelando Hilda Hilst
Com Jurandy Valença
Data - 13 de junho - sábado
Horário - 19h
Classificação - livre
Via Instagram - clique aqui
Fábrica de Cultura Jaçanã
Pocket Show
Com Manno G
Data - 13 de junho - sábado
Horário - 20h
Classificação - livre
Via fanpage - aqui
Ateliê - Canto, Sarau e Poesia
Data - 30 de junho - terça-feira
Horário - 14h
Classificação - 14 anos
Via canal do YouTube do Programa Fábricas de Cultura aqui
0 Comentários